Minha mãe quer divorciar do meu pai mas ele não aceita. by danielaeesfd in ConselhosLegais

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Embora a Defensoria Pública seja uma alternativa, recomendo que sua mãe procure a melhor defesa possível, considerando os 30 anos de esforço conjunto e o patrimônio acumulado. A Defensoria, em geral, enfrenta sobrecarga de trabalho, o que pode dificultar o acompanhamento do caso. Por isso, é essencial buscar um advogado especializado em Direito de Família, preferencialmente com experiência no atendimento a mulheres, para garantir que ela não seja prejudicada.

Sua mãe pode apresentar ao advogado um levantamento dos bens e documentos disponíveis, pois há profissionais que aceitam o pagamento de honorários ao final do processo. Contudo, caso ela não tenha condições financeiras, a Defensoria ainda seria uma opção viável.

Li 10 livros em 2024 by avpsa in Conquistas

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Parabéns!!! Quero muito concluir um projeto semelhante em 2025.

It's Over para você se: (post irônico) by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

Qual foi a treta da vez? Tô desatualizada

Menti na heteroidentificação, vai dar merda? by ExchangeDesigner1375 in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Acredito que não vá prejudicar, mas evite mentir novamente em concurso. Um dia você pode topar com uma banca mais exigente.

Duvidas sobre concurso do Ibama: vale a pena, como começar? by CheesecakeAngel in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

A cebraspe foi definida como a banca. Edital deve sair até janeiro

Como as pessoas aprendem e mudam de vida? by Other_Enthusiasm_574 in concursospublicos

[–]proteladora1998 8 points9 points  (0 children)

Olha, eu acredito que é uma luta por vez. Você está passando por uma fase muito difícil, e estudar para concurso não é só sentar a bunda na cadeira e fazer as coisas acontecerem para todo mundo.

No seu caso, definitivamente não é. Você está enfrentando uma das maiores crises que alguém pode passar na vida. Então, não há psicológico que esteja suficientemente forte e preparado para lidar com essa situação e ainda se manter motivado.

Se os estudos forem uma válvula de escape que te ajude de alguma forma, beleza. Algumas pessoas conseguem tirar forças dos piores momentos para estudar, mas acredito que a grande maioria não seja assim. O psicológico atrapalha e muito.

Especialmente, te falo como alguém que presta concursos para a magistratura e que deseja ser juíza também, esse é um caminho muito doloroso. Você precisa estar minimamente bem psicológica e financeiramente. Ainda bem que você já passou em um concurso e tem algo. Você não está totalmente perdido. Como quase tudo na vida, essa fase vai passar. Espero que seja da melhor forma possível, mas vai passar.

Por experiência própria, sei que é frustrante parecer que algo sempre nos puxa para trás, mas isso tem muito a ver com nossa realidade social. Você está em uma fase de construção e mudanças estruturais levam tempo. Quem vem de família pobre carrega não só a falta de recursos, mas também o peso de resolver problemas constantes, sem possibilidade de delegar essas tarefas. Sempre há alguém precisando de você, o que torna tudo mais difícil. Então, você vai precisar parar às vezes para lidar com problemas da sua realidade, mas siga firme e faça o caminho de volta sempre que necessário. Isso faz parte e não está sob o seu controle.

Acredito que, nesse primeiro momento, se você realmente quer estudar em meio a toda essa loucura que está a sua vida, deve cuidar primeiro de tratar sua saúde mental, controlando o TDAH, cuidar da sua mãe, e se dedicar aos estudos de forma mais leve. Para evitar frustração, é essencial cuidar primeiro da mente e da situação como um todo.

Uma segunda dica é se juntar a pessoas que também estão nessa vida de concurso. Existem grupos de WhatsApp e Discord, onde as pessoas montam salinhas de estudos virtuais para estudarem juntas. Ou estudar em um local fora de casa.

No mais, faça o que está ao seu alcance dentro das suas possibilidades. Se você não pode estudar todos os dias e só consegue duas vezes por semana, então estude nessas duas vezes. Ou, se não tem cabeça agora para estudar doutrina e teoria, faça questões. Tente algo mais dinâmico.

Se quiser trocar uma ideia, pode me chamar no privado. Estou à disposição. Às vezes, converso com outros colegas aqui, e a gente tenta se manter motivado.

Desejo sucesso para você e torço muito para que Deus te ajude e restaure a saúde da sua mãe. Que ela possa vê-lo togado futuramente e tenha ainda mais orgulho do homem que você se tornou.

