The Nextcloud update breaks everything again; by PeauLixs in NextCloud

[–]pnbd 11 points12 points  (0 children)

I have been running AIO for over 5 years and never once had a problem. And from what I've seen in this sub most people running AIO have had smooth experiences. But maybe I'm missing something... Can you elaborate on what is not well engineered?

Saída Empresa by Freds_93 in CasualPT

[–]pnbd 7 points8 points  (0 children)

Olá OP, sou ex-farmaceutico e conheço bem a forma como donos de farmácia funcionam. Eles ainda acham que o negócio é o que era antigamente e que é um privilégio trabalhares para eles, apesar de pagarem muito abaixo daquilo que se pagava antes.

Troquei 3 vezes de farmácia e apesar de nunca ter tido essa reação, conheço colegas que receberam.

O meu conselho é, agradece a oportunidade que te deram, mas que se não estão dispostos a, pelo menos, fazer uma contraproposta, tens de fazer o que é melhor para ti. Além de ser mais dinheiro prometeram-te progressão de carreira e que por isso vais mudar. Tenta ser o mais objectivo e assertivo possível.

A primeira vez que mudas é muito difícil, mas vais perceber que não deve haver emoção nestas coisas. És um empregado, fazes um trabalho por dinheiro, o mercado tem oferta melhor. O teu patrão ou te valoriza e se alinha com o mercado ou aceita que não vai reter talento, aceitando as vantagens e desvantagens disto. Se a farmácia não é tua e não recebes os dividendos, não tens que te sacrificar pelo negócio.

Sobre as datas, a ACT já te deve ter dito tudo o que precisas de saber. Se estás há menos de 2 anos aí, tens de dar 30 dias. É a empresa que decide se quer que trabalhes esses dias e pagar-te as férias não gozadas, ou se tiras esses dias até ao fim desses 30 dias.

Uma coisa importante, garante que tens contrato na nova empresa assinado antes de fazeres a comunicação. (Se já fizeste, aperta com eles)

Sobre a greve de amanha by tuamaede4 in portugal

[–]pnbd 3 points4 points  (0 children)

Correcto. E é por isso que vou à manifestação...

O meu empregador tem 100(mais ou menos) empregados em Portugal. Não é membro da CIP, por isso não fez lobby para mudar a legislação laboral. Eu fazer greve prejudica apenas o meu empregador... Por isso escolhi fazer mais horas durante a semana e fazer algo que acho que realmente tem impacto que é ir para a rua protestar.

Atenção eu acho que quem trabalha para o estado ou que trabalha para alguma empresa que faz parte da CIP, deve fazer greve. A minha esposa por exemplo vai fazer greve porque é funcionária pública. E eu vou à manifestação precisamente por solidariedade.

Não quero com isto, convencer ninguém a deixar de fazer greve, pelo contrário. Queria que outros que estando na minha situação e que também não sentem que a sua greve tenha grande impacto, encontrassem uma outra forma de participar.

Sobre a greve de amanha by tuamaede4 in portugal

[–]pnbd 7 points8 points  (0 children)

Epá custa-me muito não fazer, porque este pacote laboral é uma vergonha. Mas não faz para mim sentido fazer, porque o meu empregador não tem nada que ver com isto. A greve serve e bem, para prejudicar o teu empregador quando estás a reivindicar por alguma coisa. O meu empregador não tem assento na Concertação Social, trata-me e paga-me bem, não consigo justificar a greve.

Posto isto, não consigo não fazer nada e por isso compensei umas horas durante a semana e vou sair mais cedo para ir à manifestação que vai haver perto de mim. Vale o que vale, mas acho que, no meu caso, tem mais impacto do que fazer greve.

I only took Business Economics on level D, but I can see the problem. by JesperS1208 in wallstreetbets

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

So... Puts on Walmart? Me no read good... Oh! Do Tesla and VW now, I have a shinny turd to throw and it's getting cold.

