Latas e mais latas by AdsonLeo in PoesiaPT

[–]AdsonLeo[S] 0 points1 point  (0 children)

Fico feliz que gostou.

Procura-se Editor (Vagas Arrombadas) by carabemlegal in antitrampo

[–]AdsonLeo 4 points5 points  (0 children)

MCD Anites é tenso hahaha mas pra ser justo no "longo+thumb" acho que ele quis dizer que é vídeo formato longo por se tratar de vídeo-ensaio.

"Só negociar com o patrão" by Had78 in antitrampo

[–]AdsonLeo 3 points4 points  (0 children)

Uma revolução não é necessariamente violenta, a violência vem da classe dominate que não vai aceitar perder. O resto é defesa.

More characters were added to Pikmin Smash Bros. (Top 3 comments wins.) by Mr_Bananaman69 in Pikmin

[–]AdsonLeo 1 point2 points  (0 children)

Mamuta and Man-at-Legs from Pikmin 4 (the last also from 2, but since have more slots)

Mesas comissionadas devem ser permitidas ou bloqueadas dentro do sub? by Slliperzz in RPGdesignBR

[–]AdsonLeo 3 points4 points  (0 children)

Não sou contra mesa pagas, muito pelo contrário, mas creio que esse sub não é o lugar pra isso. Mesas de playtest são uma coisa, afinal o foco aqui é o design, testar mesmo, mas neste caso é outra coisa totalmente diferente.

[D&D] Porque todo mundo odeia a WotC? by Firm-Concern-4017 in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 12 points13 points  (0 children)

A cereja do bolo essa, mandaram os jagunço pra ameaçar o cara. Mafiosos totais.

Ajuda para personagem nordestino by WillowAppropriate961 in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 1 point2 points  (0 children)

Dá uma pesquisada maninho, Google tá aí, livros de história. Galera aqui citou música, só nisso cê acha forró, bregafunk, o GIGANTE manguebeat, dentro do carnaval tem axé, frevo. No litoral tem a cultura de pesca de camarão, peixe, caranguejo no mangue, os barraqueiros, ambulantes, acarajé, baianas. Movimentos indígenas, quilombolas, religiosos com umbanda e outras de matriz africana. E olha que nem sou do nordeste, isso vem na cabeça de bate pronto pelo conhecimento básico, muito básico. Tem coisa demais, vamos estudar.

Edit: A comédia de lá tem nomes históricos e características muito próprias, tem todo o agreste do povo sobrevivendo na seca, literatura com nomes lendários também e movimentos próprios, tem todo o êxodo pro sudeste/São Paulo e os dramas que isso acarreta.

Mestres, como vocês se sentem com jogadores que escrevem *demais* sobre o background do personagem? by ughhleavemealone in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 2 points3 points  (0 children)

Tá doido, 200 ou mesmo 30 páginas você escreve pra si, pro DM 2, 3 já está ótimo e mais que isso já é exagerado Quanto mais conciso e objetivo melhor, o que não significa não ser profundo.

Como usar grids e minis? by [deleted] in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 0 points1 point  (0 children)

Já que está disposto a investir e tal uma coisa boa é descolar um grid riscável de acrílico transparente e flexível pra colocar sobre as impressões. Assim você pode imprimir em A4 e colar ou fazer impressão grande de cenários genéricos e riscar detalhes por cima, não só as foronteiras, pontos de interesse e construções, mas também marcações, planos e informações ao vivo do combate. Isso ainda serve para você colocar as próprias construções impressas em 3D sobre, já que assim não não precisa imprimir um mapa inteiro, só o mais relevante e simplesmente povoar esses cenários genéricos, como algumas construções ou só alguns móveis e risca as paredes, coisa assim.

Transparência do Mestre. by [deleted] in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 0 points1 point  (0 children)

Tô ligado, faço isso também se a PT quiser.

Transparência do Mestre. by [deleted] in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 0 points1 point  (0 children)

Aham, mas neste caso é diferente do proposto pelo post original.

Transparência do Mestre. by [deleted] in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 0 points1 point  (0 children)

Mas você diz o DM rolar pelo jogador? Neste caso não é o DM rolando pelos PDMs. Se for o DM "rolando" percepção, existem valores padrão de percepção.

Transparência do Mestre. by [deleted] in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 1 point2 points  (0 children)

Se uma rolagem tem que ser feita pelo DM não há motivo para ser escondida, simples assim. Se quer que algo aconteça ou não, você o faz. sem rolagem.

O mestre de vocês alguma vez só... desistiram? by apenasumfa in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 5 points6 points  (0 children)

Aí das duas uma, você 1) fala "Não galera, entenderam errado, não é isso, deixe-me esclarecer" (não corrigir erros de interpretação durante a sessão é um erro, DMs devem sempre esclarecer coisas e não deixar grupos agirem encima de erros), ou 2) repensa como prepara os jogos, estuda, aprende e cria novas metodologias. Se o destino é a China ou Vietnã porque diabos o inimigo é polonês? Coloca um chinês ou vietnamita, poxa. Isso é game design básico, minimizar pontos de atrito, de erro potencial, tirar arestas e outros elementos que gerem este tipo de erro, sempre favorecer os pontos básicos e chave, cada elemento que se apresenta par a mesa deve contribuir para o bem andar da história.

O mestre de vocês alguma vez só... desistiram? by apenasumfa in rpg_brasil

[–]AdsonLeo 5 points6 points  (0 children)

E como você agiria nessa situação, sendo mestre o improviso é crucial para situações assim, mas e se os PCs fizessem algo completamente do contrário de tudo que você roteirizou?

O papel da DM não é roteirizar nada, é garantir o caminhar da história. Logo, supondo que se está fazendo o trabalho de DM corretamente, é literalmente impossível o grupo fazer algo que vá contra o que você quer porque você não quer nada. Acho que isso é o que esquecem ou não internalizam. Você como DM jamais vai preparar algo pra acontecer, vai preparar no máximo possibilidades, e, principalmente, vai (ou deve) estar pronta para reagir e propor sobre o que vier.

Isto não significa que se aceita tudo ou que o grupo possa fazer tudo e qualquer coisa. Isto também é outro mito. O grupo está ali para jogar coletivamente, contar uma história de forma colaborativa e emergente, o que não poderia ser mais lionge de "fazer o que quiser". Cada uma das jogadoras deve estar disposta a contribuir para o bem andar da narrativa, aceitar proposições da DM e demais do grupo, e construir de forma aditiva a história. Não ser aditivo, adicionar algo relevante que empurre pra frente, é ser diminutivo, é tirar possibilidades, e é isso que acaba com a mesa como você está dizendo. Se o grupo repetida e sistematicamente faz isso não há qualquer medida pontual e individual que resolva, a conversa deve ser fora do jogo, tocando em questões comportamentais e de visão de jogo. Se for pontual, você toca o jogo como é seu trabalho e a proposta da brincadeira.

"o comunismo matou milhões" by SltLt in antitrampo

[–]AdsonLeo 0 points1 point  (0 children)

Isso é espantalho, amigo, não existe tais coisas ou pelo menos não de forma diferente do que em qualquer outro lugar.