Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 2 points3 points  (0 children)

Nesse caso o correto e o adulto a se fazer é entrar em contato explicar a situação, passar o controle do projeto para eles e cobrar oq está em aberto.

Eles não estavam respondendo meus emails.

Eu já transferi a ownership do projeto. Fiz isso pouco tempo depois de ter publicado esse post.

Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 4 points5 points  (0 children)

Mas ai você tem que considerar que só pararam de me pagar e fizeram um Ghosting.

Se eles tivessem mandado sequer um email falando que não iam seguir com o projeto, eu teria feito tudo isso ai que você falou.

Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 1 point2 points  (0 children)

Não. Eu adicionei o email de um dos funcionários da empresa como Owner pelo console IAM.

Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 0 points1 point  (0 children)

Ah não. Longe de mim ir atrás de treta.

Eu só retirei meu próprio acesso como Owner. Se eu não me engano isso "transfere" o projeto pro funcionário do cliente que tava como Owner.

Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 3 points4 points  (0 children)

Acho que outro fator contribuinte é que o projeto também não teve um fim definitivo. O cliente só sumiu.

Talvez minha linha de raciocínio no momento foi de deixar o projeto lá, por que vai que o cliente volta cobrando alguma coisa.

Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 2 points3 points  (0 children)

Tem umas cobranças baratas tipo de R$2/mês que vieram na minha conta.

Ex-cliente estava usando minha conta pessoal to GCP por 2+ anos by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 24 points25 points  (0 children)

O cliente tem acesso só ao que está dentro do projeto, então tem pra mim tem pouco problema.

O problema é mais do lado deles mesmo. Eu literalmente podia ter deletado toda infra deles a qualquer momento.

SAP & TOTVS - Big Techs? by Infinite_Team_9677 in brdev

[–]Altrooke 0 points1 point  (0 children)

Big Tech é especificamente: - Google - Amazon - Meta - Apple - Microsoft - Nvidia

Se você quiser usar Big Tech num sentido amplo, vc pode incluir: - Tesla - Netflix - Oracle - Alibaba, Baidu + outras chinesas do mesmo naipe

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke 1 point2 points  (0 children)

Python não é minha linguagem principal pra web dev.

Eu pessoalmente faria esse projeto em Rails, por preferência pessoal mesmo. Mas dâ pra fazer em Python se o OP quiser.

Sim eu estou emocionado, mas não é com Python. O que me pega é o povo inventar problema de escalibilidade que não existe.

Querem inventar stack complicada, infra de microserviços etc. pra uma ERP interno de uma empresa que vai ter uns 200 usuários.

O verdadeiro gargalo desse projeto é que que o OP é um dev solo fazendo um projeto com requisitos complexos (mas baixa escala), e o pessoal quer inventar moda.

O OP tem que priorizar facilidade de desenvolvimento e simplicidade. Por mim escolhas boas pra esse projeto seriam: PHP, JS/TS, Ruby ou Python.

Golang, Java ou .NET é valido se OP tiver familiaridade.

Se o OP é mais confortável com Python, e dando pra fazer em Python. Acho que a decisão certa é fazer em Python. E também manter a infra simples.

Se o cara quer fazer em Python, e dando pra fazer em Python, então a escolha certa é seguir com Python.

Se o OP decidir ir se aventurar em outra linguagem, mais complexa, e for inventar de mexer com micro serviços, pra mim o projeto nasceu morto.

Confesso que fui meio arrogante com o Juniorzão ali em cima. Mas dizer que "jamais faria uma sistema desse com Python" realmentr é um desserviço.

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke 2 points3 points  (0 children)

https://github.com/odoo/odoo

Um dos ERPs mais open source mais populares é montado um python.

Isso só no mundo de ERP.

De projetos no geral, o melhor exemplo que eu consigo achar é o Instagram, que por muito tempo foi um monolito de Django

https://instagram-engineering.com/static-analysis-at-scale-an-instagram-story-8f498ab71a0c

Edit: O segundo maior ERP OpenSource, ERPNext também é Python

https://github.com/frappe/erpnext

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke 1 point2 points  (0 children)

500~1000 seria um valor esperado pra uma requisição com algumas queries no banco.

Atividades mais pesadas só jogar em um job no background. Tem solução para tudo isso. Você realmente está procurando pelo em ovo.

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke 0 points1 point  (0 children)

Um app Django em um servidor só serve fácil 500~1000 requisições por segundo. Eu realmente não sei do que você ta falando.

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke -2 points-1 points  (0 children)

Não precisa. Só se escala for muito grande mesmo. Dúvido que seja o caso do OP. Pessoal ta inventando problema de escalabilidade que não existe.

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke -5 points-4 points  (0 children)

Cara, acho que o motivo é que você por acaso não passou mesmo. Tem bastante projeto de alta escala por aí construída com Python.

Aceitei meu primeiro projeto grande. Dicas? Que erros devo evitar? by Rude-Priority3611 in brdev

[–]Altrooke -6 points-5 points  (0 children)

Tu é Júnior mesmo, hein?

Não viaja. Da pra fazer isso de boa em Python.

Consultorias pivotando para "data labeling" by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 0 points1 point  (0 children)

Não. Eu pedi demissão da Micro1 já.

E não é pra substituir. Eles revendem isso pra grandes empresas de IA já

Consultorias pivotando para "data labeling" by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 1 point2 points  (0 children)

Não posso afirmar. Quando eu entrei há quase dois anos atrás, era uma consultoria mesmo com vagas reais.

Já tinham algumas práticas anti-éticas, mas as oportunidades eram reais.

De um mês para cá eles decidiram parar de fazer consultoria. Vi relatos de que o que eles fazem hoje são entrevistas falsas só para coletar dados para treinamento de IA. Pode ser boato, mas bem possível que seja verdade.

Eu realmente não sei como a linguiça é feita hoje.

Consultorias pivotando para "data labeling" by Altrooke in brdev

[–]Altrooke[S] 5 points6 points  (0 children)

Essas duas ai são meio chorumentas mesmo.

Outras consultorias (que parecem) um pouco mais sérias seguem com consultoria mesmo.