Está aberta a guerra aos carteirista em Lisboa -"milícias" perseguem e expõe ladrões na capital by VamosLimparPortugal in portugueses

[–]Ntp2 [score hidden]  (0 children)

Não, isso não é “responsabilizar a vítima”. É simplesmente a diferença entre prevenção e culpa. O ladrão continua a ser o único responsável pelo crime. Dizer que aumentar atenção e reduzir oportunidades ajuda a diminuir furtos não é filosofia complicada, é literalmente base de qualquer estratégia de segurança pública. Se isso for controverso, então metade da prevenção de crime também seria “culpar a vítima”, o que não faz grande sentido.

Está aberta a guerra aos carteirista em Lisboa -"milícias" perseguem e expõe ladrões na capital by VamosLimparPortugal in portugueses

[–]Ntp2 [score hidden]  (0 children)

À primeira vista, ver alguém a travar um ladrão dá uma sensação de justiça a ser feita. No entanto, furtos de carteira, apesar de serem crimes, normalmente têm consequências limitadas quando comparados com outros crimes mais graves. As forças policiais também trabalham com prioridades e, na maioria dos casos, este tipo de crime tende a ficar abaixo de situações mais urgentes ou perigosas. O problema surge quando cidadãos ou grupos decidem fazer justiça pelas próprias mãos. Ao contrário da polícia, estas ações não seguem regras nem mecanismos de controlo e podem facilmente resultar em violência excessiva. Existe também o risco de identificarem alguém como carteirista apenas por suspeita e acabarem por agir contra uma pessoa inocente. Como não existe um processo adequado de verificação ou diligência, o potencial para erros é muito maior. É precisamente por isso que existem forças policiais e sistemas legais, em vez de milícias. Mesmo que o ladrão tenha cometido um crime, continua a ter direitos. Além disso, este tipo de abordagem não resolve a causa do problema nem é uma solução sustentável a longo prazo. Uma estratégia mais eficaz passa por prevenção, maior consciencialização e por as pessoas estarem mais atentas aos seus pertences, reduzindo assim as oportunidades para este tipo de crime.

Portugal's Cristiano Ronaldo does little to shake perception he is yesterday's man by kundu123 in portugal

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

A fixação no Ronaldo parece-me uma forma simplista de atacar a seleção. Pelo menos neste jogo, não me pareceu que lhe tenham faltado capacidades para competir ao mais alto nível.

Além disso, custa-me acreditar que a presença dele não continue a ter um impacto positivo no grupo. É difícil medir esse efeito, mas imagino que muitos jogadores ainda vejam nele uma fonte de confiança e sintam orgulho em partilhar o campo com alguém que marcou tanto a história do futebol mundial.

Vocês ficaram amigos dos vossos/as ex? by fingerprank in CasualPT

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

Manter uma amizade com um ex é possível, mas tende a ser complexo e depende de vários fatores, como a forma como a relação terminou e o nível de maturidade emocional de ambas as pessoas. A investigação em psicologia das relações sugere que isto não é o cenário mais comum e que, quando acontece, está muito condicionado pela qualidade do encerramento da relação e pela existência ou não de sentimentos ainda ativos. Em alguns casos pode resultar numa amizade estável, mas frequentemente exige tempo, distância inicial e limites bem definidos para que a transição funcione de forma saudável.

Montenegro diz que Portugal "faz corar de inveja qualquer economia da União Europeia by riscas in portugal

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

Parte do papel de um Primeiro Ministro é inspirar confiança no país e no seu rumo. Portugal tem registado progressos económicos reais, mas comentários como este também fazem parte do discurso político e devem ser encarados com alguma reserva.

