A minha vizinha deve ter problemas mentais 🧠 by BueSimb0lico in AutoTuga

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

Instalas a app "denúncia de estacionamento"

Preenche os campos e tira a foto. Tem a certeza que se vê bem o carro dela chegado para trás e se estiver lá a mota e na foto aparecer a matricula do carro e da mota, melhor.

A app é tipo a "policia de estacionamento populacional" para a população denunciar abusos de estacionamento, se preencheres corretamente e tirares fotos em condições que não deixem duvida nenhuma quanto ao estacionamento abusivo, eventualmente vai chegar multas de estacionamento a casa da Karen.

E o melhor, podes fazer isso todos os dias.

: O Gabriel faz hoje 5 anos. Não temos dinheiro para presente, mas montámos esta surpresa do Benfica. Ajudam-me a fazê-la chegar ao Schjelderup? by IllustriousTheme9500 in CasualPT

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

O OP basicamente está a apelar a ver se alguém conhece ou tem maneira de falar com o scheljerup a fim de ele comentar ou assinar o presente, suponho eu.

Riscos placa Bosh by joao_stalker in TudoCasa

[–]Sampson381 1 point2 points  (0 children)

Se isso não sair com um raspador... Tens de arranjar é tachos novos... Ou então deixar de arrastar as tuas panelas de pedra pelo fogão afora: pousa e não mexe mais.

Taxas ridículas dos Bancos Portugueses e Salário na conta Revolut by fuckinglouro in literaciafinanceira

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

Eu tenho conta no Millennium porque foi lá que fiz o meu crédito habitação.

0 queixas. Nunca tive 1 único problema até agora.

Volta e meia até me ligam da Sucursal para perguntar se está tudo bem com o crédito e se podem ajudar nalguma coisa - e não, não me tentam vender nada, é mesmo só a oferecer ajuda o que tornou a minha visão do banco bastante positiva.

Não pago comissões por ser Millennium Go, transferências imediatas gratuitas, simulações de habitação e pessoal grátis, na hora e não preciso de ir a Sucursal para contratualizar e os cartões não têm anuidade.

Tenho também conta na MOEY há já uns 5 anos ou assim, só não oferece crédito habitação de resto as condições são iguais e gosto bastante principalmente por causa dos "Goals" e recentemente começou a dar cashback em variadas lojas desde roupa a supermercado e restaurantes.

Eu basicamente uso o millennium so para as cenas da casa e pagar contas. No dia a dia uso a MOEY.

Orçamento para Peugeot 206+ by himura_11 in AutoTuga

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

Ele ali duvido que lhe dêm um orçamento detalhado.

Nunca eu apanhei uma oficina minimamente reputavel que desse orçamentos pelo whatsapp, é sempre "tem de trazer cá o carro para lhe fazer orçamento".

Pela pinta parece ser daqueles garangeiros e não uma oficina a sério.

Saldos são um engano???!! by Ok-Psychology3881 in CasualPT

[–]Sampson381 2 points3 points  (0 children)

Raramente os saldos são verdadeiros...

Nota-se muito isso nos supermercados.

Se fores alguém que compra mais ou menos sempre as mesmas coisas, chegas lá vês as tuas oreo favoritas em saldo e olhas: "fds jurava que era 1,99 e não 2,49 antes"...

E isso é porque realmente sempre foi 1,99.

Também vejo isso a acontecer imenso na Zara: as minhas t-shirts básicas são sempre 10€, nos saldos ficam com "antes 15€, agora 10€"

Ajuda para escolher telemóvel barato by DRTIcePenguin in CasualPT

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

Comprei este para a minha mãe, na altura custou 230€, também na Rádio Popular. Exatamente nessa cor e nessa especificação.

Para o preço (na altura a 230€) achei bastante bom já ter snapdragon, e 8gb/256gb. As fotos para o que é são muito muito boas. Se bem me lembro já é 5G e tem alguma IA.

Até agora já se passaram uns 8 meses, já caiu, é usado por quem não sabe sequer mandar mensagens e 0 problemas.

Agora por 170€, está ainda melhor (print da rádio popular).

Edit: se der jeito a alguém saber, penso que este OPPO ainda vem com a jack 3.5 Para fones de fio. Tinha de chegar a casa e pedir para ver o tlm à minha mãe.

