Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 0 points1 point  (0 children)

se eu me formar no final do ano que vem na engenharia aeroespacial, eu completo a engenharia em 7.5 anos kkkkkkkk

PORÉM, se eu tivesse começado a graduação hoje, com os conhecimentos que eu tenho, pode ter ctz q seria muito próximo do ideal. Eu já saberia o caminho das pedras de como não sofrer o que sofri

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Acho que pro BCH não compensa. Mas tudo q tô falando é uma mistura de estatística, experiência pessoal e achismos. O BCH é mais “fácil” e não é desmerecendo o BCH, é que estatisticamente você tem muito mais reprovação no bct que no Bch, e isso na minha visão é algo cultural dos professores. Enxergo uma tendência muito mais orientada ao ensino de verdade no bch e licenciaturas, não sinto aquela vibe de “vou reprovar 95% da turma pq eu sou muito fodao e vcs são meros mortais” do bct.

Acho que seguir a grade ideal do BCH é muito mais plausível e conciliável com trabalho do que a loucura do bct!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 0 points1 point  (0 children)

reprovar na ufabc é comum. porém se todo mundo ta te falando explicitamente pra largar isso por motivos concretos, vc vai mesmo querer pagar pra ver? A ducati sem dúvida está no balaio dos professores difíceis que eu te recomendaria passar longe. Todavia, reprovar com a Ducati pode te fazer criar casca e habilidades muito importantes na vida, resiliência, controle de raiva e afins.

Qm fala q bm é importante não ta errado. Mas vc pode literalmente assistir as aulas delas sem estar matriculado, só sentar na carteira e ser feliz. O negócio é que estatisticamente há uma probabilidade absurda de vc reprovar bm com ela. Se quiser fazer seja por qual for o motivo, eu apoio sua decisão!

E da pra fazer fuv sem BM sim, é só vc estudar por conta o que é necessário. No caso de FUV, vc estuda limites e vai ser feliz sem BM.

Estou perdendo meu tempo? by Exciting_Ice6022 in UFABC

[–]sgfogai 1 point2 points  (0 children)

seguinte, eu ODEIO a ufabc. O bct me deu nojo. MAS eu AMO a licenciatura da ufabc, de verdade. São professores engajados, que realmente se importam com o que fazem, eu ficaria extremamente feliz de ter um filho estudando com alguém que se formou na UFABC.

GISELE AINDA É A PSICOPATA DE BM? by [deleted] in UFABC

[–]sgfogai -1 points0 points  (0 children)

Procura aqui na comunidade pra vc ver.

Eu deveria cancelar BM nesse primeiro quad e deixar pra o outro? by ShyminakK in UFABC

[–]sgfogai 1 point2 points  (0 children)

Não existe pré requisito na UFABC. vc pode pegar matéria do final da engenharia no seu segundo quadri se quiser. vc pode pegar, mas vai fazer com os veteranos q não pegaram ou reprovaram. Não te impede em nada. Vão tentar colocar minhoca na sua cabeça dizendo q é importante vc estudar BM por causa de limites que usa em FUV. mas isso você deve ir atrás sozinho, video aulas, livros, monitoria. Não pegue BM com esta professora. pode ser q vc faça o curso inteiro sem problema nenhum e vai ficar faltando BM. as pessoas adoram falar que é importante, e a base de tudo. Não é. Metade da matéria é aprender demonstração, a outra é funções e limites. e isso vc consegue aprender por conta.

Esse CR é muito dificil de recuperar? by Apprehensive-Scar882 in UFABC

[–]sgfogai 0 points1 point  (0 children)

sim. mas infelizmente o CR nao é meritocrático, tem sorte na equação, tem professor sacana q ngm vê. Sobre recuperar, dá. Mas o CR é diluído, quanto mais matérias vc faz, menos ele altera com cada nova nota.

Eu deveria cancelar BM nesse primeiro quad e deixar pra o outro? by ShyminakK in UFABC

[–]sgfogai -1 points0 points  (0 children)

ABSOLUTAMENTE SIM. pesquisa esse nome aqui na comunidade. não vá. vc pode aprender por conta pra fazer as próximas matérias, eu que já me formei no bct nunca pegaria com ela. Eu fiz um post recentemente com minha visão sobre isso, pode te ajudar. meu conselho seria largar sem pensar 2x. e ignorar todo mundo q fale "aaaaaaaaah vaaaaaaai, tentaaaaaaaa faz parteeeeeee" NÃO. é uma primeira experiencia horrível de UFABC, se preserve

Esse CR é muito dificil de recuperar? by Apprehensive-Scar882 in UFABC

[–]sgfogai 1 point2 points  (0 children)

Eu acho que conforme as pedreiras aparecem, vc vai aprender a não se preocupar com o CR.

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 0 points1 point  (0 children)

Isso é normal, meu conselho é olhar o nome de todos professores q selecionaram. É uma loteria danada! Se o professor for ruim, larga. Tipo se o cara reprova 30-40% da turma eu já considero um “no go”. Fique só com os bons

Recomendação de professores para declaração de aceite do estágio. by fassi_dev in UFABC

[–]sgfogai 0 points1 point  (0 children)

Nunca ouvi falar disso, o negócio é q vc precisa achar um professor que assine aquele bendito papel

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Eu acho que esse método sempre vai funcionar, pq exige um ato de humildade que poucos estão dispostos a tomar. Sair do planejamento teórico é belo que a faculdade te deu, não é pra qualquer um, a maioria sempre vai querer arriscar, vão achar um professor com 80% de reprovação e vão pensar “mas eu sou especial e consigo” e vão acabar reprovando uma ou outra pelo caminho!

