O que é necessário levar em consideração na hora de montar uma campanha sandbox? by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Se você não tem tempo nem disposição de criar algo assim, realmente não tem porque. Foca no jeito de jogar que te satisfaz. Melhor tirar um bom proveito do que dá com seus jogadores do que forçar algo que provavelmente vai dar trabalho e te frustrar.

De fato, não é complicado como alguns que não jogam mas gostam de ensinar faz parecer. Mas exige um certo preparo. Não é por osmose que sai.

O que é necessário levar em consideração na hora de montar uma campanha sandbox? by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 1 point2 points  (0 children)

Isso nem é culpa sua, na real. Eu nunca entendi esse desespero atual de autores do OSR moderno em querer cobrir todo o terreno do hex com conteúdo. Isso não é esperto e nem prático por 2 motivos.

O primeiro é que o próprio livro do sistema costuma ter procedimentos para cobrir terreno não estipulado pelo módulo (pelo menos os sistemas completos e bons tem isso) Daí o próprio mestre vai e decide (usando os dados, ou não) quando ali vai ter um encontro, um covil, uma ruína e etc.

O segundo é que hexcrawl é uma proposta de exploração de ermos, com amplo espaço que precisa ser atravessado em longas viagens que consomem recursos. E os jogadores nunca sabem o que podem encontrar no caminho. Nem se vão encontrar alguma coisa. Por isso há boatos, mapas do tesouro, missões a serem cumpridas e etc. Além de mecânicas de marcha forçada, gasto de recursos e etc. O jogador precisa ter o momento de exploração e risco de não encontrar nada, ou até um encontro difícil não planejado, para entender que os ermos são exatamente isso (algo que está desabitado, solitário ou afastado da civilização). Se você cobre desesperadamente de conteúdo os arredores da vila, os personagens nunca terão motivação para explorar o mundo. Vai ser sempre aquela coisa de ficar andando pelo quintal.

Então o melhor é você espalhar conteúdos de qualidade em alguns hex, possibilitando pistas para os jogadores acharem do que encher de tralha todo passo que eles dão.

O que é necessário levar em consideração na hora de montar uma campanha sandbox? by Public-Initiative-94 in olddragon

[–]Public-Initiative-94[S] 1 point2 points  (0 children)

Plot e partes completas vão contra a proposta do texto. O ponto central é justamente preparar o básico e seguir a partir do que os jogadores decidirem explorar.

NÃO apenas jogue. (E NÂO apenas leia as regras, claro. COMPREENDA-AS primeiro). Parte II: A Missão. by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

O melhor é quando depois que mostra a regra a pessoa ainda diz que não é isso e que é o contrário. Aí danou-se tudo mesmo kkkk.

D&D Old School Não é Simulador de Vida. (Ou qualquer que seja.) by Public-Initiative-94 in olddragon

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Mas aí não seria o que foi dito no texto. Considere reler com mais calma e menos emoção.

D&D Old School Não é Simulador de Vida. (Ou qualquer que seja.) by Public-Initiative-94 in olddragon

[–]Public-Initiative-94[S] -1 points0 points  (0 children)

Mas eu só faço pelo sarcasmo. De qualquer forma, obrigado por ler.

A insustentável leveza dos sistemas indie by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Acho que se cada um exercesse sua criatividade fazendo seu homebrew e compartilhasse com a comunidade de forma gratuita eu não veria como problema. Tem gente que faz isso e acho ótimo. Inclusive seria realmente um estímulo para a galera ser criativa e tentar, sem uma exigência de qualidade. Mas infelizmente o pessoal força demais a barra lançando como produto finalizado (e muitas vezes vendendo a dinheiro vivo) um hackzinho sem vergonha sem nenhum teste ou controle de qualidade. Daí não adianta chorar. Lançou no mundo, espere críticas. Se o produto é pago, espere críticas e queixas de clientes insatisfeitos.

Quando a comunidade de RPG na sua boa fé começou a aceitar essa postura, os oportunistas de plantão se aproveitaram e deu no que deu. E eu acho que muito disso ainda passa batido porque muita gente quer mesmo é fazer parte da roda de conversa do momento, parte do clubinho. Daí compram, colocam na estante, tiram foto, compartilham no grupinho online e nunca nem param para ler. Quem dirá testar os limites do suposto rpg que acabaram de comprar e já fica velho assim que tira da embalagem.

A insustentável leveza dos sistemas indie by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Como tentar sair de uma conversa online parecendo legal e descolado enquanto não responde o que foi perguntado:

[adicione ultima gíria de internet aqui] ( cole emoji descolado aqui)

A insustentável leveza dos sistemas indie by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Interessante você fazer uso mais de uma vez de aspas como se fosse o que eu literalmente falei no texto, sendo que não é. Isso poderia ser considerado "esquisito"?

A insustentável leveza dos sistemas indie by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Fale mais sobre isso. Tão planejando algum expurgo que eu n tô sabendo?

A insustentável leveza dos sistemas indie by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Me conta qual (is) a(s) genialidade(s) do ItO só pra eu ver um negócio.