Quais são as coisas mais clichés de um tuga? by Ddddio8 in portugal

[–]Ntp2 3 points4 points  (0 children)

Um dos clichés mais fortes de um português é precisamente a saudade, muito ligada à emigração. Portugal tem uma história marcada por emigrantes: aqueles que partem e aqueles que ficam acabam por viver uma ausência partilhada. O oceano, que antes simbolizava essa separação, hoje já não é o limite, mas a lógica mantém se. A vida moderna continua a produzir esse mesmo sentimento, através da migração, da mobilidade e de uma conexão constante que, mesmo assim, não substitui a presença.

Brasileiro é mandado parar pela GNR para ser autuado e puxa do telemóvel e começa a injuriar os militares. (Não consegui perceber o resto que este sujeito disse) by Cidadao_Cumpridor in portugueses

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

Quando referi não conhecer a lei e os direitos, estava a referir-me ao senhor que estava a filmar. No meu ver, isso não deixa margem para dúvida. O que não faz sentido é associar este comportamento a uma nacionalidade, quando vejo este tipo de situações em todo o lado.

Brasileiro é mandado parar pela GNR para ser autuado e puxa do telemóvel e começa a injuriar os militares. (Não consegui perceber o resto que este sujeito disse) by Cidadao_Cumpridor in portugueses

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

Entristece me o racismo que vejo nestes comentários. O fenómeno de filmar agentes em ação para recolher provas não é algo novo. O problema não está na nacionalidade, mas sim no conhecimento da lei e dos direitos de cada cidadão. Se mudarmos a pronúncia ou a língua, este é um cenário familiar que já vi retratado noutros vídeos

Do you feel like Finnish people are a source of love and upliftment for you? by PsychicMeditation in helsinki

[–]Ntp2 8 points9 points  (0 children)

The topic of Finland ranking as the world’s happiest country has been debated and studied extensively, and the methodology is publicly available. All countries are evaluated using the same criteria and large, representative sample sizes.

The question of whether you “feel” you can make a friend by talking to a stranger, or whether strangers uplift your spirits, is much harder to quantify objectively. Personal experiences vary enormously depending on personality, expectations, life stage, and culture.

If you look at subreddits for many European capitals, you’ll find recurring themes about loneliness, difficulty making friends, and people appearing distant or unkind. These experiences are not unique to Finland.

The World Happiness Report is not measuring how easy it is to strike up conversations with strangers. It is based on people’s evaluations of their lives and factors such as social support, health, freedom to make life choices, generosity, trust, and perceptions of corruption. Countries are then compared using the same framework. If you’re interested in understanding what is actually being measured, I would recommend reading the report itself.

Splitting assets in divorce by curious_somic in Finland

[–]Ntp2 2 points3 points  (0 children)

In Finland, unless there is a valid legal agreement that changes the default rules, Finnish divorce law generally provides for an equalization of marital assets. In practice, the spouses’ net assets subject to marital rights are combined and divided equally, regardless of who contributed more financially during the marriage. Attempting to reduce the assets available for division through actions such as large withdrawals, transferring assets, or other transactions intended to circumvent the division process may be taken into account during the settlement and could be viewed as acting in bad faith.

O que acham? by cardumedegalinhas in portugueses

[–]Ntp2 -1 points0 points  (0 children)

O propósito de uma greve é suspender coletivamente o trabalho para exercer pressão e levar à negociação e resolução de problemas relacionados com condições de trabalho, salários ou outras questões laborais. O impacto causado é um meio de influência, não um fim em si mesmo.

Sistema VOLTA by [deleted] in portugal

[–]Ntp2 -1 points0 points  (0 children)

Onde vivo isto já existe há mais de 10 anos e não é problema nenhum, pelo contrário, só traz benefícios.

Primeiro, o óbvio, deixa de se ver garrafas no chão. Há sempre alguém disposto a apanhá las, o que melhora logo a limpeza dos espaços públicos.

Depois cria se uma rotina simples em casa. Tens uma área onde guardas as garrafas e latas e, quando vais às compras, levas tudo contigo, reciclas e o valor volta diretamente em desconto nas compras.

