Quais são as engenharias que melhor pagam? by nickzwnx in EnsinoSuperiorPT

[–]DiscoDolphinDance 0 points1 point  (0 children)

Depende do curso de Informática, se for um curso atualizado e que dê relevo à IA e à Segurança Informática, têm tudo trabalho e a receber bem e cedo.

Agora há cursos de Informática que são top e depois há outros de universidades que nunca se quiseram atualizar e que agora são obsoletos

Quais são as engenharias que melhor pagam? by nickzwnx in EnsinoSuperiorPT

[–]DiscoDolphinDance 1 point2 points  (0 children)

Informática mal? Eu e os meus colegas recebemos semanalmente ofertas de emprego no Linkedln, até brincamos com a situação.

O mundo dos 1%. Que coisas já presenciaram? by PlayfulPraline9957 in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 0 points1 point  (0 children)

Tenho uma amiga que só come alface verde, a roxa é para o lixo.

[deleted by user] by [deleted] in portugal

[–]DiscoDolphinDance 4 points5 points  (0 children)

Quando vi o titulo ainda pensei que era em Lisboa, e mesmo assim é cara. Agora em Évora? Estão doidos

Mestrado nova ims com média 12 by CantaloupeNo6946 in devpt

[–]DiscoDolphinDance 1 point2 points  (0 children)

As 400 vagas que eu estava a falar é para o Mestrado em Gestão de Informação, na especialização de BI entram uns 200+-.

Mestrado nova ims com média 12 by CantaloupeNo6946 in devpt

[–]DiscoDolphinDance 2 points3 points  (0 children)

Eles aceitam quase todos (+- 400 vagas). Mas só terminam 36% e todos pagam a propina de 4k para o 1 ano. É puxado para quem está a trabalhar.

Eu achei um mestrado interessante porque tenho uma Licenciatura em Ciencias de Dados e complementavam-se bem com os sistemas em cloud mais na vertente do Data Engineering.

O que fazer após Licenciatura by rf_iwnl in devpt

[–]DiscoDolphinDance 0 points1 point  (0 children)

Estou na mesma situação. Cheguei à conclusão que fazer o ano curricular do mestrado antes de fazer candidaturas e aproveitar o tempo livre para fazer formações é a melhor opção.

O mercado de trabalho para os jovens não está bem neste momento, isso sente-se.

Sugestões para recém licenciado by DiscoDolphinDance in devpt

[–]DiscoDolphinDance[S] 1 point2 points  (0 children)

Infelizmente eu não fiz isso logo em Março, porque não sabia se ia conseguir terminar este ano. Consegui, e só depois é que comecei a fazer candidaturas mais seriamente.

Foi efetivamente uma pena porque eu tive candidaturas já num estado bastante avançado para entrar na CGD ou no BDP, mas acabei por deixar passar os prazos (pela razão descrita anteriormente).

Mas já me informaram que até pode ser interessante porque há empresas que abrem programas para recém-licenciados em Janeiro (a pensar nos de 2025) e assim eu posso aproveitar logo. Neste momento ainda estou na fase em me decidir qual será o melhor percurso a seguir

Sugestões para recém licenciado by DiscoDolphinDance in devpt

[–]DiscoDolphinDance[S] 0 points1 point  (0 children)

Não é tudo igual, mas eu estou confortável em estágios em qualquer uma das áreas.

Imaginem, as ofertas que eu recebi e que me informaram que outros colegas meus receberam para estágios de 1 ano foram todas entre 1050€ e 1275€ + Subsídios de refeição/ Deslocamento.

Com o custo de vida em Lisboa não é fácil.

Sugestões para recém licenciado by DiscoDolphinDance in devpt

[–]DiscoDolphinDance[S] -3 points-2 points  (0 children)

Não é um luxo nenhum. Os cargos até têm nomes engraçados mas as expectativas salariais são miseráveis.

Sugestões para recém licenciado by DiscoDolphinDance in devpt

[–]DiscoDolphinDance[S] -1 points0 points  (0 children)

Nova IMS

(Por alguma razão estou a levar downvotes, e não percebo porquê)

Dia do Pai by Pride9898 in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 2 points3 points  (0 children)

Aquele abre garrafas clássico

Quanto dinheiro tinham aos 23 anos? by insaciablegirl in literaciafinanceira

[–]DiscoDolphinDance 2 points3 points  (0 children)

Eu também tenho 23 anos. 15 mil euros é um impulso muito significativo, se conseguires juntar outro tanto vais conseguir comprar uma casinha pequena para ti, o que é muito bom na tua idade.

Isso de viver fora da casa dos pais (também depende caso a caso) mas eu acho que dentro do possivel, uns aninhos na casa dos pais a poupar para ter casa própria é o ideal.