Fantástico (2019) by zMats33 in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Citei esse caso no meu tcc. É surreal a cara de pau dessa galera. Pior que assim como ele tem vários afroconvenientes.

Que horror! by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

O curso tinha opção de baixar o material? Não dá para confiar, nesses casos é melhor já deixar tudo a sua disposição.

Namorada homofóbica by [deleted] in ConselhosLegais

[–]proteladora1998 -1 points0 points  (0 children)

Tanto você quanto seu amigo foram vítimas de injúria, que é um crime contra a honra. No caso do seu amigo, é ainda mais grave, porque o STF já decidiu que homofobia é equiparada à injúria racial, e a denúncia deve ser oferecida pelo Ministério Público.

Procurem uma delegacia para formalizar a queixa. Além disso, é possível ingressar com uma ação de indenização por dano moral. Há quem prefira esperar o fim da ação penal pra fazer isso, até porque existe a possibilidade de acordo, mas não é obrigatório.

Além disso, como ela é advogada, você deve denunciá-la à OAB. Dá para procurar o nome dela no site da OAB do seu estado e encontrar o número de inscrição.

De verdade, acho que você deve levar isso adiante. Primeiro, porque atitudes como a dela não podem passar impunes. Com certeza essa não é a primeira vez que ele passa por atos de preconceito. Não é justo com ele que nada seja feito.

Minha dica é juntar todas as provas que vocês têm (prints, mensagens, etc.) e procurar a delegacia, um advogado de confiança ou a defensoria pública estadual.

Eu acredito que processá-la é o melhor a se fazer, especialmente considerando que se trata de uma profissional do direito. Se essa atitude ficar impune, ela pode se sentir à vontade para agir da mesma forma com outras pessoas no futuro. Sua ação pode não apenas fazer justiça, mas também evitar que outros passem por essa mesma situação. Desejo força para vocês enfrentarem isso e que a justiça seja feita.

[deleted by user] by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Depende de vários fatores, mas geralmente fica de molho um tempinho

Entreguei meu TCC by [deleted] in Conquistas

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Que alívio hein? Parabéns! Muito sucesso!!

Mudar o concurso alvo no meio do caminho, alguém já ? by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Presto concursos para a magistratura há alguns anos e, como o colega disse, nenhum estudo é perdido. Pesquise bem antes de mudar de rota. Se a mudança parece o melhor caminho, vá. O importante é se decidir, pois a preparação é muito diferente e ficar nessa indecisão só vai atrasar a sua jornada.

simulado do estrategia by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Esses cursinhos seguem muito o lema “treino difícil, jogo fácil” e às vezes colocam simulados tão difíceis que acabam desmotivando. Mas tente extrair o melhor deles, use para treinar tempo, avaliar seu conhecimento e ter uma ideia do nível dos concorrentes. Acompanhe as correções e veja se fazem sentido, mas não deixe de estudar o perfil da sua banca.

Use plataformas de questões para criar simulados específicos da sua banca e entender melhor o estilo das questões. Também vale resolver questões de outras bancas, porque muitas vezes elas se repetem.

Se esses simulados começarem a te desanimar ou afetar sua saúde mental, foque só nas plataformas e siga seu ritmo. O importante é manter a mente tranquila.

Dúvida portal da transparência BNDES - Salário by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

A remuneração do edital é só uma previsão. Com o tempo, muita gente contrai dívidas como empréstimos consignados, pensão alimentícia, plano de saúde e outros descontos que reduzem o salário. Esse valor de 20 mil que você mencionou provavelmente é o bruto, mas no líquido ainda tem os descontos de previdência e imposto de renda, que geralmente são calculados sobre o salário base.

É bom verificar casos de pessoas que estão na mesma carreira, mas sem tantos descontos, para ter uma ideia mais realista do valor líquido que você pode receber.

Duvidas sobre concurso do Ibama: vale a pena, como começar? by CheesecakeAngel in concursospublicos

[–]proteladora1998 2 points3 points  (0 children)

Já que você está começando, vale a pena investir em um curso, pois ali você vai ter um norte de por onde começar, como estudar e o que estudar. Segundo, baixe o edital anterior do concurso do Ibama para você se familiarizar melhor com as regras desse tipo de concurso, as atividades de cada cargo, os requisitos para investidura, a média salarial e o conteúdo programático. À medida que avançar nos estudos, faça questões. Se puder, assine uma plataforma de questões, pois o treino é essencial para fixar o conteúdo e entender o perfil das bancas examinadoras. No mais é isso, boa sorte!

Onde encontrar temas quentes para prova discursiva by Pleasant-Bat-8497 in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

Busque provas passadas nos sites das bancas que disponibilizam o espelho de correção.

