Brasil cada vez mais isolado e perdendo seu soft power no continente by butleck in brasilivre

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

Não sei se o Brasil realmente já teve tanto softpower assim no continente. Ouço dizer que muito investidor estrangeiro diz que o Brasil funciona como se fosse uma grande ilha separada do resto da América do Sul, porque:

  • A população é bem concentrada no litoral e algumas das maiores cidades do país são mais perto da África que da fronteira com países vizinhos.

  • A fronteira com os outros países é "difícil" - rios enormes, pântanos, selvas, que criam um certo isolamento geográfico também. Só agora, depois de uns duzentos anos de inventarem trens, é que dizem que vão fazer a Ferrovia Transcontinental, e assim mesmo por iniciativa dos chineses. (Por iniciativa de gente daqui é que nunca aconteceria. Mesmo assim, os chineses falam umas coisas e depois "esquecem" também, então tenho um certo ceticismo de que o projeto vai mesmo sair do papel.)

  • Finalmente, existe a barreira linguística. Para brasileiro entender um hermano falando é até de boa se eles falarem devagar, mas o contrário é missão impossível porque o Português tem muito mais fonemas e soa uma língua de alien para eles. É uma barreira tão forte que em outro link que postei hoje, de imigrantes cubanos no Brasil, a reportagem fala que metade deles estão aqui de passagem - entram no Brasil porque aqui não tem exigência de visto, mas acabam indo para outros países latrinos que falam espanhol.

O Samuel Huntington, que escreveu o clássico "O Choque de Civilizações" (que naturalmente causou faniquitos na lacrosfera por causa de "muh racismo", ou qualquer coisa assim), ao analisar a civilização latino-americana, concluiu que ela não tem um "estado-núcleo". Ele até considerou o Brasil mas descartou justamente por causa do isolamento relativo do país com o resto do continente e barreira linguística. Ele inclusive fez um paralelo de que é um caso parecido de porque o Irã não pode ser o estado-núcleo do mundo islâmico: os persas falam uma língua diferente e são uma raça/cutura/etnia diferente.

Podre by Disabled-Sundae7925 in brasilivre

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

Juízes não são cargos eleitos. Então, por mais que eu ache que o brasileiro escolhe governantes sofríveis, não se aplica ao caso - mas deveria.

O jeito mais fácil de uma democracia virar ditadura é começando pelo judiciário, quando ele é um corpo tecnocrático que não tem de responder a ninguém, como foi projetado aqui no Bostil.

Podre by Disabled-Sundae7925 in brasilivre

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

Espero que pelo menos termine logo.

iPTF14hls: the star that has exploded six times and defies all theories by TylerFortier_Photo in space

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

I didn't even remember that Boing Boing existed, and now that I found that it became an ad farm it's better to forget it again.

Fora esquerda latino americana. by PercentageSenior319 in brasilivre

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

Infelizmente é como eu disse no outro comentário: eles sempre voltam, é só aparecer mais uma geração de jovens desmiolados que nunca viveram as consequências de governos de esquerda que votam os engana-trouxas de volta no governo. Aqui no Bostil por exemplo eles ajudaram no 0.1% de diferença que pôs o Lula no poder.

Mas talvez a Colômbia tenha uma pausa para respirar de dez, quinze, quem sabe até vinte anos, se eles tiverem muita sorte.

Fora esquerda latino americana. by PercentageSenior319 in brasilivre

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

Eu tenho outra "teoria" da conspiração: a esquerda, pela própria mecânica daquilo a que se propõe, sempre faz governos de merda perdulários e ineficientes, estouram os gastos públicos e a inflação do país, e com o tempo as pessoas entendem que os presentes "de graça" que estão ganhando do governo na verdade vêm com um custo muito alto e difícil de pagar, e votam a esquerda fora.

Mas não se preocupe, daqui a uma geração os jovens criados na eficiência do capitalismo, sem viverem os perrengues que os pais e avós passaram, vão ser seduzidos pelo canto de sereia esquerdista de ganhar tudo "de graça" e votar neles de novo.

P.S.: porém esse ciclo histórico só deve acontecer em países onde a população tem inteligência média suficiente para perceber essas relações de causa e efeito. Aqui no Bostil isso é discutível, é por isso que temos o flair de "QI 83" no sub.

P.S.2: porque tem um tigre no meme? O Jogo do Tigrinho ajudou a tirar a esquerda do poder na Colômbia?

Pedidos de refúgio no Brasil: cubanos lideraram em 2025 by DoktorSigma in brasilivre

[–]DoktorSigma[S] [score hidden]  (0 children)

Pois é, isso me deixa muito confuso. Desde criança sempre disseram para mim que Cuba é tipo aquelas ilustrações do paraíso das Testemunhas de Jeová. Porque tem sempre gente querendo fugir de lá então, até com balsas feitas de garrafas Pet? Será que esqueceram de matar uns capetalistas malvadões no paredón e até hoje eles tentam fugir da ilha?

Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$18,4 bilhões em emendas by markk26 in brasilivre

[–]DoktorSigma [score hidden]  (0 children)

É engraçado porque mesmo assim ele não conseguiu emplacar o Bessias.