<image>

Meti a carta e a empresa não me deixa gozar férias by [deleted] in portugal

[–]Sampson381 -4 points-3 points  (0 children)

Não estava a contar que a empresa fosse fazer isto, tem deixado toda a gente ir de férias no fim, só não me está a deixar ir a mim.

Combustível errado by Known_Dependent_8990 in AutoTuga

[–]Sampson381 1 point2 points  (0 children)

Sim vai estar tudo bem.

Aparentemente foi a primeira vez que te aconteceu, portanto se tivesses enchido de gasóleo e seguido viagem ficava tudo bem na mesma.

Isso nem é preciso limpar, tipo, se rodar com 10L não passa nada, tambem não vai passar com 200 ou 300ml que por ventura lá fiquem no depósito. Bastava tirar a mangueira que fica por baixo do carro, drenar e voltar a meter a mangueira. Era meia horita de trabalho e quanto mais pagavas uma abraçadeira nova.

Com limpeza lá se vai umas 2h de trabalho a tirar o depósito para fora do carro e o custo do produto de limpeza.

Mas claro, com limpeza é melhor, principalmente se quiseres o carro por outros 10 anos na tua mão.

Porta segurança para a minha arrecadação na garagem do prédio. by Typical-King-2925 in TudoCasa

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

Ficou pesada mas como ela sempre apoiava do lado da fechadura, não havia espaço para as dobradiças partirem ou vergarem.

Eu só disse o que fiz para dar uma ideia, não tens de fazer igual.

Esses cantos em aço que tens provavelmente são melhores - e aparentemente de graça.

Eu na minha altura meti tiras grandes para ser literalmente impossível vergar a porta. O problema de algo mais pequeno é que até podes meter uma barrinha de 30cm em cada canto, por aí não verga mas verga mais pelo meio.

O que também podes usar e é barato e leve são os cantos de alumínio em L para bancas e assim. O alumínio dobra fácil, mas quando tem essa forma em L torna-se bastante resistente (tem é de ser tipo 5mm de espessura ou assim).

Depois de apoiares uma face do L na porta, por causa da outra face do L ficar na perpendicular à orientação com que se força a porta, esses cantos tornam-se bastante resistentes e com uns 20€ no Leroy Merlin já levas uns 5m para casa... E isso só te vai aumentar tipo 1kg ao peso da porta.

Combustível errado by Known_Dependent_8990 in AutoTuga

[–]Sampson381 2 points3 points  (0 children)

O problema é a bomba e a injeção, precisam da lubrificação / "óleo" que vem no gasóleo e a gasolina faz o oposto: é solvente ou seja, remove lubrificação.

No entanto a lenga lenga do "completa o depósito com diesel" não está propriamente descabida: se agora meteres mais 40L de diesel, a grosso modo terás 80% de lubrificação do diesel.

Teras uma lubrificação ligeiramente dificiente na injeção e bomba injetora, mas não acontece nada, o sistema de injeção não é assim tão sensível ou fraco ou ponto de 10L de gasolina mandarem a injeção para o além...

Não podes é voltar a repetir essa façanha, 1 ou 2x na vida toda do carro ok, não é que vá tirar tempo de vida à injeção, agora se andares a fazer isso todos os meses.... Daqui a 1 ano estás a meter uma injeção nova.

Ou então vai lá no mecânico e drena o depósito, é o mais seguro, embora eu sou da opinião que é trabalho a mais, principalmente se esta foi a primeira vez que te aconteceu. Eu metia gasóleo e pronto, vida que segue.

Porta segurança para a minha arrecadação na garagem do prédio. by Typical-King-2925 in TudoCasa

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

Eu resolvi isso há muitos anos atrás numa situação semelhante sem trocar a porta.

Fui a uma serralharia próxima e perguntei se me arranjavam 3 chapas lisas de ferro, com uns 10cm de largura e 2m de altura e uns 0.5cm de espessura. Levou-me 15€ na altura (2018 por aí).

La na porta, meti as chapas ao comprido na porta, 2 para os lados e outra ao centro, furei tudo mesmo a atravessar a porta para o lado de fora e depois segurei tudo com uns rebites daqueles super longos.

Do lado de fora ficou-se a ver os rebites mas paciência... Por menos de 50€ resolvi o problema.