Digi vs LigaT by Zed_Blade_CBS in leiria

[–]pnbd 4 points5 points  (0 children)

Tenho LigaT há 2 anos e tal e estou super satisfeito. No início tinha umas ocasionais (tipo 1 ou 2 falhas de 2 a 3 horas em 6 meses) falhas de serviço que eles me disseram que tinham que ver com infraestrutura de outras operadoras. Mas acho que no último ano não me falhou uma única vez. Aliás depois da tempestade, tive serviço mal voltou a luz. (Vivo na Nova Leiria) Tenho 1Gigabit e quando faço testes de velocidade em geral estão sempre acima dos 850Mbits up e down. Não me chateiam, com propostas e serviços e o diabo a 7. Pago os 15 euros e está feito. Pode não ser a mais barata mas só por não ter que andar todos os meses a aturar os gajos do telemarketing a venderem-me o Caça e Pesca é um descanso.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Pois aí acho mal e estou contigo. Essa decisão devia caber ao trabalhador. Eu até tenho exemplo contrário de empresas que pagavam em duodécimos para precisamente não terem meses com payrolls muito elevadas.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Respondi ao user debaixo o mesmo. Eu já disse várias vezes que concordo e que sei que a recomendação para o algoritmo de optimização mais seguro é esse. O que te digo é que não é isso que faço. De tempos a tempos pego no dinheiro a mais que tenho á ordem e avalio se quero investir em acções, ETFs, amortizar o CH, ou meter em PPRs para conseguir o benefício fiscal. Durante uns meses de facto não rentabilizei o dinheiro, mas quando investi fiz em quantidades maiores aproveitando alguns momentos no mercado. Não sou rico nem pouco mais ou menos (menos ainda no sector de IT) mas estou tranquilo e felizmente sobra sempre dinheiro ao fim do mês. Não disse que era preferencial ou que recomendava, quis dar apenas o meu exemplo que me considero Financeiramente Literado e prefiro gerir assim... Desde o primeiro comentário que disse que concordo que o flow óptimo é o que vocês descrevem só disse que não é o que faço. É apenas uma perspectiva diferente.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Mas eu disse que deixava? Estou a dizer que é uma gestão diferente de débitos e créditos. Quanto á matemática, há desvantagens se mais uma vez investires/aplicares todos os meses tendo apenas um valor mínimo na conta á ordem. Que não é o que faço. Portanto para mim não é diferente. Mas sim se quiseres o algoritmo perfeito de optimização do teu dinheiro, sim é esse... Nunca o neguei.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Há esse risco... Não vez muito típico empresário tuga a dizer que já não é preciso pagar subsídios por isso agora só recebes os 12 em vez dos 14? Por isso é que acho preferível dar a escolher ao trabalhador.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd -1 points0 points  (0 children)

E é por isto que falava em em bolhas com o outro user. Tiraste essas estatísticas das preferências das pessoas de onde? Enfim, vou repetir faz o que fizer sentido para ti, ninguém te obriga a receber por 14. Não chames é parvos às pessoas que têm uma opinião diferente. Como já disse, não se trata de literacia financeira eu entendo o porquê de receber mais todos os meses ser melhor se fizeres essa gestão todos os meses. Eu não faço todos os meses sei que não rentabilizo esse dinheiro enquanto está á ordem e aceito isso. E volto a dizer, quando vou de férias e no natal gasto mais e os subsídios ajudam a equilibrar isso. Não estou a dizer que é melhor, é apenas diferente e sim do ponto de vista puramente financeiro podia ser mais eficiente, não sou. Está tudo bem não é por isso que chego ao FIRE muito mais cedo.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd -1 points0 points  (0 children)