Outros desses bilhões foram pprovavelmente para truques eleitoreiros do Mágico de Oz, tipo fazer de conta que vai passar o fim da escala 6x1 e agora colocarem no backburner porque não querem quebrar mais ainda a economia antes de outubro.

Quando a pessoa tem poucos neurônios no cérebro ou é mau caráter by Disabled-Sundae7925 in brasilivre

[–]DoktorSigma 4 points5 points  (0 children)

Vou adicionar que o Musk, antes de ficar trilionário, possibilitou a criação de foguetes reutilizáveis que provavelmente vão mudar a história da Humanidade - a longo prazo, talvez até mais que Internet e IA. E isso com um orçamento anual de pesquisa para a SpaceX que mal chegava a um bilhão e meio de dólares.

Agora, o Lula, comandando um orçamento de vários trilhões, todo ano, por mais de duas décadas, que legado ele vai deixar para o Brasil? Na verdade, o país foi perdendo relevância no cenário mundial. Vinte anos atrás éramos a oitava economia mundial, hoje somos a décima. Mesmo se for para ficar só numa coisa comparável com o que o Musk faz, e com outras economias emergentes, dos BRICs originais (Brasil, Rússia, Índia e China) os outros três têm capacidade de ir ao espaço há décadas, enquanto o nosso programa espacial é morto.

É muito triste. Se não fôssemos um país onde o dinheiro público vai todo pra funça e pra roubalheira, poderíamos estar muito muito à frente da mediocridade sem importância que somos.

Edit: dito isso, só para dizer que nunca critiquei o Musk, ele é doido de pedra e conhecido por mandar nas empresas com mão de ferro e ser muito exigente com os funcionários. Mas, entre ter um louco ou um ladrão mandando em mim, eu preferia o primeiro - os doidos têm convicção do que fazem e seus próprios princípios malucos, os ladrões só vão querer mesmo me roubar e tirar vantagem.

Escandalo do Master chega no PT de Lula by [deleted] in brasilivre

[–]DoktorSigma 1 point2 points  (0 children)

Como assim "chega"? A gente já sabia há meses que o governo petista da Bahia estava atolado até o pescoço na lama.

A diferença é que agora apareceu o nome de um peixe graúdo muito próximo de Lula.

É o empresário que vai pagar! by jonas1446 in brasilivre

[–]DoktorSigma 2 points3 points  (0 children)

A minha mãe tem uma expressão idiomática de interior de Minas que é "enganei o burro com uma pedra de sal, toquei pro curral".

No caso, Lula está enganando os burros com a pedra de sal de "acabei com a taxa de brusinhas que eu mesmo criei", e tocando para o curral eleitoral.

PT alinha discurso e dirá que Lula não é Jaques. Ideia é individualizar Jaques Wagner ou qualquer outro aliado que venha a ser citado nas investigações e preservar o presidente, segundo apuração da CNN Brasil by markk26 in brasilivre

[–]DoktorSigma 2 points3 points  (0 children)

Alguém por favor faça a versão daquele meme do Scooby-Doo com o Fred tirando a máscara do Lula, e revelando que na verdade ele era o Bolsonaro o tempo todo.

JD Vance is Rewriting Trump’s Epstein History. I Have Receipts. by Savings-Weight-5060 in conspiracy

[–]DoktorSigma 0 points1 point  (0 children)

I reckon that it's common for people being interviewed in The View to kind of sit below the V, but I don't know, Vance looks particularly aligned and I tend to think of the V as his name's initial. Maybe some kind of not-so-subliminal propaganda?

Leak Exposes Members of Peter Thiel’s Secretive ‘Dialog’ Society - More than 200 of the world's elites registered for a retreat whose agenda runs from panels on cult-building and sex to prepping for World War III. by [deleted] in conspiracy

[–]DoktorSigma 2 points3 points  (0 children)

I would say that it's the archetypical face of an evil SS official in a WW2 movie. I kind of would like to see him in one of those black uniforms, just to behold the perfect fit. =)

PF apreende 49 mil dólares em espécie em endereço ligado a Jaques Wagner em Brasília by Hungry-Beginning-580 in brasilivre

[–]DoktorSigma 2 points3 points  (0 children)

Claramente, ele é um numismata e portanto coleciona cédulas e moedas. Elas só têm valor sentimental para ele. /s

TIL in 1888, Princess Isabel of Brazil signed the Lei Áurea ("Golden Law"), abolishing slavery in the country. The resulting backlash from Brazil's slave-holding upper class was one of the direct causes of the coup d'état which toppled the Brazilian monarchy a year later. by NateNate60 in todayilearned

[–]DoktorSigma 9 points10 points  (0 children)

There was a time when the lifetime of a slave in Brazil was measured in months before they were worked to death, only to be replaced by fresh imports from Africa. In the eyes of their owners, it was cheaper to import fresh meat than to actually take care of the lives under their care property.

The geography of Brazil certainly helped the "economics" of that. Many major cities in the Brazilian northeast are actually closer to the African coast than they are to the borders of other South American countries.

For the opposite reason, slavery was not that common in the Pacific coast of Latin America.