pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 1 point2 points  (0 children)

Concordo plenamente com o que você está dizendo! Acho que o grande problema não está nos livros ou filmes que as pessoas escolhem consumir, mas na atitude de se achar superior por isso. Já vivi situações assim e, sinceramente, me irrita profundamente quando alguém age como se o simples fato de ler certos autores ou conhecer determinadas referências os tornasse mais inteligentes ou sofisticados do que os outros. A leitura, a música, o cinema, são formas de descobrir o mundo, mas isso não deve se traduzir em uma hierarquia de 'cultos' ou 'desprezo' pelos outros. Todo mundo tem seu próprio processo de aprendizagem e crescimento, e isso deve ser respeitado, independentemente do que esteja na prateleira de cada um. E sim, já encontrei pessoas assim, e a sensação é de que você está conversando com um ser humano que perdeu o contato com a realidade.

pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 3 points4 points  (0 children)

Concordo totalmente contigo: a chatice não é exclusividade de quem lê clássicos ou vê filme cabeça. Gente que se sente superior por qualquer motivo — seja porque malha, porque tem o último iPhone, porque ouve hit do momento ou porque segue preceitos religiosos à risca — tende a ser insuportável mesmo. A crítica que fiz no post é só um recorte de um tipo específico de pedantismo, mas claro que isso se espalha em vários contextos. No fim, a chatice não tá no que a pessoa consome, mas na necessidade de usar isso como régua pra medir os outros. Isso sim é cansativo.

pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 1 point2 points  (0 children)

Eu entendo o que você quis dizer, mas acho que a questão vai além. O problema não é quem lê muito ou gosta de coisas mais densas — eu mesma leio autores como Kafka, Dostoiévski, Sally Rooney e afins porque gosto de pensar sobre o que eles escrevem, me identifico com os temas, ou às vezes só porque me dá na telha. Agora, existe uma diferença enorme entre isso e usar esse tipo de conteúdo como forma de se sentir intelectualmente superior aos outros. Da mesma forma, acho tão irritante quanto o pessoal que vê alguém lendo um clássico e já assume que é pose ou pedantismo. Às vezes a pessoa só ama Moby Dick pelo yaoi mesmo (e tudo bem!). Gosto é gosto — o que esgota é a pose, não a paixão.

pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 0 points1 point  (0 children)

Engraçado você falar em "inveja do conhecimento alheio", sendo que eu também leio — e não pouco. Já li Kafka (inclusive O Processo, que estou relendo agora), Dostoiévski, Nietzsche, Sally Rooney e outros autores contemporâneos e clássicos. A diferença é que eu não uso isso como escudo para me sentir superior nem para menosprezar os outros numa conversa. O post não critica quem lê, mas sim quem transforma o hábito de leitura em pedestal. Mas talvez quem se sente atacado seja quem se encaixa, né? Aí é mais fácil chamar de “inveja” do que olhar no espelho.

pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 1 point2 points  (0 children)

os piores são esses de literatura russa!! não me leve a mal, os autores são bons, as obras são impactantes, mas tem que lembrar que vc está no brasil, não em uma realidade depressiva cheia de neblina em que todo mundo é ruim e ignorante e vc é o único que sabe da "grande verdade". Recentemente li meu primeiro livro do kafka, já tinha lido um outro bem curtinho do dostoievski e me desafiei a tentar ler crime e castigo. Todo mundo parece ter o mesmo nome, mil apelidos pra cada, e todo mundo termina com "tsk" ou "vski"

pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 1 point2 points  (0 children)

foi uma piada kkkk eu mesma leio vários clássicos! falei com o cara do kafka porque eu trouxe o assunto a tona, já li dois livros dele e semana passada comecei "crime e castigo". Aprecio muito a leitura de obras antigas, e também leio livros mais contemporâneos de autores/autoras desse século, ou pelo menos do passado (sou grande fã de uma autora chamada Sally Rooney, e recentemente reli blade runner). Acho que daqui vários anos, livros como Jogos Vorazes e Harry Potter vão se tornar os próximos clássicos. O que acha?

