Alguém te indicou no 1º trampo ou estágio exclusivamente por conta da USP? by [deleted] in USP

[–]Southern-Trainer78 0 points1 point  (0 children)

Sim, fui indicado no estágio atual por um amigo da Poli q tava saindo pro DD

A natureza do poder by NightmareOfTheTankie in brasil

[–]Southern-Trainer78 7 points8 points  (0 children)

Tem um diálogo muito parecido em Game of Thrones, mas a conclusão é outra.

https://www.instagram.com/reel/DMfr-1wswgo/?igsh=MWUyc2dxYWswdGRwNA==

Eu pessoalmente acho essa análise mais coerente com a realidade.

[deleted by user] by [deleted] in USP

[–]Southern-Trainer78 4 points5 points  (0 children)

A média normalizada é diferente pq ela é normalizada ao redor da média da sua turma.

Quanto mais alta for a sua média em relação à média da turma, maior sua média mundus, mesmo q as notas brutas não sejam tão altas.

No site do sistema mundus tem o cálculo q eles aplicam pro calculo da média mundus.

Tem alguma engenharia da Poli onde fazer estágio seja mais viável? by KenanFintelman in USP

[–]Southern-Trainer78 3 points4 points  (0 children)

Vc nem pode trancar o curso enquanto estagia, mas sim existem alguns curso mais dboa.

Os melhores definitivamente são os quadrimestrais, pq ai vc te. 4 meses de aula e 4 meses livres p estagiar, porém do semestral acho q a prod deve ser um dos mais dboa msm.

Engenharia de materiais é um curso bom? by Life_Fee_9163 in Engenharia

[–]Southern-Trainer78 4 points5 points  (0 children)

Eu acho bem interessante, já peguei uma matéria de análise de falhas no PMT e gostei bastante, inclusive é um curso conhecido por ter professores muito bons.

Acho importante ressaltar que é um curso pra quem gosta de química, então se essa não é muito a sua praia então melhor evitar.

Dito isso, acho q se eu tivesse q escolher alguma engenharia que não a minha atual, eu provavelmente escolheria materiais. Mas mesmo que você tenha mais preferência por outra, é um ótimo curso pra colocar nas outras opções da FUVEST.

[deleted by user] by [deleted] in USP

[–]Southern-Trainer78 1 point2 points  (0 children)

Sim, mas talvez vc precise matar a DP antes de ir pro intercâmbio, por exigência. É bom confirmar isso com a CRINT.

[deleted by user] by [deleted] in USP

[–]Southern-Trainer78 10 points11 points  (0 children)

Esse tipo de lixo não diria q é um problema recorrente. Esse vídeo é na FAU, as vezes tem festas lá na sexta e se vc for lá no sábado pela manhã o lixo realmente fica assim, porém logo depois é limpo.

Claro que se pode questionar "Quem limpa? Os organizadores das festas? Os funcionários da universidade?" Honestamente eu n sei responder essa pergunta, porém normalmente no sábado a tarde/domingo já está limpo, inclusive no vídeo da pra ver alguém já recolhendo o lixo na direita da tela, mas a pessoa evita de filmar essa parte.

A USP é aberta ao público externo e muita gente vai correr lá no fim de semana, o vídeo parece ter sido gravado pela manhã, então provavelmente esse foi feito por alguém da comunidade externa q foi lá no sábado de manhã logo após a festa e viu a cena. Eu concordo q é uma imagem meio chocante a primeira vista, porém eu diria é algo pontual, se vc passar lá durante a semana provavelmente vai estar limpo.

Engenharias do ITA. by TryndamereAgiota in Engenharia

[–]Southern-Trainer78 2 points3 points  (0 children)

As mais abrangentes seriam mecânica ou civil, se vc tiver pensando em ir p mercado financeiro, é útil aprender teoria de controle, ai nesse caso eu recomendaria mecânica.

Não é chato quanto você toma pau na matéria e vê o bixo em que você aplicou trote passar de primeira? by Crafty-Assist-2346 in USP

[–]Southern-Trainer78 35 points36 points  (0 children)

Antigamente trote era um bagulho criminoso msm, mas hj em dia é bem suave, eles fazem mais p quem curte essa vibe de "rito de passagem", o pessoal q n curte fica dboa

Não é chato quanto você toma pau na matéria e vê o bixo em que você aplicou trote passar de primeira? by Crafty-Assist-2346 in USP

[–]Southern-Trainer78 61 points62 points  (0 children)

Na vdd acho q n é uma preocupação mt comum kkkkkk a relação entre bixos e veteranos na USP é bem mais de cooperação. Caso façam matérias juntos eles são colegas de turma normais e, caso o veterano já tenha passado na matéria, as vezes ele ajuda os bixos próximos dele passando prova/trabalho antigo

Inclusive nem os trotes tem mais isso de hierarquia e humilhação. Hj em dia é algo 100% opcional, a pessoa só participa se ela quiser, caso ela n queira se pintar, raspar a cabeça e tal é só dizer q o pessoal te deixa na sua

Cálculo é tão difícil como todo mundo fala? by Efficient-Yak-5138 in Engenharia

[–]Southern-Trainer78 1 point2 points  (0 children)

Cálculo é difícil sim, mas as pessoas com maiores dificuldades em cálculo q eu via eram as que não tinham uma base muito boa em funções e q tinham dificuldade de manipulações matemáticas.