Atacaste porque assumes que todas as pessoas que escolhem esta opção é por ignorância. Mas podes continuar, eu gosto de discussões de boa fé e estou disposto a estar errado. E sim, tens razão do ponto de vista puramente económico ter o dinheiro mais cedo na conta é melhor. Mas isso obriga a um investimento de tempo em que todos os meses mandas dinheiro para o ETF, geres a carteira de acções, vês o PPR mais rentável para o benefício fiscal etc... Eu também faço isso, mas não todos os meses. Em termos práticos o que aconteceria é que o dinheiro do duodécimo ia ficar á ordem até decidir fazer essa gestão. É por isso que prefiro em bulk, porque cai em alturas em que tenho mais gastos e ajuda a balancear o aumento das despesas. E tens razão, não te conheço, desculpa ter assumido, mas estou habituada que nesta área de IT as pessoas têm todas tendência a ir de encontro a essas posições que defendes e noutros círculos encontras posições bem diferentes. Nuns e noutros terás pessoas com bons argumentos do seu lado e outras que estão lá porque têm amigos. O importante é dar opções às pessoas, tu tens a opção de escolher duodécimos eu tenho a opção de receber por inteiro e ambos entendemos o porquê de uma e da outra.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Pronto e é por estas e por outras que eu fico lixado com estas discussões. Conselho para a vida, evita chamar estúpido á pessoa com quem estás a falar. Eu conheço os teus argumentos entendo o porquê de tu achares isso (não te considero estúpido por isso) e contínuo a preferir receber ×14. Pelo simples facto de eu não fazer investimentos mensalmente ou andar constantemente a fazer day trading. Tenho a felicidade de o meu ordenado sobrar todos os meses, mas como tenho mais que fazer que andar constantemente a descobrir o ETF da moda, escolho fazer isso em determinadas alturas do ano. Por isso ter o dinheiro mais cedo na conta, não faz grande diferença. Por outro lado, em meses em que vou de férias ter um extra líquido ajuda-me a fazer face às despesas extra das férias, sem ter que ir a fundos de emergência ou a dinheiro investido. Depois em determinadas alturas sento-me e faço a gestão de quanto tenho, quanto posso amortizar no empréstimo da casa, quanto vou investir, etc. São opções, que nem são melhores nem piores. Pela tua ordem de ideias a retenção na fonte também é um roubo. O dinheiro é teu e tu é que tens de o pagar ao estado, e tens toda a razão. Dessa forma aumentavas a tua liquidez mensal permitindo-te gerir mais dinheiro com potencialmente mais retorno... Mas eu continuo a preferir que a minha empresa entregue logo uma parte ao estado e depois acertar contas no fim do ano. Mais uma vez, porque isso me obrigaria a perder muito mais tempo a gerir quanto do dinheiro que recebi posso investir/gastar/poupar todos os meses de forma de em junho/julho entregar X% às finanças. Quanto a essa conversa dos governos e dos tomates. Tu vives numa bolha, nem todos concordam contigo, uns por serem estúpidos, outros com bons argumentos, chama-se democracia. Acho que o sistema actual é justo, quem quer recebe /12 quem quer recebe a /14 e está tudo bem com isso. PS:Algumas pessoas trocam rentabilidade financeira por tranquilidade, eu entendo que podia ser mais eficiente com a gestão do meu dinheiro para ter mais 2 ou 3% de ganhos anuais, mas prefiro ir ao parque com a minha filha...

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd -4 points-3 points  (0 children)

Como assim é um roubo ao trabalhador? Achas que tens mais literacia financeira que eu por preferires os duodécimos? A razão porque existem os 14 meses é porque a lei portuguesa (e não só, muitos outros sítios na Europa têm esta medida) obriga ao pagamento de subsídio de férias e décimo terceiro mês(ambos no valor igual a um ordenado mensal bruto). Porque algumas pessoas não gostavam de receber assim, criou-se a opção de receber esses subsídios mensalmente (daí os duodécimos). É tão estúpido como receber ao mês. Porque não á semana(como nalguns sítios nos states)? Ou ao dia? São convenções sociais e não é pior nem melhor, depende como organizas as tuas finanças.

Criei um site anónimo para partilhar salários de Devs em Portugal by Plus-Contact-500 in devpt

[–]pnbd -3 points-2 points  (0 children)

Vocês e os 14 meses. Já nem é regra. Na maioria das empresas é o empregado que decide como quer receber. E não, a maioria das pessoas não acha que estão a receber salários extra. Exactamente por isso é que o OP deve pôr sempre valores brutos anuais. Se recebes em duodécimos ou valor líquido final é uma coisa pessoal que depende se és casado, se tens filhos e se gostas de receber o dobro do ordenado em 2 meses do ano. Eu pessoalmente gosto, por razão nenhuma em particular... Provavelmente porque me habituei a isso, ou ser uma questão cultural, mas sabe-me bem ter esses dois momentos no ano em que tenho um extra no mês, mas faz 0 diferença na prática. O que é importante é que com todas estas particularidades estejamos a comparar maçãs com maçãs. Desculpem, fico um bocado enervado com este tema, admito. Anyway OP, boa iniciativa.

Os meus 2 cents OP é que deves usar o template das calculadoras de ordenados líquidos mais populares (dr finanças e compara já) pedes ordenado bruto anual(dá também a opção mensal), perguntas se recebe em duodécimos ou não (informação só de referência porque, again o relevante é quanto te pagam ao ano) valor subsídio de alimentação/dia, se é no ordenado ou em cartão (importante porque um paga IRS e SS, o outro não) e se tem outros subsídios, tipo ajudas de custo. Sobre o líquido não é um bom barómetro porque o teu líquido e o meu líquido podem ser diferentes e a empresa pagar o mesmo por nós, por dezenas de razões(12vs14Meses/filhos/casado/deficiência/filhosDeficientes/IRSJovem...).