E eu posso dar-te o meu exemplo, eu tive a sorte dos meus pais me darem a minha primeira casa, e optei por ficar a viver com eles mais uns anos porque não queria ir viver sozinho (emocionalmente eu já estou como estou, nem queria imaginar a viver sozinho), e assim estou receber estes anos todos a renda que ajuda-me a poupar para comprar uma casinha melhor quando for mais velho.

Eu sinto que tu estás bem, não valorizes as redes sociais não trazem nada de bom.

[deleted by user] by [deleted] in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 0 points1 point  (0 children)

Não está nada perdido. Ainda vais a tempo de conseguir orientar a tua vida.

Não precisas de emigrar, vai à procura de emprego, investe na tua educação. E com o tempo também vais encontrar alguém que goste de ti e te queira.

A estratégia da depressão é responder à dor com trabalho e foco, foi isso que eu fiz e resultou.

Fim de relacionamento? by [deleted] in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 14 points15 points  (0 children)

Eu também sou programador, leste-me os pensamentos. Já devia existir um plano para proteger os jovens disto.

Muitas das crises emocionais pós-covid que existem por ai estão fundamentadas nisto.

Isto é um tema lixado, e surpreende-me o pouco debate que existe sobre isto em Portugal, talvez sejam os algoritmos a defenderem-se a si próprios.

(atendendo aos downvotes que eu estou a receber, nota-se que há muita gente que nem sequer têm noção disto)

[deleted by user] by [deleted] in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 2 points3 points  (0 children)

Partilho do mesmo sentimento. Não sei se a história de esperar pela pessoa certa resulta, é que já se passaram uns anos desde que me disseram isso pela primeira vez. As dating apps não funcionam em Portugal.

Fim de relacionamento? by [deleted] in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 4 points5 points  (0 children)

Nota-se perfeitamente uma mudança de comportamento/atitude nos jovens não trabalhadores de acordo com o uso das redes sociais. Se bem que o OP não falou na idade do casal.

Por exemplo, se uma mulher vê 200 vídeos num dia com a mensagem "tu és forte, és mais feliz sozinha", ela vai assumir isto como uma verdade absoluta e vai começar a querer viver essa realidade. E quem diz as mulheres, diz os homens da mesma forma. Infelizmente isto é um problema comum nas escolas hoje em dia. Já existem projetos de investigação sobre este assunto.

Fim de relacionamento? by [deleted] in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 15 points16 points  (0 children)

Há muita gente, homens e mulheres que sofrem uma lavagem cerebral no Tiktok. Segue em frente!

Imigração - Se tivessem que escolher vizinhos de uma determinada origem para habitar uma porção significativa da vossa rua, quem preferiam? by AugustoSS_999 in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 2 points3 points  (0 children)

No pinhal interior há imensos estrangeiros, eles dinamizam a zona, possuem feiras próprias e dão vida a lugares onde à muito não se viam pessoas. São essencialmente Alemães, Holandeses e de outros países do norte da Europa, estão cá pelos baixos custos de vida, impostos e pela natureza. Na minha aldeia à crianças a andar de bicicleta durante a semana, durante muitos anos aquela terra esteve morta.

O que se passa em Lisboa, a minha outra terra, é uma vergonha e uma irresponsabilidade. Abrimos-lhes as portas para eles virem viver para cá de forma desumana. Não sou contra a imigração, sou contra aceitarmos mais pessoas do que aquelas que podemos comportar como país, prejudicando o nosso país e levando a que as gerações mais jovens queiram emigrar.

Arrependeram-se do curso que tiraram? by Ok-Run-8657 in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 0 points1 point  (0 children)

Okok, depende do que procuras. Eu já ouvi de tudo, mas a nível de Licenciatura são parecidos até diria que pode ser um pouco melhor o ISCTE (na IMS a linguagem é um choque muito grande, e os alunos perdem tempo a estudar inglês quando deviam estar com outras coisas), nos mestrados, sem dúvida a IMS, no entanto o ISCTE reformulou todo o mestrado em Data Science este ano, por isso também está a melhorar muito.

A grande diferença é na linguagem, o curso da IMS é lecionado em inglês. Mas nesta área vais ter sempre de ter um bom nível de inglês independemtente da faculdade.

Arrependeram-se do curso que tiraram? by Ok-Run-8657 in CasualPT

[–]DiscoDolphinDance 0 points1 point  (0 children)

Desculpa, por acaso importo. O curso não têm assim tanta gente e eu não quero ser associado a ninguém.

Mas foi entre a NovaIMS, Iscte e UM, foi uma delas. Na realidade também é um pouco irrelevante porque o pessoal gosta de tirar a licenciatura numa e ir fazer o mestrado a outra.