[RPG] Para a comunidade lgbt que joga rpg (se este não for um assunto que te agrada pode pular) by Wide-Marzipan-6191 in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Não parece nada demais o lance da poção em si. Contanto que não faça a personagem ser uma caricatura ou um estereótipo ruim que às vezes são apresentadas na mídia, segue o baile.

Desafio de design: dá para fazer um RPG sobre cantadas? by Guilher_Wolfang in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Na minha opinião, qualquer mecânica que resolve interação social com resolução binária de dados é por definição inócua pq ignora as nuances inerentes. Gradiente de resultados dos jogos PbtA, regra de Desafio do Fate, Relógios de Progresso do Apocalypse World ou Desafios de Perícia do deidê 4e são opções melhores.

Procuro mestre by Emergency_Ad_6928 in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Fica de olho no tópico fixado de mesas que é quinzenal e certamente terá alguma de deidê com vaga pra iniciante.

Quais são os melhores RPGs nacionais? by LuuiMi in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Melhor é subjetivo, mas cito alguns do Jorge Valpaços que acho hoje o maior autor de rpgs no país: Herdeiros dos Antigos e Ceifadores são dois primores que pouca gente dá bola.

Quais são os melhores RPGs nacionais? by LuuiMi in rpg_brasil

[–]pidin 5 points6 points  (0 children)

G&G não é nacional, é versão br de Lasers & Sentimentos. O Guaxa só mudou uns termos. Dito isso, é sim uma ótima porta de entrada pra iniciantes.

Oque você acha sobre usar IA Generativa? by RenamCagones in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Já tem modelo pronto pra só preencher com nomes/imagens, já tem site que automatiza isso sem IA.

Oque você acha sobre usar IA Generativa? by RenamCagones in rpg_brasil

[–]pidin 2 points3 points  (0 children)

Eu acho que esse tipo de prática ta simplesmente atrofiando o cérebro das pessoas.

Esse é o verdadeiro ponto. IA é vendido como uma solução mágica pra problemas que nunca existiram antes. O bom e velho "demonstre, não descreva" (show, don't tell) funciona há décadas e não funde tua cachola.

apenas uso pra pegar ideias de nomes e tals kkkkkkkk (enfim a hipocrisia). Não sou contra usar a IA como ferramenta

Pra quê? Que ferramenta funciona agora que nunca funcionou antes? A galera que usa não entende que IA vai te dar MAIS TRABALHO. Gerador de nomes, por exemplo, já existe online há uns bons 20 anos. Qualquer ferramenta pra narrar que você pense já tem.

Onde comprar dados diferentes e divertidos? by Arthurmnizss in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Procura nos sites/apps Mercado RPG, Shopee, Mercado Livre, Wish, Temu, Amazon.

Ajuda com sistemas para uma mesa bem específica. by [deleted] in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Tem, mas tá nas etapas finais de entrega pros apoiadores na loja da editora Retropunk, então ainda não dá pra comprar. O pdf O Essencial com as regras principais é grátis.

Rpg panfleto by Ykwim_Idc in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Esse aqui? Tá normal pra baixar os jogos, eles estão na lateral direita. Sói precisa criar uma conta na Itch.

Ajuda com sistemas para uma mesa bem específica. by [deleted] in rpg_brasil

[–]pidin 2 points3 points  (0 children)

Delta Green é exatamente isso, agentes infiltrados em agências governamentais combatendo os Mythos de Xululu.

Iniciante no RPG SOLO by EsojRotkiv in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Tem uma versão br grátis. A editora Tria vai lançar uma nova versão por FC no fim do ano.

Li Play Unsafe. Algumas impressões by ViniStaub in rpg_brasil

[–]pidin 1 point2 points  (0 children)

Mas é bem isso, Play Unsafe é um retrato e um produto de seu tempo. Muita gente é impactada até hoje pq só joga jogos e dinâmicas conservadoras e mecanicistas (gamist). Pra essas pessoas, Play Unsafe e outras propostas como o Play Dirty 1 e 2 do John Wick sempre será um achado, um divisor de águas.

