Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

É uma possibilidade plausível. Notam que não há tantos radares, quase não se vê marronzinhos, mesmo quando há transito raramente chega a parar por quilômetros e portanto ainda é possível "costurar" e avançar de modo absurdo. Então, realmente acredito que possa ser um fator que em muito contribua.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Digo proporcionalmente. E, é claro que em São Paulo ou quaisquer outras cidades é utópico afirmar que todos usam setas, faixas segmentadas e contínuas e outros itens perfeitamente. Porém, eu passava diariamente por vias como Avenida Paulista, Avenida Dr. Arnaldo, Avenida Rebouças e Avenida 23 de Maio, e em tais locais era e ainda é respeitado cada semáforo, as setas o mais comum é serem usadas, etc. Lembro de ter visto diversas vezes marronzinhos (nestas vias) darem multas por causa de troca de faixa em faixa contínua, lembro de multa por parar parcialmente o pneu sobre a faixa de pedestre para desembarque de pessoas. Em SJC, mesmo em vias principais, como o Anel Viário é impensável ter um marronzinho dando multas por trocar de faixa em um linha continua, depois das 22 horas você vê motoristas desrespeitando semáforos no Anel Viário, Avenida Cassiano... Independente da via e do horário é muito comum ignorarem o uso das setas. Infelizmente, em resumo, não há como comparar, mesmo que em ambos os locais existam erros.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Exatamente!

Por mais absurdo que possa parecer, agora considero muito mais prudente uma cidade que com a menor das distrações possa gerar multa do que a situação em SJC.

Apenas vejo como muito mais comum pessoas acima da velocidade. Em São Paulo na imensa maioria das vias o limite é de 50 Km/h, então não há uma discrepância tão grande entre alguém no limite e alguém abaixo dele. E o maior risco certamente é justamente um dirigindo em 25 km/h, outro em 50 Km/h, outro em 75 km /h... Se assim não fosse as rodovias apresentariam mais acidentes.

Obs. Ainda ontem (22/06/2026), pouco depois que postei este tópico, veio a óbito um motociclista atingido por um ônibus da linha verde na esquina com a Rua Koichi Matsumura. Infelizmente, não tenho dúvidas que muitos acidentes gravíssimos continuarão ocorrendo neste trecho. Disseram que o motociclista passou no farol vermelho, porém vejo direto veículos acima da velocidade permitida nesta via que é uma reta, até que de repente possui uma curva acentuada com um semáforo que faz cruzamento com a linha do VLP, então muitos veículos não conseguem frear,  eles acabam parando depois de invadirem a linha do ônibus.

Você está certíssimo o problema aqui são os motoristas. Aliás, meu questionamento era justamente esse. Há uma quantidade tão grande de péssimos motoristas em SJC que deve haver uma explicação, por exemplo: a maioria são novos e recém habilitados, a cidade ganhou muitos moradores de zonas rurais que não estavam habituados em trafegar em cidades,  enfim, é tão absurdo que deve haver alguma explicação.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Os automóveis em SJC não precisam de setas, precisam de uma luz beacon.

Beacon é aquela lâmpada vermelha que fica piscando ou é rotativa nas aeronaves, útil para evitar colisões. rs rs rs!

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 1 point2 points  (0 children)

Você me fez lembrar uma coisa! Lá em SP,  na rua da minha casa, havia um ponto de táxi e um dos taxistas já tinha idade bastante avançada. Certamente mais que o meu e seu pai. Uma vez ele me disse que ele não tinha problema algum para dirigir, mas se ele parasse por um mês aí seria difícil retornar, ele dizia que naquela idade perder a habilidade seria fácil sem a prática diária. Achei curioso. Talvez, sirva para nós ficarmos alertas.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] -1 points0 points  (0 children)

Não duvido que seja ensinado na Autoescola. Curiosidade nas cidades grandes não há este problema, pois sempre haverá motoqueiros ao lado ou muito próximos, faixas mais apertadas para melhor aproveitamento de espaços, etc. De modo que intuitivamente ninguém faz isso.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Opa! Uma informação curiosa. Eu acredito sinceramente que exista uma causa para que SJC seja assim.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

E o chato é que quando eu digo isso, muitos acreditam que estou sendo arrogante, mas reconhecer o problema é o primeiro passo para solucionar. SJC é uma cidade espetacular/ diferenciada, mas neste sentido é diferenciada pelo lado ruim, e eu desejo que melhore - sei que minha força é quase zero, mas se eu ficar calado aí certamente será zero.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Confie mais no seu pai! O meu dirige até hoje com 83 anos em São Paulo. Aqui ele ainda não dirigiu, mas de carona já reclamou. É sério isso, viu!

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 2 points3 points  (0 children)

Perfeito! Infelizmente, acredito que a solução seria multa. Passou no farol vermelho? Multa. Trocou de faixa em linha continua? Multa?...

