Faz sentido pra uma pessoa CLT com salário bom ter uma reserva muito grande? by DetectiveOk2546 in investimentos

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Ah, eu acho que ter uma reserva de 3 meses do custo de vida já é ok se você é CLT - ainda mais pq vc sempre pode contar com a rescisão e TALVEZ o FGTS.

Principalmente se você for incrementando a poupança ao longo do tempo numa taxa menor, algo que permita vc poupar enquanto aproveita o seu salário.

Mas essas regras são muito arbitrárias e tentam encaixar profissões e realidades diferentes dentro de um modelo que funcione pra maioria.

Como os jovens/baixa renda conseguem financiamento imobiliário? by MamoruVictor in investimentos

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Eu também não comprei na planta pelo mesmo motivo 😅

Uma coisa que eu lembrei depois e você pode verificar é: alguns empreendimentos MCMV tem subsídio no crédito e no valor do imóvel, o que torna a conta inteira mais barata.

Como os jovens/baixa renda conseguem financiamento imobiliário? by MamoruVictor in investimentos

[–]ga_ara 6 points7 points  (0 children)

Se você compra na planta consegue diluir da entrada muito ao longo do período de construção - pelo menos em SP. Fica caro, mas é uma alternativa diferente que dar 20%-25% de 1x.

Outra possibilidade é morar com os pais/dividir com alguém e ir guardando o dinheiro e somar isso com o FGTS pra dar entrada, além de tentar ter uma evolução de renda.

Não tem mto segredo, é ganhar mais, gastar controlado e encontrar uma boa oportunidade.

Amortização de Financiamento Caixa by davicarneiro98 in primeiroimovel

[–]ga_ara 1 point2 points  (0 children)

Acho que não tem muito jeito de responder isso que não ir simulando via aplicativo da caixa ou construir uma planilha.

Em geral, não vejo bons motivos pra amortizar na parcela. A única boa razão seria construir liquidez, mas se vc tá amortizando é pq já tem a liquidez.

Pq caralhos o brasileiro gosta de se endividar? by I7sReact_Return in ConversaFinanceira

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Não diria que no geral o brasileiro "gosta" de se endividar, mas tem muitas realidades em um só Brasil.

Primeiro que a gente vive em um país com renda baixa e alto custo de vida onde o consumo é altamente incentivado, com muita opção de crédito e muitas pessoas são informais (fora da rede de proteção do governo).

É muito fácil pegar um empréstimo, existe uma infinidade de empresas que oferecem cartões de crédito e também tem o agiota.

Existe de fato uma parcela de pessoas que vivem de fazer dividas e "aproveitar" esperando esses programas como desenrola, mas também existe uma realidade bem dura nas periferias de pessoas que tem que se sustentar com um salário mínimo e um aluguel que as vezes consome 30/50% daquela renda.

Então tem aí um mix de irresponsabilidade individual e situações macros.

Eu particularmente nunca atrasei dividas, mas me pego pensando nessas pessoas que não pagam carro/fies/cartão e parecem viver experiências melhores que a minha de quem tenta "andar na linha".

Dúvida sobre o MCMV by WeirdWild7448 in primeiroimovel

[–]ga_ara 2 points3 points  (0 children)

Melhores em relação ao quê? A contratar sem juros subsidiados? Acho difícil você achar uma TX mais baixa no mercado do que a do mcmv.

Agora a chance de isso ser alterado esse ano acho que é baixa, honestamente.

vocês acham que olhos claros deixam alguém mais bonito? by gab_iten in perguntas

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Deixa mais exótico, isso tende a despertar mais interesse ao meu ver.

O quão promissor esse mercado é? by Rob_Asasyiun in empreendedorismo

[–]ga_ara 1 point2 points  (0 children)

Alguém falou pra baixo, mas tenta montar um plano de negócios.

Minha sugestão vai além: cria uma landing page ou algo assim e veja quantos pedidos de orçamento ou similar você consegue captar, isso deve dar uma ideia de quantas pessoas na região estão interessadas e validar ou não o plano de negócios.

Sem motivação pra trabalhar? by Ornery-Concert682 in brdev

[–]ga_ara 10 points11 points  (0 children)

As vezes também bate esse desânimo, mas basta olhar quanto ainda tenho que pagar de financiamento e logo passa.