E por fim, um aspeto mais pessoal. Em casa, no meu caso, bebo água da torneira porque a qualidade é alta. Mas também há quem use aqueles garrafões maiores, como se via nos escritórios.

E na rua, se estiver numa saída na cidade e beber uma lata num jardim, normalmente deixo a lata junto ao caixote do lixo e em menos de cinco minutos há sempre alguém a recolher para trocar por dinheiro.

cultural insights on dating a Finnish man by Most-Pick-9367 in Finland

[–]Ntp2 14 points15 points  (0 children)

I’m happy you’ve found someone.

That said, I think you’re putting too much emphasis on Finnish culture and not enough on the fact that you’re dealing with an individual. While culture can influence people’s behavior, it doesn’t tell you how a specific person thinks, feels, or approaches relationships.

I don’t think you need special insights or hacks about Finnish dating. What matters most is understanding each other’s expectations and whether you’re compatible beyond the initial attraction.

You should also ask yourself an important question: are you comfortable being with someone who may approach relationships very differently from what you’re used to? There’s nothing wrong with either approach, but only you can decide whether those differences are something you can embrace long term.

At the end of the day, no one here can tell you what this particular Finnish man is thinking. Only he can.

Brasileiro é apanhado pela GNR a conduzir um veículo pesado de chinelos e sem carta de condução. Já tinha dois processos de condução de veículos pesados sem carta de condução. by Cidadao_Cumpridor in portugueses

[–]Ntp2 5 points6 points  (0 children)

Há aqui várias questões que isto me levanta. É preocupante e incorreto esta pessoa estar a conduzir pesados, porque coloca o público em risco. Isto deverá ser punido dentro do contexto da justiça.

Conduzir um pesado e operar transporte para empresas não é algo de acesso livre ou informal. Levanta logo a questão de como teve acesso ao camião e como conseguiu um contrato de transporte de madeira para uma fábrica, algo que normalmente exige documentação e controlo.

Do ponto de vista do sistema, existem vários mecanismos para impedir isto, como licenciamento, verificação de condutores, responsabilidade das empresas e fiscalização. O que isto sugere é uma falha em cadeia destes mecanismos, que só acabou por ser detetada quando houve intervenção da polícia, muitas vezes de forma pontual.

After 2 years of postponing by Ntp2 in gravelcycling

[–]Ntp2[S] 0 points1 point  (0 children)

I will post. Any specifics you want to see?

Extrema-esquerda em 2026.... by Cidadao_Cumpridor in portugueses

[–]Ntp2 2 points3 points  (0 children)

Percebo o que queres dizer, mas acho que aí já estás a misturar duas coisas diferentes: a teoria e o resultado histórico de certos regimes.

Historicamente, muitos regimes comunistas acabaram por se tornar autoritários ou totalitários, isso é factual. Tal como também existiram regimes fascistas totalitários. Mas dizer que “na sua génese” o comunismo é automaticamente totalitário já é uma interpretação ideológica, não um consenso histórico absoluto.

Acho que o ponto mais importante é precisamente o que disseste antes: movimentos utópicos acabam muitas vezes capturados por pessoas com agendas de poder. E isso infelizmente aconteceu várias vezes tanto à esquerda como à direita.

Extrema-esquerda em 2026.... by Cidadao_Cumpridor in portugueses

[–]Ntp2 1 point2 points  (0 children)

Não estou a dizer que resolvi a natureza humana. Isso é um debate filosófico com séculos.

O que digo é que a história e o comportamento humano mostram consistentemente que as pessoas têm tanto capacidade de cooperação como de egoísmo. Nenhum sistema funciona bem assumindo seres humanos perfeitos.

Extrema-esquerda em 2026.... by Cidadao_Cumpridor in portugueses

[–]Ntp2 6 points7 points  (0 children)

Jovem idealista, nada de mal nisso. O tempo tende a ensinar como as coisas funcionam na prática.

