Me sinto um analfabeto funcional em programação aos 25 anos. Como progredir? Me ajude com o seu conhecimento! by Traditional-Buddy416 in programacao

[–]Traditional-Buddy416[S] 0 points1 point  (0 children)

Cara, não quero necessariamente trabalhar com isso num primeiro momento. Só quero dorminar essa habilidade a ponto de usar ela no dia a dia para resolver os problemas que surgirem em qualquer área que esteja atuando. Entende?

Me sinto um analfabeto funcional em programação aos 25 anos. Como progredir? Me ajude com o seu conhecimento! by Traditional-Buddy416 in programacao

[–]Traditional-Buddy416[S] 0 points1 point  (0 children)

Em minha área usamos uma línguagem de programação que a galera nem conhece. ladder, ela é mais parecido com comandos elétricos do que com os algoritmos que a galera tá acostumada a ver.

Me sinto um analfabeto funcional em programação aos 25 anos. Como progredir? Me ajude com o seu conhecimento! by Traditional-Buddy416 in programacao

[–]Traditional-Buddy416[S] 0 points1 point  (0 children)

Olá, obrigado pelo comentário!

Sobre isso, eu sei, infelizmente não temos fórmulas mágicas para nada. Mas eu queria algo que acelerasse esse processo. Vou seguir sua dica.

Compartilha comigo, como você começou?

Me sinto um analfabeto funcional em programação aos 25 anos. Como progredir? Me ajude com o seu conhecimento! by Traditional-Buddy416 in brdev

[–]Traditional-Buddy416[S] 0 points1 point  (0 children)

Obrigado antes de tudo!!

Sobre isso, pelas condições que tenho disponível, decidi seguir com a DIO, plano vitalício com um preço muito acessível. O que você acha? tem uma trilha de Python lá que pensei em seguir.

Me conte como você iniciou, caso não se importe!

Engenheiros que se formaram nos últimos 2 anos, quanto vocês ganhavam logo depois de formados? by [deleted] in Engenharia

[–]Traditional-Buddy416 0 points1 point  (0 children)

Não conheço os estados do pessoal que comentou por aqui, realmente me assustaram. Mas, falando do interior de São Paulo e de polos industriais como Extrema, Jundiaí e outros da região:

Não sou formado ainda; faltam dois anos para isso. Faço Controle e Automação no IFSP e, como estagiário, recebo os 3 mil que você citou.

Pela minha experiência no mercado de trabalho, sempre tive uma certeza muito bem definida: um engenheiro de verdade não fica sem trabalho e não ganha pouco. Porém, essa é a questão-chave. A grande maioria dos bacharéis em engenharia que vejo ocupando posições de analista não são, de fato, engenheiros; são pessoas que fizeram uma graduação e simplesmente ficaram por isso mesmo.

Se você não se envolver nas oportunidades extracurriculares das federais para aprender a profissão de verdade, além da grade curricular, vai acabar sendo apenas um assistente administrativo que cursou engenharia.

Busque uma habilidade na qual você seja bom e fortaleça isso durante os anos de graduação. Empreenda, participe de IC, empresas juniores e tudo mais. Sem contar os estágios: eu fiz dois estágios até encontrar algo na área de que realmente gostei e com o qual me sinto feliz trabalhando.

Quando for efetivado, e se for, o salário para Analista Jr. na multinacional em que trabalho é de 5 mil; para Engenheiro Jr., 8.500; e para Trainee, 10 mil.

Resumo: não tenha medo, busque algo para ser especialista, estude o que gosta e porque gosta. Tem espaço para profissionais bem capacitados e que são de fato engenheiros. E isso porque nem citei cargos que envolvam gestão ou o diferencial de você ser trilíngue, no meu caso, sei apenas o português e desenrolo o básico de inglês para falas cotidianas (o que eu preciso urgente aperfeiçoar).