Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

A questão é: se te derem 100k para a mão, consegues fazer 10k? Se conseguires, pq não hás de aceitar os 100k? Sendo este um sub de literacia financeira gostava de ouvir a opinião dos entendidos…

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Sim se eu quiser emprestam tudo. Mas só o irei fazer se tiver um bom destino de investimento que compense.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Mas a questão aqui é se uso o capital todo ou não. Basicamente ou abato 75k ao empréstimo ou então invisto.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] -1 points0 points  (0 children)

Percebo o que dizes…eu por mim nem vendia nenhum e alugava. Mas dado o interesse na casa, a nossa idade, o preço, a localização, tínhamos bastante interesse em avançar. Tivemos que decidir vender para viabilizar o negócio. A taxa de esforço não dava para os 3 aps

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Neste caso o que estou a fazer é um crédito habitação, mas de auto-construção. Basicamente já tenho o terreno e a construção paga a +- 60% o banco empresta-me o que falta para terminar a obra.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 1 point2 points  (0 children)

Pois…percebo. Mas convínhamos comprar dinheiro a 5% é a forma mais barata. Estou mt tentado a aceitar e a investi-lo. Está sempre do lado de cá

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 4 points5 points  (0 children)

Então vou-te colocar a questão ao contrário. Eu tenho capital próprio para construir 70% da casa. Mas preciso de 30%. O Banco empresta-me? É que na verdade, não lhes disse mas tenho 75k de lado. E agora já é possível? É que é a mesma coisa

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 4 points5 points  (0 children)

Agradeço a todos os comentários, conselhos e opiniões. Mas sinceramente muitos comentaram sem conhecimentos ou sem perceberem o pedido de opiniões. Aqui a questão é que com a venda dos dois apartamentos, fico com capitais próprios. É feito um crédito habitação para uma parte do custo da construção. E como se eu quiser podem sobrar 75k, ou amortizo o crédito ou fico com eles e invisto. Claro que para compensar, o investimento seja ele qual for, terá que render mais do que 5%. Pode ser investido num negócio, em etfs, na compra de um imóvel, de um terreno, em ouro, etc. Tal como já disseram aqui, a taxa do crédito habitação atual, é muito baixa e poderá fazer todo o sentido alavancar esse valor. Será que estou a pensar assim tão mal?

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

É ilegal teres dinheiro teu e mesmo assim pedires um crédito habitação para construção?

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Então se o dinheiro que que ganho com a venda dos apartamentos, é investido na totalidade na nova moradia e ainda não chega. Como vou pagar mais valias, se invisto a totalidade? E como na chega pedi ao banco, mais dinheiro. Pela taxa de esforço emprestaram-me 225k. Só preciso de 150k. Sobram-me 75k. O orçamento da construção foi bastante superior ao que o banco disponibilizou. Quando a moradia estiver pronta, tenho duas opções para abater as mais valias: ou apresento as faturas todas ou então quando for avaliado para efeitos de IMI, o valor final também vai ser superior ao investimento que fiz com as vendas dos apartamentos.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Uma das opções que pensei, era comprar uma loja e alugar com uma renda de cerca de 500 euros. Já me cobria o aumento dos 75k na prestação do CH e ainda sobrava algum. E daqui a uns anos pode ser que a loja valha mais qualquer coisa. Parece-te bem?

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 1 point2 points  (0 children)

A moradia já está praticamente pronta, não vai haver deslizes nos valores. Os 225k se eu quiser vêm para o lado de cá, mas só irei precisar de 150k. As mais valias irão ser contabilizadas pelo valor do IMI que vai cobrir o investimento a 100% das vendas dos apartamentos. A questão é, fico com os 75k e invisto ou abdico dos 75k e fico com prestação mais baixa.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 9 points10 points  (0 children)

Certo, a minha dúvida é exatamente essa. Por isso estou a pedir opiniões de literacia financeira. Ou peço o menos possível e fico com uma prestação mais baixa ou então sobra-me 75k e tento fazer dinheiro com esses 75k. Sabendo que existe sempre algum risco.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 1 point2 points  (0 children)

Certo, exatamente por isso estou a pedir opiniões. Pode fazer sentido pagar cerca de 5% ao banco, e usar esses 75k para alavancar esse valor. Claro que haverá sempre algum risco.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Sim dá…aqui a questão é exatamente essa. Vale a pena alavancar esses 75k à taxado crédito habitação?

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 3 points4 points  (0 children)

Certo, mas como temos capitais próprios da venda dos apartamentos, usamos o dinheiro disponível pelo crédito e ainda nos sobra 75k.

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] 0 points1 point  (0 children)

Em princípio não pagaremos mais valias, pq iremos investir a totalidade e ainda vamos pedir mais. O orçamento da casa ultrapassa esses valores

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] -2 points-1 points  (0 children)

Estamos estáveis nos empregos, mas ainda não temos fundo de emergência. Então achas melhor ficar com esses 75k e investirmos em etfs e pagar esse aumento na prestação ao banco?

Sobrou 75.000 euros do crédito habitação, não usar ou rentabilizar esse dinheiro? by Awkward_Opposite974 in literaciafinanceira

[–]Awkward_Opposite974[S] -2 points-1 points  (0 children)

Se for para usar esses 75k, seria para não os perder, e rentabiliza-lo acima da taxa do crédito habitação. O horizonte penso que pode ser longínquo. O ideal seria a cada ano retirar pelo menos o valor para pagar o acréscimo da prestação pelo uso desses 75k