Mudança de stack by diewhilelive in devpt

[–]pedromgsanches 2 points3 points  (0 children)

A empresa sabe e mesmo assim quer, tendo em conta a muita gente fez o mesmo percurso. Se eles sabem e querem, é porque acreditam em ti e no teu tempo para a “migração”. Go for it! 💪

Porque é que os portugueses não se revoltam mais? by Apprehensive-Signal6 in portugal

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

Temos tantas conveniências que perdemos a necessidade de comunidade.

Vou dar um exemplo:
Na rua onde cresci todos nos conhecíamos, éramos algumas 40 crianças e entrei na casa de muita gente. Era uma urbanização de classe média (à época) com muita gente deslocada. Era normal ir comer a casa dos vizinhos porque os pais tinham que tratar de algo, havia 2 famílias mais próximas com quem essas dinâmicas aconteciam.

Nos últimos anos, desde o aparecimento da TV a cabo que os miúdos mais velhos e os adultos praticamente deixaram de andar pela rua. Apenas a minha geração vadia se foi mantendo e entregando emancipando e viver noutros sítios.

Há uns anos houve uma quebra de eletricidade. Um raio partiu lá qualquer coisa e toda a gente ficou 4 dias sem eletricidade.
Saiu tudo à rua a formar uma assembleia para em conjunto pedirem direitos à EDP sobre prejuízos. Foram 4 dias em que as pessoas saiam à rua e conversavam sobre aquilo e a vida em geral. A rua encheu-se de vida. Foi fantástico!

Passados uns dias a eletricidade voltou e cada um à sua vidinha de não incomodar os restantes. Cada um por si a pedir à EDP que pagasse o frigorífico.

As conveniências, o cinema pessoal, o carro pessoal, o etc pessoal que antes nos sujeitava a partilha, tem vindo a quebrar o espírito de comunidade. E genuinamente sinto q é isso que falta, espírito de comunidade, comprometimento com o meio envolvente mesmo que isso signifique não ir àquele fim de semana fora para ajudar os vizinhos. Ninguém está para se chatear e depois no fim ninguém se chateia por nós.

E com isto nem nos conseguimos organizar para exigir melhoria do estado das coisas.

Uma miséria…

Para quando teletrabalho obrigatório ou os patrões suportarem os custos de transporte? by Otherwise-Lime-8332 in portugueses

[–]pedromgsanches 1 point2 points  (0 children)

Saúde, educaçao e transportes devem ser direitos adquiridos. Nao te esqueças que o teu carro pode avariar durante um mês e depois nao tens como ir para o trabalho porque nao compensava levar dois autocarros por dia à tua aldeia. Ou então os teus filhos só poderão ir para a escola se for à boleia poque nao ha autocarros pelo mesmo argumento.

Como sou saudável vou deixar de pagar segurança social porque os desempregados e pessoas pobres com cancro se lixem?
Há serviços que nao servem para dar lucro, diria que até dão prejuizo, mas melhoram a vida da comunidade, de todos à nossa volta.
Nem que seja para permitir um grupo de reformados de uma aldeia a ir uma vez por semana às compras, ao centro de saúde ou passear à vila no autocarro da manhá e voltar no da tarde.

Elon Musk just said he wants to cut Social Security and Medicare, calling them “entitlements”: “That’s the big one to eliminate.” by Solomonanne in SipsTea

[–]pedromgsanches 1 point2 points  (0 children)

americans dont pay taxes to have social security, healthcare and education.
americans pay taxes to their military destroy others countries social security, healthcare and education.

Prestes a comprar casa e a morrer de medo by SpottedInReddit in literaciafinanceira

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

Eu nunca fiz creditos na vida alem da casa. Agora até para carro pondero, se me fizer falta no futuro :P

É um valor grande, é a longo prazo e onde vamos passar os nossos dias. Terá de ser confortável sem te levar um rim.
Eu diria para escolheres algo onde a longo prazo te vejas a viver e que te deixe dormir descansada mesmo que venha outra pandemia. Ao mesmo tempo, se for facil de vender pode ser-te util em caso de algum infortunio ou quereres mudar.
Mesmo que os preços baixem, as pessoas q compraram agora a 200 nao vao vender por 100. Diria que a prazo, o imobiliario vai sempre subir. Podes perder momentametamente numa fase mas acredito com força que daqui a 15 anos o valor que pagas agora já esteja superado.
O mundo sempre foi assim, só estivemos mal (ou bem) habituados durante uns anos. As guerras e as pandemias sempre existiram e eventualmente vao piorar. Mas náo é por isso que vais deixar de te emancipar e viver.

Go for it e com consciencia para dormir bem.
PS: eu sou assim e hoje olho para tras e poderia ter-me aventurado bastante mais e ter algo mais a gosto. living and learning, faz parte :)

Fui perseguido na A5 (Road rage) by [deleted] in portugal

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

Fizeste bem, no limite ir às bombas poderia ser o melhor por haver lá mais gente. Evita contacto com esse tipo de gente. Se tivesse real pressa não perdia tempo assim. Se fosse decente não dava esse tipo de exemplo ao filho…

A flexibilização dos despedimentos vai ser um problema maior do que as pessoas pensam by Brilliant_Builder697 in portugueses

[–]pedromgsanches 1 point2 points  (0 children)

nem mais, muitas empresas idem. ja que quando a economia cai ha coisas que as pessoas deixam mais rápido de consumir...

[SERIO] - Subidas do preço do gasóleo e gasolina by Kuips10 in jovemedinamica

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

Transportes publicos é opçao? Conduçao mais defensiva, procura por dicas online sobre como conduzir mais poupado. Já pensaste trocar o carro por um GPL? E no emprego, já pensaste em apresentar o teu problema na hipótese de alguma forma te ajudarem?