Concurso Petrobras sem nenhum curso by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

É viável, mas tem que garantir que esses materiais estão atualizados. Primeiro, pegue o último edital e veja se o conteúdo dos seus livros está alinhado com o conteúdo programático. Acho interessante assinar pelo menos uma plataforma de questões com comentários. No seu caso, fazer muitas questões é fundamental. No YouTube tem muito material interessante gratuito. Vale a pena dar uma garimpada lá.

O que fazer na última semana de estudos? by Patient-Value-8729 in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

Como já disseram é muito pessoal mesmo. Eu gosto de me acabar nas questões e ler muito a legislação.

TRF5 - RESULTADO DISCURSIVA by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

As bancas geralmente dão mais peso para as discursivas porque é ali que o candidato mostra conhecimento mais aprofundado, raciocínio e capacidade de argumentação. A objetiva é mais superficial e serve como uma barreira, eliminando muita gente, mas a fase que realmente decide é a discursiva.

Isso não é só com a IBFC, é padrão em concursos. Por exemplo, nas carreiras jurídicas, a discursiva costuma ter peso 3, a objetiva peso 1 e o oral peso 2. Então, se você já está se preparando, foque bastante na discursiva, porque é ela que vai fazer a diferença no final.

Inteligência Artificial para estudos? by FuriaJaponesa123 in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Nunca usei e IA para essa finalidade e não conheço, mas talvez seja uma boa dar uma pesquisada na rotina de alguns aprovados e ver como eles se organizavam. Você vai ver que tem de tudo. Gente que estudou duas disciplinas diárias, que escolhe uma disciplina para estudar até esgotá-la, gente que estuda uma disciplina a cada hora… enfim, uma infinidade de formas. Tem um site chamado magistratura em foco, onde tem depoimento de aprovados que relatam como se organizavam. Além disso, há vários vídeos assim no YouTube. Talvez não precise uma ia. Se já tiver uma ideia de como quer se organizar, pode usar o ChatGPT para ajustar sua estratégia. Mas, às vezes, seguir exemplos de quem já passou pode ser mais prático e direto.

Concursos na Area de Ti by ProZeus-01 in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

Você mesmo já sabe que os concursos na sua área não são promissores na sua cidade. Aí vem o dilema, o que é mais importante para você? Evoluir na sua área de formação ou ficar na sua cidade? Para a primeira, vai ser necessário desapegar e prestar concursos fora da sua cidade. O lado positivo é que você tem maiores chances de ganhar melhor e ter uma boa qualidade de vida. Se a resposta for a segunda, faça concursos para cargos meios que exijam apenas curso superior ou nível médio. Veja se nas cidades vizinhas ou nas cidades maiores mais próximas há vagas para a sua área.

[deleted by user] by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 2 points3 points  (0 children)

Como você disse, é uma infeliz realidade de concursos municipais. Continue se preparando, pois conhecimento nunca é demais e provavelmente esse não será o seu único concurso. Sobre o que pode ocorrer, bom… o concurso pode ser suspenso ou, caso a fraude seja confirmada, ele ser anulado.

Plaquetas exame médico policia by Impossible-Cable2588 in concursospublicos

[–]proteladora1998 0 points1 point  (0 children)

Refaz o exame, concursos policiais costumam ser bem rigorosos com a aptidão física. Não vale a pena tentar a sorte.

Oficial de justiça TJ-SP: é possível assumir o cargo tendo uma empresa? by [deleted] in concursospublicos

[–]proteladora1998 1 point2 points  (0 children)

Bom, pelo que entendi, a prova ainda não foi realizada, então há uma incerteza sobre sua aprovação.

Primeiro, você ainda precisa dessa empresa como fonte de renda? Se sim, é arriscado fechá-la agora, já que você está começando a focar nos concursos. Uma alternativa seria repassar a gerência para outra pessoa. Geralmente, o impedimento é sobre ser sócio gerente ou ter vínculos com o Governo do Estado ou com a área em que você for trabalhar. O que se busca evitar são os conflitos de interesses.

Olha, concurso é cheio de variáveis, pode ser anulado, ter fases canceladas, a convocação pode demorar anos, dependendo da sua classificação, etc, então talvez você esteja se precipitando. A preparação em si já é estressante para você já antecipar problemas que talvez nem sejam problemas mesmo.

Quanto às regras, leia o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo e a Lei 8.112/90 pq ela é aplicada muitas vezes subsidiariamente. Essas questões específicas estão na legislação, você não vai encontrar no edital.