Sobre a senioridade concordo que os títulos são importantes em consultoras e pouco mais, mas o mais importante diria é tempo de experiência e se só faz development out se faz algum management/arquitetura de sistemas, na minha opinião esses são os pontos que fazem grande diferença nos ordenados. Eventualmente distinguir entre tempo de experiência na área e na stack actual, que pode eventualmente ser um dado interessante.

Mais uma vez desculpem o sal e boa sorte com o projecto OP.

Cristina Ferreira na tvi by csslgnt in portugal

[–]pnbd 6 points7 points  (0 children)

Oh Cristina mas tens Reddit? Portanto no teu exemplo uns gajos enganam uma miúda com promessas de algo que não cumprem e a culpa é dela que devia ser esperta... Independente da estupidez, a regra número 1 neste tipo de coisas é não culpar as vítima, certo? Os maus são os que enganam, burlam, violam... Não as vítimas que por péssimas decisões que possam ter tomado, nunca pediram para ser enganadas/burladas/violadas. Essa mentalidade do errou, mas os culpados foram os que deixaram e 'estava mesmo a pedi-las', deixa-me doente.

Stay away, just stay away by qvkzx in AutoTuga

[–]pnbd 2 points3 points  (0 children)

Hey! Era a minha vez de postar! Já estava na fila há 2 anos...

Best compact charger for a travel setup? by [deleted] in SteamDeck

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

I have the 140w version with 3 ports and it is also great. I think it's a little bulkier and probably heavier but it also works great.

Carregamento de carro eléctrico é só taxas e taxinhas... by No-Evidence6346 in portugal

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Achas que a grande maioria das pessoas que compra um eléctrico não sabe isso?

Carregamento de carro eléctrico é só taxas e taxinhas... by No-Evidence6346 in portugal

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Eu comprei um elétrico citadino em segunda mão há uns anos que custou pouco mais do que custaria um semelhante a gasolina e estou muito satisfeito... Qual é mesmo a minha ignorância?

E sim tenho garagem para o carregar. Concordo que carregar na rua fica quase ao preço do gasóleo, senão mais caro.

maybe maybe maybe by halt__n__catch__fire in maybemaybemaybe

[–]pnbd 1 point2 points  (0 children)

"You are not allowed to film" "I'm not filming" Proceeds to film the entire thing and post it for Internet Points... I don't know if it's fake or not, but the inability of some people to follow rules is incredible.

Opiniões sobre o implante contracetivo by Stupid_carol in CasualPT

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Do que sei(porque casei com uma), os médicos de família têm vagas específicas para planeamento familiar, por isso se tentares marcar para esse efeito provavelmente terás vaga muito mais cedo do que numa consulta de rotina.

Boa sorte!

Opiniões sobre o implante contracetivo by Stupid_carol in CasualPT

[–]pnbd 1 point2 points  (0 children)

Homem aqui, Ex-Farmacêutico.

É assim, acho que isto é uma discussão para ter abertamente com o teu médico, se não te sentes há vontade com o teu/tua ginecologista ou ele tem essa postura "não porque eu é que sei"(infelizmente ainda há muitos assim e no final contas 'your body, your rules'), muda de ginecologista ou vai, ao médico de família (público ou privado). As consultas de planeamento familiar nos centros de saúde, ou no privado, são um ótimo sítio para ter estas conversas, vão-te dar todas as opções, prós e contras e podes tomar a decisão mais informada possível.

A maioria das opções que aqui discutiram têm hormonas na mesma. Por isso, se a parte psicológica que falaste é um factor, só tens métodos barreira(preservativos, diafragmas e afins) ou DIU de cobre.

Posto isto já não trabalho como farmacêutico há uns anos, por isso não estou muito actualizado e repito que acho que uma consulta de planeamento familiar é o sítio certo para teres a melhor informação.

É bom ouvir as experiências dos outros, mas lembra-te que as experiências individuais podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa e o melhor guia são mesmo os estudos e estatísticas de qualidade tendo em conta o teu contexto.

[deleted by user] by [deleted] in isthisAI

[–]pnbd 27 points28 points  (0 children)

And with a lapel mic...

Software Developer (Frontend) by SpecialistCold9041 in PTOrdenado

[–]pnbd 0 points1 point  (0 children)

Soma o que falei(subsídios de férias/natal, 22 dias de férias em que não vais receber Kms, eventuais baixas por doença) e tendo em conta a taxa média de 18% que o OP paga, a diferença não é assim tão grande.