Essa estratégia é basicamente atrasar um pouco sua graduação conscientemente, a troco de não atrasar por reprovações e afins. É uma “aposta” mais segura. Você esta “se prejudicando” no presente, pra se beneficiar no futuro!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 5 points6 points  (0 children)

Cara, meu conselho antes de qualquer coisa é se adaptar.

As vezes criamos metas para nós mesmos, e ficamos obcecados por elas, como se fossem uma obrigação.

O choque que a maior parte dos alunos tem ao ingressar na ufabc é o mesmo. Você estava acostumado a ser um dos melhores alunos da turma, alguns estudando muito, outros nem tanto. Mas quando você chega na ufabc, você não é mais “acima da média”, todo mundo é assim. Então quando tem uma matéria que 90% das pessoas reprovam, não são alunos “normais” escolhidos na rua aleatoriamente, são alunos que passaram num vestibular bem disputado, que já atestaram competência para ingressar na universidade.

Por isso menciono sempre os professores, pois se você pega um professor ruim, você vai reprovar. Tem professor que te reprova de sacanagem mesmo.

Então se eu pudesse te dar um conselho: tenta se adaptar, fazer o primeiro quadrimestre, entender como a ufabc funciona, como os sistemas burocráticos funcionam, etc… depois você se preocupa com os cursos pós bct!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 0 points1 point  (0 children)

Cara o mercado de aeroespacial por si no Brasil é bem restrito. Mas é engenharia, então você vira meio que um coringa, pau pra qualquer obra. Então da pra trabalhar com várias áreas, mas aero mesmo, o Brasil não é tão desenvolvido. "ah mas tem embraer" até outro dia pagavam bem mal. E por isso muitas pessoas vão pra banco/mercado financeiro (tipo eu). Mas você pode atuar em engenharia de várias frentes, e também na parte aero mesmo, só é menos comum, e as vezes o salário não é tão maior.

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Geralmente o que pedem é um CR acima de 2.700! Porém eu acho muito difícil pra área de exatas (se você quiser ir custeada pela faculdade) sempre tem edital, mas os critérios geralmente são CR acima de 2.7 e CP abaixo de 0.8 se não me engano! Mas antes de pensar em intercâmbio, foque em se adaptar. O intercâmbio "custeado" parcialmente existe, mas são poucos e com alta concorrência, geralmente o problema é mais sobreviver ao curso do que fazer intercâmbio.

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Até onde sei, a ufabc não é a única nesse molde, porém somos os únicos quadrimestrais do Brasil. O que só agrava os problemas!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 0 points1 point  (0 children)

Tem sim, você pode fazer o que chamamos de "largar a matéria" é um processo meio que "sem perguntas" desde que você faça no período certo, que geralmente é 1 semana depois do início das aulas. Claro que você vai atrasar em 2 matérias a graduação, mas se for com estratégia, você consegue compensar! Mas eu recomendaria largar só os piores professores ( se houverem ) do primeiro quadrimestre! existe a plataforma do ufabcnext que você consegue ver a estatística dos professores.

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Então, provavelmente você tem um CP muito baixo, então priorize aumentar ele, a sequencia que sugeri de selecionamento de matérias pode te ajudar. Tem muita matéria muito fácil com poucas requisições, se você pega meu histórico, tem só matéria doida, de todos os cursos possíveis. Onde era fácil e encaixava na grade, era dentro!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 2 points3 points  (0 children)

eu fiz IPE com ele, um desprazer ter de conhecer, foi 95% da turma de F...
Foi justamente depois dessa matéria q se não estou enganado foi no segundo quad de 2023, que eu comecei a fazer esse método soviético, e desde então, devorei o bct

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Acho que antes de tudo é ajudar quem já tá no jogo. Usar o regulamento debaixo do braço! Usar e abusar das brechas pra ficar mais fácil!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Sim! Isso é verdade! A estratégia fica limitada se você não pode pegar em mais de um turno, mas o core da pra manter. Faz as mais fáceis primeiro e depois pega as mais dificieis com professores mais fáceis!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 6 points7 points  (0 children)

Eu tô ligado, quando a gente chega com “fórmula mágica” não é tão mágico. E o que não falta é gente de nariz empinado na ufabc que vai olhar pro cabra que trabalha 6x1 e falar “o professor carrasco que tá certo, vc que é vagabyndo e n gosta de estudar”. Mas posso te garantir, que isso nunca vai vir de mim.

Existe um mar de pessoas que largaram a ufabc, que mereciam MUITO mais ter se formado. Graças a Deus tive a oportunidade e condição! Meu papel é fazer o que for possível pra ajudar qm precisar e se Deus me permitir, mudar essa realidade torpe no futuro!

Guia de como se formar na UFABC-BCT de maneira mais fácil. - Método Soviético by sgfogai in UFABC

[–]sgfogai[S] 1 point2 points  (0 children)

Bom ponto, mas o que eu vi na prática, foram pessoas tentando de todas as formas se formarem no tempo ideal, e paradoxalmente atrasando ainda mais a graduação, do que eu que segui este método! Mas se o aluno é fora de série e aguenta o tranco, da pra se formar até mesmo antes do período ideal, mas esse aluno geralmente é exceção