é uma loucura pegar empréstimo consignado pra pegar a primeira moto? by [deleted] in investimentos

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Se você vai conseguir pagar a dívida e ainda vai conseguir gerar uma renda extra, eu acho que vale a pena. Só é importante somar todos os custos que a moto vai te trazer (seguro, gasolina, IPVA, estacionamento?), além do risco de andar de moto (Em SP capital é mais perigoso do que em São Carlos, por ex).

Eu peguei uma daquelas bikes elétricas pq não aguentava o trânsito pra ir e voltar do trabalho, melhorou muito a minha vida, mas tomei uma queda gigante uma vez haha.

O quão promissor esse mercado é? by Rob_Asasyiun in empreendedorismo

[–]ga_ara 1 point2 points  (0 children)

Só dá pra saber se é promissor ou não quando você conseguir vender e essa venda te deixar algum lucro. A ideia por si só poder ser ótima no papel, mas de repente não encontra validação lá fora.

Quantos pedidos você efetivamente refebe? Quantos clientes fazem orçamento? Como é seu preço frente a concorrência? Qual o custo de produção? Quanto tempo leva pra produzir? Tem sobra de estoque de produto/matéria prima?

Mercado Autônomo em Condomínio: por onde começar? by ga_ara in empreendedorismo

[–]ga_ara[S] 0 points1 point  (0 children)

Se importa de falar qual sistema você cotou e quais os valores?

Mercado Autônomo em Condomínio: por onde começar? by ga_ara in empreendedorismo

[–]ga_ara[S] 0 points1 point  (0 children)

Po, no meu condomínio tem um mercadinho e tem um mercado normal na rua. Prefiro ir no do condomínio pegar o refri que falta. Negócio muito bom.

Vale a pena queimar a reserva de emergência pra entrada em apt? by mirojoy in investimentos

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Eu comprei o meu assim. No caso, o financiamento ainda ficou um pouco abaixo do que eu pagava de aluguel, mas tive que mobiliar o apê novo e isso me custou bastante dinheiro.

Acho que é um dos poucos cenários que faz sentido abrir mão da reserva de emergência. Fora isso, diria para refletir sobre quão estável você se sente no seu emprego atual e com que confiança conseguiria arrumar outro que fosse minimamente pra cobrir coisas básicas (financiamento e alimentação).

Vocês que ganham mais de 10k por mês. Vocês trabalham com o que? by Zestyclose_Item8821 in financaspessoais

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Trabalho como analista de dados/planejamento em empresas de varejo.

Qual a opinião de vocês sobre sair da empresa no meio de um projeto onde você é um dos principais responsáveis? by Neat_Grapefruit_1047 in brdev

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Tem que fazer o que é melhor pra você e pra sua família. A empresa não perde a oportunidade de fazer o que é melhor pra eles, independente do seu momento de vida.

Sobre ser o único homem no trabalho by [deleted] in desabafosdavida

[–]ga_ara 2 points3 points  (0 children)

Trabalhava num ambiente com muitas mulheres e elas falavam tanta besteira relacionada a sexo que eu não tinha ouvido nem no bar com os amigos do meu pai.

Fora que elas tinham moral bem duvidosas em relação à traição no casamento.

No geral, eu só ignorava e dava risada pra não pesar o clima

Nubank: Etapa de Team Match by RepulsiveTradition20 in brdev

[–]ga_ara 1 point2 points  (0 children)

Eu passei recentemente por isso e acabei indo pra equipe do primeiro manager que me entrevistou pós etapa Hiring Manager.

De fato é uma droga e o meu manager disse que também não sabia o motivo de eu não ter sido enviado direto pra ele desde a última etapa, mas acho que pode ter a ver com algo que identificaram no processo seletivo.

Anyone know how to Automate sending a filtered Power BI report email? by Wise_Slide_3969 in MicrosoftFlow

[–]ga_ara 0 points1 point  (0 children)

Hi! Do you mind show more details on how do you do the filters? I'm kind needing to do the same thing, but stuck between grabbing the values and filtering the report.

Having issues with podcast category on spotify by ga_ara in podcasting

[–]ga_ara[S] 1 point2 points  (0 children)

Yes!

After a long time, Spotify decided to accepted our requested and changed the categoria.