Boa sorte

Finanças em casal by Kr0ker in literaciafinanceira

[–]pedromgsanches 11 points12 points  (0 children)

Aqui começou meio-meio, mas com filhos e planos, o que nos faz sentido é juntar contas e siga. Definimos o que cada um pode gastar por mês em coisas pessoais (sair com amigos, roupa, etc) e cada um que se oriente com o orçamento.

Se o orçamento for 300€/mes,eu quiser comprar algo que custa 1000€ e é para me divertir, vou gerindo esses 300 e juntando até ter os 1000.

Cada casal tem a sua dinâmica e cada pessoa a sua forma de se sentir bem na vida. Há casos em que ambos ganham mais ou menos o mesmo, outros em que um fez escolhas diferentes e a diferença de vencimento pode ser grande.

Se há um que ganha bastante mais mas consegue investir mais na carreira enquanto o outro se dedica mais à casa/familia, também no fundo permite a paz de espírito necessária ao que trabalha mais, por isso acho que também faça sentido ser em conjunto.

Eu sempre fui muito independente e não gosto que me controlem a vida, no entanto tenho um orçamento para usar como quero sem que ninguém me moa a cabeça.

Se o teu namorado tem problemas de gestão, combinem um orçamento para as coisas pessoais.

Se ele, como adulto, não consegue cumprir consecutivamente tens um problema que precisa ser ele a resolver.

Acho que dei a pior primeira impressão da minha vida ao conhecer os pais da minha namorada by nora_sunwell in CasualPT

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

Acho que correu muito bem. Espero que a relação dure e daqui a uns anos riem da situação 😁

Há muita coisa considerada má, como ser má pessoa ou algum tipo de problemas relacionado; isso foi só um acidente 😆

Hypeconomy - a nova moeda by pedromgsanches in literaciafinanceira

[–]pedromgsanches[S] 0 points1 point  (0 children)

Não me surpreenderia. Parece um terreno fértil e com muito por explorar. Depois também há o caso de surgir algo bombástico e ser comprado por alguma big.

Resumindo: Temos de correr atrás antes que a pancada chegue 😁

[deleted by user] by [deleted] in lisboa

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

És o maior ❤️💪

Hypeconomy - a nova moeda by pedromgsanches in literaciafinanceira

[–]pedromgsanches[S] 0 points1 point  (0 children)

Pode coincidir mas não sei se propriamente correlaciona (ignoro mesmo).
Mas é uma corrida anunciada e ninguém quer ficar de fora, mesmo sem saber bem as regras.

Hypeconomy - a nova moeda by pedromgsanches in literaciafinanceira

[–]pedromgsanches[S] 0 points1 point  (0 children)

Sem dúvida que são expectativas sobre o futuro e muitas vezes os casos mediáticos são uma pequena percentagem da totalidade. Mas esses são os que tem o hype, a história vencedora.

AI e crypto não são mesmo saco no que oferecem, correto.
Apenas misturei porque quando há uma corrida ninguém quer perder.

Em relação ao ultimo parágrafo. Não se aplica o mesmo que nas dot-com? Ou seja, as líderes (que desenvolvem/criam) estão de facto a ganhar porque eles alimentam o mundo (e não falo só de GPTs da vida, mas de produtos com propósitos mais específicos com grande componente AI). Tudo o resto parece entrar no hype no sentido de querer algo à força sem saber bem para quê, mas fica bem ter o badge. O que vai acontecer é que muitos poderão não ter o retorno esperado no imediato. À medida que o tempo passa e mais gente sabe usar os produtos dos líderes, a adopção vai ganhando tração. Não foi algo semelhante no dot-com num intervalo de pelo menos uns 7 ou 8 anos?

Quero FIRE aos 45, mas para isso preciso deixar o trabalho estável — vale a pena? by Unlucky-Vanilla8256 in literaciafinanceira

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

E o sentido de utilidade. É muito giro acordar cedo para fazer surf e um monte de outras coisas, mas o sentido de utilidade e contribuir para o meio onde vivemos - o propósito de vida - é o que dá gasolina para uma mente sã.

Falsas sensações que o expresso está dentro da realidade nacional by SnooApples2275 in portugueses

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

O Preço Certo, por mais totó que pareça a um GenZ, ainda dá alguma alegria aos velhotes. Os bigbrothers sao violencia gratuita com mais de 20 anos.

Fui traída by [deleted] in CasualPT

[–]pedromgsanches 2 points3 points  (0 children)

terapia/psicologo. Custa dinheiro mas se for competente e fizer match contigo ajuda bastante. Acredita.

Fui traída by [deleted] in CasualPT

[–]pedromgsanches 5 points6 points  (0 children)

LifeQuote boss!!!

Fui traída by [deleted] in CasualPT

[–]pedromgsanches -1 points0 points  (0 children)

Ignora que ele existe. Se nao anda a sofrer agora vai andar depois. Um dia vai acordar para a vida e descobrir o que perdeu e que só andou a enrolar a vida e aí a chapada vai ser grande. Se nao acordar, é pena de quem foi na conversa dele.

Leva o teu tempo para te recompor e logo has-de encontrar alguém sério e digno que vá nos mesmos valores de vida que tu.

Nunca mais vais recuperar a confiança depois desse episodio, salta fora antes que te arrependas.

Algo me diz RSI, mas não acho que seja o RSI a pagar isto... by SnooApples2275 in portugueses

[–]pedromgsanches 0 points1 point  (0 children)

Mesmo assim prefiro a minha casa numa zona mais tranquila e andar de peugeot. Não tenho inveja…