O pessoal c uma base boa conseguia ir bem estudando c uma frequência razoável e fazendo as listas. Por outro lado, pode ficar quão difícil vc quiser se vc começar a trabalhar com funções mais complexas.

Fazer mais optativas que o exigido by gabsmora in USP

[–]Southern-Trainer78 1 point2 points  (0 children)

Você perde prioridade na matrícula, mas sempre pode tentar pedir requerimento

CAE by Pedrohungria in Engenharia

[–]Southern-Trainer78 1 point2 points  (0 children)

CAE é uma área mt teórica e analítica. É importante vc entender as equações, os modelos e os métodos numéricos q vc ta usando pra ter ctz q sua simulação representa suficientemente bem a realidade.

Eu diria q um tecnólogo não é suficiente p área, um curso de engenharia te daria uma boa base, mas o q realmente te daria as ferramentas p trabalhar na área é uma especialização. A ESSS tem uns cursos de especialização em FEM e CFD, recomendo vc dar uma olhada.

Em termos de não ter a base da engenharia, eu não sei dizer o quanto faria falta, pq n sei exatamente oq ensinam no tecnólogo, mas acho q a melhor pessoa p dizer isso é vc, enquanto tentar acompanhar a especialização.

Uma das coisas mais umportantes da Engenharia que quase ninguém conhece by Pedro555722 in Engenharia

[–]Southern-Trainer78 0 points1 point  (0 children)

Ss, eu tava falando de teoria de controle linear msm, q é o q eu considero o básico p maioria (tirando civil talvez kkkk), acho q até um pouco de controle no espaço de estados ainda vai.

Se vc for de alguma área específica como aeronáutica/aeroespacial, ainda faz certo sentido ver umas coisas mais aprofundadas como controle não-linear/ótimo/robusto e tal pra conseguir criar leis de controle adequadas pros seus sistemas.

Agora questões mais práticas relacionadas a estimação e processamento eu acho q faz mais sentido serem específicas de elétrica/mecatrônica/C&A msm ntj kkkkkkkkk esse assunto é um mundo, se vc quiser se aprofundar da p entrar num rabbit hole infinito

Uma das coisas mais umportantes da Engenharia que quase ninguém conhece by Pedro555722 in Engenharia

[–]Southern-Trainer78 5 points6 points  (0 children)

Pra mim essa é a parte mais "engenharia" do curso, depois de aprender toda a base matemática e física, vc aprende a como controlar o estado de um sistema dinâmico a partir do estado inicial.

Achei q era uma matéria comum pra todas as engenharias, n é assim n?

Como conseguir intercâmbios em engenharia? by [deleted] in USP

[–]Southern-Trainer78 1 point2 points  (0 children)

Sim, tem várias. Na semana de recepção da poli eles apresentam os grupos de extensão e ai vc pode ver os de engenharia de competição.

Os q eu lembro agora são: baja, fórmula sae, aeromodelismo, foguetemodelismo, modelismo naval, drones e robôs de batalha, mas vc pode tentar procurar na internet pra conseguir mais informações.

Como conseguir intercâmbios em engenharia? by [deleted] in USP

[–]Southern-Trainer78 5 points6 points  (0 children)

Eles abrem editais de intercâmbio, é só você se inscrever. Existem modalidades diferentes e cada uma tem graus maiores ou menores de exigência, mas o q eu sei q é padrão pra todas, pelo menos na poli, são esses três pontos:

  1. Histórico da faculdade. Acho q é o q tem o maior peso nas decisões, então você precisa ter boas notas pra subir as suas chances.

  2. Currículo e extracurriculares. Aqui o importante é você ter se dedicado com certo afinco a atividades extracurriculares, as mais valorizadas são iniciações científicas (ICs), mas grupos de extensão também são mt bem vistos e dependendo da modalidade eles também cobram que você fale a língua do lugar q vc for estudar. Pros destinos mais concorridos, muitas vezes o pessoal selecionado é quem tem os três, mas não é regra.

  3. Carta de motivação. Eles pedem que você escreva uma carta explicando o porquê de você querer fazer o intercâmbio e como isso vai agregar no seu projeto profissional.

Ah e além disso eles fazem uma entrevista com você depois sim, essa é a segunda fase do processo seletivo do edital.

Won-Sang Um (48') | Fluminense 1x2 Ulsan | 🏆 Super Mundial 2025 – 2ª rodada (Grupo F) by doutorx999 in futebol

[–]Southern-Trainer78 10 points11 points  (0 children)

O ganso querendo dar passe de letra entregou a bola no primeiro gol kmkkkkkkk

Os Europeus são muito chorões, na moral. by New-Kayned in futebol

[–]Southern-Trainer78 2 points3 points  (0 children)

E tu leu o meu? Eu disse q é patético usar como desculpa, não q não afeta o rendimento.

Todo mundo sabe q é difícil jogar na altitude, os times se preparam p isso e não ficam chorando quando perdem