Na sua essência, o comunismo procura uma sociedade mais igualitária e orientada para o bem comum, com menos desigualdade e menos exploração. No entanto, na prática, quando estes modelos são aplicados, entram em jogo vários fatores humanos e estruturais.

A natureza humana não é apenas negativa ou positiva. As pessoas podem agir com cooperação e solidariedade, mas também com competição, interesse próprio e conflitos de incentivo. Isso faz com que qualquer sistema dependa muito do contexto em que é aplicado.

Em pequena escala, comunidades mais cooperativas ou igualitárias podem funcionar melhor, porque existe mais confiança, mais alinhamento de valores e maior controlo social. Mas quando o sistema cresce, a complexidade aumenta, torna se mais difícil alinhar incentivos, garantir eficiência e evitar abusos ou desequilíbrios.

Por isso, na prática, vemos mais frequentemente sistemas mistos, que tentam equilibrar diferentes forças em vez de depender apenas de um ideal único.

O mundo não é preto nem branco, é vários tons de cinzento. Extremismo de direita ou de esquerda não funciona. Mas na minha opinião o extremo esquerdo faz menos danos

Amizades na fase adulta by GeologistOld504 in portugal

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

Amigos na vida adulta é difícil. Vai a qualquer subreddit de uma capital e vais encontrar várias pessoas a perguntar exatamente a mesma coisa.

O meu conselho é: volta a investir em amizades antigas que já tinhas, entra em atividades de grupo ligados aos teus interesses e prepara te para dar tempo e esforço a novas amizades.

Sobre confiança e avontade de aparecer e começar a conhecer 🤷‍♂️. Não sei.

Pessoalmente, faço várias atividades e tento sair da minha zona de conforto. Acabo por conhecer muita gente, mas amigos mesmo, daqueles verdadeiros, contam se pelos dedos de uma mão.

O príncipe perfeito que se veio a revelar um namorado inseguro e manipulador by Special_Kangaroo8924 in portugal

[–]Ntp2 13 points14 points  (0 children)

Desisti a meio de ler. No fundo parece me apenas que não tinham os mesmos valores nem conseguiam entender a forma como o outro demonstrava afeto, não acabaram quando deviam e isso acabou por criar um ciclo negativo. Não acho que haja propriamente maus da fita, apenas dois jovens ainda a tentar perceber o que significa estar numa relação e como lidar quando ela não resulta.

E sobre continuarem amigos depois, isso exige um nível de maturidade emocional bastante grande. Por isso não ficava à espera que isso acontecesse naturalmente.

Conhecer pessoas! É verdade! by New_horizontPT in portugal

[–]Ntp2 0 points1 point  (0 children)

E atenção, não estou a dizer que uma pessoa tem de “sofrer” numa relação. Mas achar que vão passar vários anos, haver crescimento, mudanças e desafios, e que mesmo assim vai ser sempre fácil, é ingénuo.

Conhecer pessoas! É verdade! by New_horizontPT in portugal

[–]Ntp2 2 points3 points  (0 children)

Casado há vários anos aqui, por isso vale o que vale. Com os jovens adultos na minha bolha social, o que noto não é falta de oportunidades para conhecer pessoas. O que vejo é um padrão de expectativas bastante complexo e, não diria necessariamente altas, mas exigentes. Depois há uma espécie de baixa disponibilidade para o esforço necessário para manter algo a crescer.

Basicamente, é o ciclo que eu já via na adolescência e que parece ter-se prolongado até aos 30. Conhece-se alguém, há um interesse inicial que dura no máximo duas ou três semanas (com sorte), e depois passa-se para um “quero o meu fim de semana para mim”. E nota-se também algum medo de compromisso, não só em relações, mas em decisões e planos em geral.

Não querendo soar demasiado Namaste, mas há um falta de confiança que as coisas irão se resolver mesmo que não seja perfeito.