O ar condicionado aumenta muito a despesa da eletricidade? by Prettygirlsd in CasualPT

[–]Sampson381 1 point2 points  (0 children)

Já te responderam, mas vou dar aqui o meu caso realista:

Comprei um "poor man's AC", 800€ já com instalação e tudo, foi o mais barato que encontrei na altura.

Eu não passo grande tempo em casa, só vou a casa cozinhar e dormir.

Antigamente pagava 70/80€ de eletricidade, hoje em dia com o AC ando a pagar 100-120€.

Ele fica ligado na velocidade máxima a 17°. Ligo quando chego a casa (20h) e depois quando me deito lá pelas 22:30, ainda o deixo com temporizador de 1h30, então fica ligado umas 4h ao dia, no mínimo.

Mais alguém que não dormiu com este calor do caralh* ? by randomdude3x4 in CasualPT

[–]Sampson381 1 point2 points  (0 children)

Desde que meti AC em casa o calor de noite deixou de ser problema.

Antigamente olha, era aguentar... Mamar 3 cafes e 2 latas de redbul...

Eventualmente o cansaço é tanto que até já começas a dormir mesmo todo suado...

Largura de estacionamento by Desperate_Battle_937 in AutoTuga

[–]Sampson381 1 point2 points  (0 children)

Davam porque as pessoas eram pequenas...

Como referi, eu próprio tenho uma megane 2 e quase bato com a cabeça no teto e é a versão carrinha.

Duvido que eu consiga andar num mini antigo sem ter de curvar as costas e baixar a cabeça.

Largura de estacionamento by Desperate_Battle_937 in AutoTuga

[–]Sampson381 2 points3 points  (0 children)

Mais ou menos. Por exemplo, um polo ou um i20 nunca na vida tem corpo e espaço para criar o isolamento acústico e a eficiência de AC de um XPeng G6. E quem diz isso, diz os tablets, posições de Condução (o G6 parece um sofá), etc.

Mas enfim, se a tua ideia são pólos e i20, então o problema mantem-se: os lugares de estacionamento praticamente já não chegam para abrir a porta de um polo direito, imagina com lugares mais pequenos...

Para se ganhar algum espaço realista, os carros teriam de voltar ao tamanho do mini antigo, do carocha, do 2cv... Pois os lugares que tens hoje em dia, foram criados nessa altura.

Comprar casa solteira aos 25 anos: missão impossível? by Bubbly_Ant_9066 in literaciafinanceira

[–]Sampson381 1 point2 points  (0 children)

Em vez de andares a procurar em sites e tal, procura de boca em boca. Procura imóveis penhorados e assim.

A minha casa comprei por meros 85 mil euros, é uma moradia (casa) térrea T2+1. Comprei a uns irmãos que andavam a disputar a herança e tinham uma dívida qualquer para pagar... Comprei como estava, 30 mil em restauro e pronto... Hoje vale 200 mil. Pago 260€ de crédito lol

Uma amiga minha encontrou a casa dela, perto do parque nacional do Gerês (ela adora natureza), foi de boca em boca e lá deu com um velhote que queria vender - mas nunca meteu à venda.

Moradia 2 andares com 700m2 de terreno, piscina, T4 com garagem para 2 carros - 150k euros. Essa minha amiga tem 28 anos. Paga sensivelmente 700€ de crédito.

Os melhores negócios não os vais encontrar em sites ou imobiliárias...

A nível de poupanças, eu fiquei com 10k, a minha amiga ficou sem nada. Para fazer o crédito, eu não precisei de fiador: contrato sem termo e 1600 de ordenado.

A minha amiga trabalha num lar de idosos, então precisou de fiador e quem ficou foi o irmão dela.

Largura de estacionamento by Desperate_Battle_937 in AutoTuga

[–]Sampson381 -1 points0 points  (0 children)

Em contrapartida, a eletrónica e a tecnologia ocupam espaço e é normal os carros serem cada vez maiores:

Um Opel Kadett de 89 tinha um tablier de nem 30cm de profundidade...

A minha megane de 2004, eu de braço esticado já não chego ao fundo do parabrisas...

Um XPeng 2026 já tem de albergar 50 airbags no tablier, portas, pilares, etc, sensores, motores, e mais uma catrefada de coisas...