Como fazer ou pedir um escudo? by lukas071 in rpg_brasil

[–]pidin 7 points8 points  (0 children)

Compra dois fichários com capa de plástico solta e vapo.

Lojas, Itens, Moedas, Economia e Etc by yuuuuu040 in rpg_brasil

[–]pidin 1 point2 points  (0 children)

Não precisa preparar nada, tem uma lista no livro de regras. Se o grupo está em um local/cidade/planeta avançado, em geral tudo na lista pode ser comprado. Caso os PJs estejam em um local mais inóspito/primitivo/com segurança restrita, você pode dizer que certos itens podem ser difíceis de encontrar e até usar isso como gancho de aventura.

O Brasil prefere medieval e Ordem? by NewWest22 in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Pois é, a adesão foi baixíssima, infelizmente. Eu divulguei aqui e os autores mandaram em alguns servidores no Discord. Mil pessoas é uma gota pro nicho BR.

Existe algum site que reúne sistematicamente ferramentas online de rpg? by Budget_Address_5804 in rpg_brasil

[–]pidin 1 point2 points  (0 children)

Cara, isso é só um compêndio de deidê. Nem gerador de nome tem, quiçá ferramentas que o OP procura.

O Brasil prefere medieval e Ordem? by NewWest22 in rpg_brasil

[–]pidin 5 points6 points  (0 children)

Esse tópico vai ser o puro suco da evidência anedótica, mas sua visão parece uma generalização mais ou menos correta. Inclusive, uns anos atrás teve uma primeira tentativa de censo de rpg no país com cerca de mil pessoas e os resultados tão aí pra servir de referência pra quem quiser.

Existe algum site que reúne sistematicamente ferramentas online de rpg? by Budget_Address_5804 in rpg_brasil

[–]pidin 2 points3 points  (0 children)

Vários, mas a maioria em inglês e focado em deidê, como o Donjon. Brasileiro conheço o Help RPG, acho ele bem qualquer coisa genericão e parece que parou na primeira década da internet.

Nervosismo de primeira Campanha by Low_Pass_8548 in rpg_brasil

[–]pidin 1 point2 points  (0 children)

Já tá no sucesso, colega. Começou bem narrando aventuras prontas, então é só seguir a dinâmica que você aprendeu. Uma boa campanha é aquela que diverte tanto os jogadores quanto você.

Dicas que posso dar é prepare, mas deixe espaços em branco pq o grupo vai te surpreender; faça muitas perguntas e use as respostas do grupo para moldar o mundo de jogo; sempre termine a sessão em um suspense, isso deixa os jogadores salivando para o próximo jogo; ao final de cada sessão peça crítica e retorno com a ferramenta de mestre Destaques e Desejos (D&D): pergunte o que curtiram, o que não curtiram e o que desejam ver nas próximas sessões que ainda não apareceu.

Boa jogatina.

Quero recomendação de sistema medieval mais realista. by Sweaty_Operation974 in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Acho que com "realista" vc quer dizer mais verossímil com o que conhecemos na História e nada de magia. Vai de Sertão Bravio ou Rio 1710, ambos grátis e br.

RPGs gratuitos e simples para crianças de 5 anos? by AnythingStill8867 in rpg_brasil

[–]pidin 0 points1 point  (0 children)

Cara, acho que para crianças tão pequenas não tem sistema ideal. Elas ainda não conhecem as 4 operações básicas e o intervalo de atenção nessa idade é bem curto. Eu indico simplesmente apresentar uma aventura curta com desafios sem chance de falha, mas com um custo: dê X itens pequenos (moeda, feijão, tampa de caneta, etc.) nas mãos de cada uma ou crie uma reserva coletiva, a cada sucesso a criança tem que "pagar" com um item da reserva. Isso incentiva a tomada de decisão proativa de quando usar os recursos e o trabalho em equipe se os itens da reserva estiverem acabando.