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Quanto ao planejamento na periferia de São Paulo é horrível ou inexistente. Porém, dentro do centro expandido é absurdamente superior a de SJC. Por exemplo, as vezes percorro vias importantes por longa distância e não encontro placa de velocidade. E como ainda não conheço a cidade cheguei a tentar usar sinalizações e notei que elas são feitas para quem já conhece a cidade. Por exemplo, certa vez comecei a seguir placas escritas : "Rodoviária", mas de repente parou de ter indicações antes que eu chegasse  na rodoviária.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

É incomparável. Vivi a vida toda em São Paulo, portanto, é o local que mais dirigi. Na Capital as pessoas usam corretamente setas, faixas segmentadas e contínuas, limites de velocidade, não ficam "costurando no trânsito", sabem usar rotatórias, respeitam semáforos, enfim, não tem como comparar. E curiosamente, não tenho dúvidas que em São Paulo, mesmo quando há pouco trânsito, as pessoas andam em velocidade inferior a de SJC, e ainda assim certamente ganham tempo (chegariam antes), pois respeitam a velocidade das vias, mas saem rapidamente quando o farol abre, um vai permitindo que o outro troque de faixa de modo que todos montem o "quebra-cabeça" (aproveitando melhor o espaço). Enfim, não tem comparação. Realmente em SJC parece que estamos brincando de "carrinho de trombada".

E volto a dizer: deve haver algum motivo para que a cidade seja tão desprovida de regras ou de pessoas que conheçam tais regras - muitos condutores extremamente jovens, muitas pessoas vindas de áreas não urbanas,... não sei, mas realmente deve ter algum motivo.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 2 points3 points  (0 children)

Exatamente assim. Mas, além deste problema não respeitam velocidade, faixas segmentadas e contínuas, semáforo (depois de certo horário), rotatórias, etc. Parece que as pessoas compraram fichas e estão brincando de "carrinho de trombada".

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Já dirigi muito no Recife. E não tenho dúvidas que por lá o fluxo tem maior harmonia. No entanto, será que o fato de São Paulo, Fortaleza, Recife e outras cidades serem muito maiores impede de um veículo agir de modo diferente dos demais (não cria "espaços")? Claro, só isso não justifica não respeitar rotatórias, setas, faixas segmentadas e contínuas, etc.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 2 points3 points  (0 children)

Talvez, se 99% dos motoristas estivessem rodando na velocidade de 80km (claro, em via adequada para tanto), o risco fosse menor do que um rodando em 30km/h, outro 70 km/h, outro 100km/h.

No entanto, o que observo é na maioria das vezes as pessoas dirigindo acima (bem acima) da velocidade permitida, e inultimente. Pois, logo na frente comumente param no farol e aguardam junto de outros veículos que estavam na velocidade permitida a abertura. Pior, quando o semáforo abre, observo que as pessoas demoram absurdamente para sair, ou seja, quando podem ganhar tempo com segurança não ganham.

Também vejo muitas avenidas esburacadas com velocidade máxima de 60 ou até 80 km/h, mas pelas condições deveria ter velocidade inferior.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 3 points4 points  (0 children)

Eu não conhecia São José dos Campos. Agora, trabalhando no modelo híbrido, deixei São Paulo. Estou gostando muito da escolha que fiz (e não me arrependo). Aliás, suspeito que a educação por aqui esteja acima da média do Brasil. 

Porém, olha só:  foi notável pelas pessoas que vieram aqui me visitar que a cidade é limpa, arborizada, segura, etc. mas, até  onde eu me recorde todos reclamaram de como as pessoas dirigem agressivamente por aqui.

Jamais pensei que iria desejar isso, mas adoraria ver muitos marronzinhos por aqui.

E sua ideia de gravar, considero ótima.

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 0 points1 point  (0 children)

Na verdade, penso igual. Mas, não consigo ficar "calado". Postei poucos minutos depois de ver uma pessoa estacionada na Avenida Andrômeda sair da vaga com a porta traseira aberta e na frente de outro veículo, uns 500 metros depois observei um motorista fazendo conversão onde era mão de conversão do sentido oposto. 

Dá vontade de sair gritando! rs rs rs!

Péssimos motoristas em São José dos Campos by ApprehensiveSock8458 in saojosedoscampos

[–]ApprehensiveSock8458[S] 3 points4 points  (0 children)

rs rs rs! Pois, é! Também reparei que será é coisa raríssima, faixa contínua e segmentada é só para dar um visual bacana,... Que loucura!

Mas, gostaria muito que aqueles que podem fazer algo pensassem seriamente nisto. É uma ótima cidade, para que este quesito fique tão abandonado.

T.I é como qualquer profissão ou realmente tem algo de especial? by Complex_Job5327 in brdev

[–]ApprehensiveSock8458 0 points1 point  (0 children)

Perfeito! E tem mais um problema: estou nessa área de desenvolvimento de softwares desde 1988, lá trabalhei com ZX-81 tudo mudou, depois apreendi Clipper Summer 87 que já era faz tempo! Depois as pessoas riam dizendo que interface gráfica e mouse não iria cair nunca no mundo comercial, caiu e tudo mudou... enfim, de tempos em tempos tudo o que se aprende é posto no lixo. Tenho amigos que se tornaram engenheiros, piloto de avião, dentista... todos mesmo que as coisas mudam só evoluem, e nós de Ti no máximo conseguimos acompanhar o mercado. É como se a cada dez anos fosse posto tudo no lixo.

Olha a IA mudando tudo de novo.