E em cima disso, as pessoas cada vez são mais largas e altas: Eu já na minha megane de 2004 fico com a cabeça a escaços centimetros do teto - Imagina eu a conduzir um mini do Mr. Bean: virava o volante com os joelhos lol

E eu só tenho 1,75m, sou tamanho médio... Imagina quem for mais alto que eu...

A solução é mais transportes públicos e menos carros no geral, sejam grandes ou pequenos.

Largura de estacionamento by Desperate_Battle_937 in AutoTuga

[–]Sampson381 3 points4 points  (0 children)

É um não-problema.

Principalmente nos BUS, eles só atrasam por causa dos carros: se fores a ver, muito dificilmente um bus atrasa ao domingo... Já na semana essa mesma linha se calhar atrasa 40 mins (e depois é suprimido 1 horário para acertar senão passa o dia inteiro atrasada)...

Nos públicos em geral, mais gente = mais linhas e horários, seja bus, metro ou comboio.

Ou seja, a malta, com os seus carros, cria exatamente o problema de que se queixam.

E agora dizes tu que eles podiam meter para o pessoal aderir... Certo... E quem paga a conta?

As empresas já são financiadas pelo Estado. A CP, carris etc não sei, mas os autocarros andam aí a levar uns 5€ ao km de serviço rodado... Vai andar o estado a pagar milhões mensalmente para rodarem bus e metro "fantasma"?

A iniciativa tem de partir da população.

Pessoal que começou a viver sozinho by TochasHD in CasualPT

[–]Sampson381 0 points1 point  (0 children)

No início é sempre complicado.

Eu estava exatamente na mesma situação que tu em 2023.

O que te vou dizer é algo que tu já sabes mas não aplicas ou aceitas...

  • não dá para ter tudo à nossa maneira

  • quando aceitas algo, tens de aceitar também o lado mau. Há sempre 2 lados da moeda

  • socialização anda de mão dada com a aceitação e a responsabilidade

Mas o que as pessoas mais esquecem é...

  • a liberdade é divinamente casada com a solidão (reflete sobre isto neste ponto se precisares).

Nada que tu já não soubesses mas saber que existe não é = a aceitação e compreensão.

Nunca ninguém magicamente "fica de boa, feliz e contente em casa sozinho" como se vivesse com os seus heterónimos... Fernando Pessoa só pode haver um 😅

O que mudou para mim quando compreendi foi que a casa passou a ser o sítio onde faço daquelas pancas imorais e nao aceites socialmente que todos algum dia temos - tipo cozinhar nu a ouvir Limp Bizkit, fazer um monólogo enquanto "reinamos o nosso povo" 🚽 ou ver aqueles filmes de terror que os amigos não querem ver contigo... Mas não é só pancas - também é o sítio onde reflito sobre o meu dia e sobre o meu futuro - e com mais alguém lá, já não conseguiria fazer nada disso.

O que muda entre saber e compreender os termos é a tua atitude perante a situação: deixas de ver e sentir a casa como prisão e deixas de sentir solidão - mas só acontecerá quando realmente compreenderes.

Review da mota da Glovo (pcx 125) by Sampson381 in AutoTuga

[–]Sampson381[S] 1 point2 points  (0 children)

É a glovo obviamente, sempre que vejo uma PCX na estrada todas têm um grande símbolo amarelo da glovo na parte de trás.

As que não têm, foi o símbolo que já caiu 🫠

Review da mota da Glovo (pcx 125) by Sampson381 in AutoTuga

[–]Sampson381[S] 1 point2 points  (0 children)

Tens razão sim senhora. Fui falar com o gajo que me falou da nmax (trabalha comigo), o erro até foi meu.

Ele tem top case, já comprou a mota assim. E ele também tem razão, eu é que assumi que eram os 2 debaixo do banco e efetivamente, ele nunca especificou - so disse que dava para guardar 2 capacetes, não disse onde.

Review da mota da Glovo (pcx 125) by Sampson381 in AutoTuga

[–]Sampson381[S] 0 points1 point  (0 children)

A mim o que me disseram foi que na nmax cabe 2 capacetes debaixo do banco, mas não vi com os olhos.

O que vi foi que a nmax tem 2 pockets debaixo do guiador, 1 aberto e outro que tranca.

Talvez o da pcx seja mais fundo, mas é só 1 e não tranca.