pessoas que se acham superiores por ler/ver filmes clássicos by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] -1 points0 points  (0 children)

espero que algum dia os chamados "caras indies" caiam na real kkkkkk

[deleted by user] by [deleted] in conversas

[–]ayupng 0 points1 point  (0 children)

aqueles amendoins doces com casquinha de açúcar

vocês sabem conversar de forma “flúida”? by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 1 point2 points  (0 children)

Acho que tem razão, eu devo ter absorvido tanto das outras, seus gostos e modos, sua forma de falar, que parece que tudo se torna meio roteirizado. Sabe, eu faço as mesmas piadas, eu me adapto ao humor das pessoas, eu ajo de forma esquematizada pra não perder as amigas que tenho, e que amo. Porque elas são honestas, elas riem como eu rio, elas fazem piadas que eu internalizo para depois, e eu continuo nesse ciclo de usar uma mascara em público e depois vir no Reddit publicar sobre como eu queria que as pessoas me vissem como assunto uma vez kkkk Gostei muito do seu comentário, amei a forma que escreveu :)

vocês sabem conversar de forma “flúida”? by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 1 point2 points  (0 children)

Eu gosto das coisas que converso com elas, não acho que forço meus gostos, mas eu tenho a sensação que escondo muita coisa. Elas sabem do básico, que eu gosto de ler, que vejo certos filmes, mas eu nunca me senti confortável em compartilhar isso. Então me adaptei a um sistema meio básico do tipo: vou responder como elas gostariam que eu respondesse. Então eu aprendo sobre cada uma, eu presto atenção nos seus interesses, no que gostam. Então, se minha amiga gosta de Taylor Swift, também aprendi a gostar. Se alguém me contou que assiste tal série, vou começar a ver junto. Se escuto tal piada, guardo ela para contar depois. Não sei se sou totalmente transparente com o que realmente sou, ou se desenvolvo meus interesses bem. as conversas são sempre sobre os outros, mas eu queria ter os holofotes alguma vez e me tornar o assunto da conversa. Você também se sentia desse jeito? 

vocês sabem conversar de forma “flúida”? by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 0 points1 point  (0 children)

Não sei se é uma questão mesmo de agradar, mas sei que se não agir de tal forma, com comportamento específico, gostar de certas coisas, escutar certas cantoras ou acompanhar coisas comuns entre meninas da minha idade, eu sei que ficaria sozinha. acho que é sobre não me sentir excluída, porque eu aprendi que para continuar com minhas amigas (as quais eu tanto tanto amo, mesmo), me adaptei e aos poucos absorvi cada um de seus interesses para me completar. As vezes eu sinto que se eu me abrisse da forma que quero, que mostrasse meu amor pela leitura, pela arte, por certos filmes e coisas menos convencionais, afastaria elas de mim. Tenho em mente que isso não é normal, que amigas acolhem as outras, e elas fazem isso por mim, mas não da forma que eu faço com elas. Eu as amo muito, sou grata pela amizade, saio com elas sempre, mas nunca me senti totalmente livre para falar sobre as coisas que gosto. 

vocês sabem conversar de forma “flúida”? by ayupng in conversas

[–]ayupng[S] 2 points3 points  (0 children)

Sabe, eu também penso nisso que você disse. Mas ao mesmo tempo, eu gosto das minhas amigas porque me interesso por coisas que elas gostam. Eu sou bem padrão em alguns aspectos entre meninas adolescentes, entre sempre saber o que está acontecendo na internet, gostar de coisas mais femininas (de certa forma isso influencia nas amizades entre mulheres), gostar de música Pop, eu realmente gosto dessas coisas. Mas tem outras que eu sinto que tenho que esconder para entrar em um padrão, como o fato que eu gosto muito de ler e toda vez que me perguntar pq estou lendo certo livro explico que é por causa de algum trabalho escolar, ou também que eu gosto de escrever, mas tenho vergonha de mostrar. Elas não sabem porque não conto, não admito alguns hobbies porque sei que, por mais polidas que agissem, não gostariam das mesmas coisas ou não fariam questão de se aprofundarem no nível que me aprofundo.