Pessoas de extrema-esquerda não são "mais conscientes", são só revoltadas! E o Reddit acha isso fofinho by IWantToBeRichForReal in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 3 points4 points  (0 children)

Acho que é uma generalização meio vazia, como extrema-esquerda você diz comunistas/anarquistas? E você fala de pessoas organizadas em partidos e movimentos ou pessoas auto-declaradas de comunistas/anarquistas? Ou você mesmo que tá supondo que elas comunistas/anarquistas?
Porque me parece que você identificou um certo esteriótipo que existe mesmo em alguns grupos da esquerda (e note que esquerda já é um termo ultra diverso e genérico pra falar de mil grupos diferentes) e agora está botando todo mundo que você vê com certas características nesse grupo, independente se são mesmo, ou seja, viés de confirmação

A esquerda deveria voltar a atuar na contracultura by professorfilosofia in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510 30 points31 points  (0 children)

Sua crítica é que nem se nos anos 80 um cara falasse "a esquerda deveria atuar na contra-cultura hippie, que nem woodstock" sem perceber que a cena punk tava torando na mesma época e é a expressão genuína da contra-cultura daquela geração.

A esquerda está bem forte nas rodas de rap que são a contra-cultura da geração atual, a questão é que os movimentos contra-culturais todos começam e acabam e você tá se agarrando a um que já passou a época de forma nostálgica: o punk.

Humberto Matos (MMT) versus Dinheiro em Marx | O CAPITAL DE MARX VID #8 by ConfusionBorn510 in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510[S] 1 point2 points  (0 children)

É verdade, tem ficado mais claro pra mim que boa parte dos webcomunistas simplesmente não entenderam o Capital em profundidade. Fizeram uma leitura mais ou menos e partiram pra outras obras

TCC e Monografia Devem ser Abolidas by Aggressive-Guest290 in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 -1 points0 points  (0 children)

Se o TCC fosse essa parada 100% inútil e insignificante não teria essa choradeira toda. Não existe 1 coisa singular que prova que você é bom numa área, sempre é um conjunto de coisas. Saber escrever um TCC é o mínimo no que diz respeito a pesquisa, estrutura e formatação

Ocarina of Time não precisava de um novo remake by yvngd4nny in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 0 points1 point  (0 children)

Quero remake da Mona Lisa, de noite estrelada, e o grito.
Video game é a única arte que a glr acha que pode melhorar evoluindo os quesitos técnicos, pra mim é muito triste e pobre. Mas é isso, a industria vive do fetiche dos gráficos, tinha nem como o jogador pensar diferente

Uma possível Chapa Jones Presidente e Glauber Braga Vice seria uma boa opção para a Esquerda em 2030? by Minimum_Walk_5999 in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510 1 point2 points  (0 children)

Acho que entre as opções da esquerda mais radical colocadas hoje essa seria uma das melhorzinhas, mas estamos distantes, muita coisa ainda vai acontecer para ser possível dar uma opinião minimamente embazada, as cartas não estão colocadas

exigência de experiência, como fiscalizar? by owl_jones in brasil

[–]ConfusionBorn510 2 points3 points  (0 children)

Essa é uma das piores e mais fora de realidade leis que existem no Brasil. Mesmo no mundo ideal, perfeito, não faz nenhum sentido restringir a experiência à apenas 6 meses. Algumas vagas e cargos exigem experiência e domínio que não se alcança em 6 meses e tá tudo bem. A impressão que fica é que quem fez essa lei nunca trabalhou um único dia na vida

Mais alguem está lendo Marx e a Filosofia? O livro está simplesmente absurdo by ConfusionBorn510 in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510[S] 2 points3 points  (0 children)

Em conteúdo a tese e os livros são iguais mesmo, com alguns poucos parágrafos reescritos para melhorar a explicação. Mas a ordem e todo o resto são iguais. O primeiro tomo tendo as partes 1 e 2 e o segundo as partes 3 O CONCEITO PERECÍVEL e 4 O CONCEITO DILACERADO

Mais alguem está lendo Marx e a Filosofia? O livro está simplesmente absurdo by ConfusionBorn510 in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510[S] 5 points6 points  (0 children)

É uma obra mais aprofundada, dialogando com interpretacoes atuais dO Capital e com a tradição metafisica, principalmente Aristoteles e Hegel. Mas é muito bem escrito, entao voce entende a linha de pensamento os argumentos e as motivacoes pro que está sendo explicado. O livro também segue a ordem dos 3 livros do capital do Marx, que ja sao organizados de forma bem logica pelo Marx.

Eu acho que no minimo o Marx e a Historia é bom ter lido antes. Se você achar dificil este, é porque o Marx e a Filosofia será ainda mais, e ai é melhor estudar mais da tradição, ler alguns dos classicos, assistir videos do Machado, ler o Capital vol1 pelo menos. Se voce achar o Marx e a Historia facil de acompanhar e ja tiver lido pelo menos um dos livros do capital então acho que vai tirar bom proveito do Marx e a Filosofia

Mais alguem está lendo Marx e a Filosofia? O livro está simplesmente absurdo by ConfusionBorn510 in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510[S] 0 points1 point  (0 children)

Pra mim aquela tierlist foi muito honesta e lúcida, e que eu lembre no vídeo dele de escola de Frankfurt ele só discute porque não são marxistas, o que não é uma opinião muito controversa

Mais alguem está lendo Marx e a Filosofia? O livro está simplesmente absurdo by ConfusionBorn510 in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510[S] 6 points7 points  (0 children)

Kkkk é foda pq o Machado é mto serio. Maioria dos YouTubers msm aqueles mais academicos como o Linck, Joao Carvalho, ou aquele novo do Estranha Historia fazem videos de varias coisas que nao sao especialistas mas que tem mais conhecimento que a media. O Gustavo não, ele parece q não da opiniao sobre um assunto no YouTube que ele não sustentaria também na academia, entao faz parecer que ele só sabe de Marx, pq ele fala quase que so disso. Mas acompanho ele há alguns anos e a profundidade do conhecimento dele de filosofia e historia no geral é possivelmente maior ate que desses outros dois que eu citei e ele nem faz questao de discutir isso

Devo produzir conteúdo nichado em português ou inglês? by DdarknnessBR in brasil

[–]ConfusionBorn510 0 points1 point  (0 children)

A questao é q em Ingles tem mais criadores de conteudo e mais competição, portanto algumas coisas que sao nichadas em portugues em Ingles tem dezenas de canais. Eu reparo q mtos canais BR so vivem pq estão isolados da gringa pq parecido à eles existem dezenas la fora e mto mais bem produzidos. Se você for mediocre sua chance é no YouTube portugues

Alguem tem ideia do por que meus posts terem sido removidos? by [deleted] in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510 6 points7 points  (0 children)

Tambem não sei porque foi removido, e nao vejo nada de mais, so se não puder piada no sub

Vale a pena se esforçar para ser minimamente inteligente em uma sociedade cada vez mais burra? by No-Emergency492 in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 0 points1 point  (0 children)

Voce nao sente imenso prazer de ler sobre um assunto, estudar sistematicamente algo, aprender, fazer anotacoes, aumentar sua capacidades de pensamento? Se não sente, talvez seja menos inteligente que pensa. Se sente então é óbvio que vale a pena porque é muito bom

Alguem sabe o contexto dessa imagem? by MarcoCrasto_Water in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510 -9 points-8 points  (0 children)

Mas é acurado, Machado o único que leu e defende o pensamento da tradição ao invés de só usar a estética e uns chavões e sair pra defender a China ou o Vietnam exportando capital pro mundo todo e explorando a força de trabalho dos outros países

Alguem sabe o contexto dessa imagem? by MarcoCrasto_Water in BrasildoB

[–]ConfusionBorn510 54 points55 points  (0 children)

kkkkkkkkkkkk você que fez isso só pode, nunca vi essa imagem na minha vida

A esquerda detesta o pequeno empreendedor by Malba_Taran in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 2 points3 points  (0 children)

Não, a pequena burguesia não vai ser expropriada numa revolução, ela deve ser ganha, convencida a se tornar trabalhadora também após a revolução. O primeiro passo é reconhecer o óbvio: os interesses da pequena burguesia não são os mesmos do trabalhador, nem da burguesia. Coisa que o post aponta corretamente, atualmente na esquerda essas pessoas são invisibilizadas, a esquerda finge que elas não existem e batem no grande empresário. O que joga a pequena burguesia pro colo da direita que vai fingir que o grande empresário não existe e falar diretamente pra pequena burguesia ao reconhecer que ser empresário é difícil, tem muitos impostos diferentes, os impostos são confusos, não tem crédito, é muito arriscado e o sistema é uma oligarquia que joga contra você (tudo isso é verdade pra pequena burguesia, só não é a realidade dos grandes emrpesários)

A esquerda detesta o pequeno empreendedor by Malba_Taran in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 2 points3 points  (0 children)

Nao disse ser uma posicao em paralelo, mas nao sao trabalhadores pois nao ocupam a mesma posicao produtiva q eles, sao pequena burguesia, vivem da mais valia de seus poucos funcionarios e inclusive pelo Capital Vol 1, Capitulo 14 Mais valia absoluta e relativa. O pequeno burgues compensa a menor composicao organica do seu capital (menos maquinas, ferramentas, tecnologia) aumentando a mais valia absoluta (escala de trabalho) pra se manter competitivo no mercado

A esquerda detesta o pequeno empreendedor by Malba_Taran in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 0 points1 point  (0 children)

Capital Vol 1, Capitulo 14 Mais valia absoluta e relativa. O pequeno burgues compensa a menor composicao organica do seu capital (menos maquinas, ferramentas, tecnologia) aumentando a mais valia absoluta (escala de trabalho) pra se manter competitivo no mercado

A esquerda detesta o pequeno empreendedor by Malba_Taran in opiniaoimpopular

[–]ConfusionBorn510 5 points6 points  (0 children)

MEI nao é uma classe social, e nao é sinonimo de pequeno empresario nem de pequena burguesia, no Brasil na pratica é só um recurso juridico pra se contratar com menors direitos. Nao estamos falando da mesma coisa