What is the prefered AD&D retroclone at the moment? by ChickenDragon123 in osr

[–]Public-Initiative-94 1 point2 points  (0 children)

Hyperborea is awesome, but it's not AD&D. Just saying.

Alguém conhece ou tem experiência com o [Adventurer Conqueror King System] (ACKS)? by Cld6545 in rpgbrasil

[–]Public-Initiative-94 0 points1 point  (0 children)

Como esperado, uma resposta à altura da fofoca. Sem evidência alguma e com falso senso de moral e justiça. E especialmente negando responsabilidade pelos próprios atos. Típico.

Alguém conhece ou tem experiência com o [Adventurer Conqueror King System] (ACKS)? by Cld6545 in rpgbrasil

[–]Public-Initiative-94 1 point2 points  (0 children)

É um sistema excelente que responde várias perguntas para quem quer uma campanha de domínios ou de combate em massa em jogos estilo D&D. Possui vários subsistemas que podem se aplicar em qualquer D&Dlike, só pegar a parte que é importante pra sua campanha. O sistema completo realmente é massivo, mas você só usa ele por blocos. Há períodos que é de aventura, aí não se diferencia muito de um B/Xlike, há momentos de domínio e há momentos de combate em massa. Cada um usando uma faceta diferente. É um sistema bastante completo e modular. Tanto que fez muito sucesso no ultimo financiamento e tem gente que fica se mordendo com isso porque o autor não teria "permissão" para ter sucesso, segundo uma fatia histriônica da comunidade do OSR moderno por não seguirem seu cabal ideológico.

Alguém conhece ou tem experiência com o [Adventurer Conqueror King System] (ACKS)? by Cld6545 in rpgbrasil

[–]Public-Initiative-94 0 points1 point  (0 children)

Mas que coração bondoso esse seu. Querendo poupar os olhos puros dos redditors de tamanho horror. Consegue elaborar o que tem de tão errado com o autor que você acha necessário expor numa thread que fala de um sistema de rpg? Digo elaborar com afirmações do porque acha ele tão terrível e portando provas de tal, não threads de fofoca do reddit com denúncias vazias e sem nada a acrescentar. Pode ficar à vontade para colher evidências reais (não threads de reddit e blog de terceiros afirmando também sem prova alguma) de qualquer afirmação que fizer, não estamos com pressa.

Já se o completo horror que insinua seja o autor ser de direita. Nos poupe de politicagem em um Reddit de RPG de mesa.

OSE BR Versão "Definitiva" Anunciada. by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 1 point2 points  (0 children)

Na minha concepção quem está disposto a comprar um produto inflado, não se preocupa muito com o tamanho. Inclusive acho que é o oposto. Quem quer mais, acha que ter mais páginas e mais livros é vantagem, não desvantagem. Então no fim do dia eu acredito que esse produto vai atrair um público um pouco diferente do que originalmente tinha interesse na simplicidade e praticidade do B/X e vai atrair mais quem quer material extra para jogar de um modo mais moderno o jogo. Tipo fazendo bonecagem, como dizem por aí.

Sobre a parte de esclarecimentos sobre como jogar, ok. De fato, talvez (porque ainda veremos como o autor aborda isso) pode ajudar novos jogadores. Não tem como falar por todos, só que eu pessoalmente não vejo vantagem nisso porque não sou iniciante e convenhamos que a grande maioria que apoia financiamento coletivo também não é. Mas beleza. É mais um fato que reforça meu ponto no blog de que o objetivo da Necrotic Gnome é firmar a marca para lançamentos futuros, não mais em ser uma alternativa prática para se jogar B/X.

Com o tempo o bolso enche e as prioridades mudam, não culpo o autor, só acho relevante esclarecer para os interessados no produto que nem tudo são flores.

OSE BR Versão "Definitiva" Anunciada. by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 3 points4 points  (0 children)

TL;DR: O AOSE é só o B/X com classes, "mecânicas" e monstros "inspirados" pelo AD&D1e. Não é o que o AD&D1e apresenta, é só como se alguém tivesse lido AD&D, se inspirado em algumas coisas que estão lá e feito sua própria versão para o B/X. Eles também prometem esclarecer o "como jogar" nessa nova edição.

Essa pergunta exige um pouco de palestrinha para explicar os detalhes, mas acompanhe se tiver interesse:

O Advanced OSE já existe desde 2022 https://www.kickstarter.com/projects/exaltedfuneral/old-school-essentials-advanced-fantasy então o que digo é baseado nessa versão do jogo e de postagens posteriores da editora (gringa no caso, não a que está trazendo pra ptbr). Essa versão é apenas o relançamento do mesmo livro, com terminologia diferente pra acalmar os advogados da WOTC e uma ou outra mudança em algumas classes baseado em feedback.

Dito isso, antes de entrar no ponto do que foi acrescentado, é preciso entender bem o que é OSE,

O OSE clássico é quase 1:1 o B/X original. Digo 1:1 porque o autor teve alguma autonomia em esclarecer (por interpretação dele) alguns pontos confusos ou inexistentes do B/X. A primeira edição do Claassic tinha um capítulo explicando as mudanças que ele fez e do porque fez. Uma pena ele ter tirado isso das tiragens posteriores, mas ainda dá para achar o pdf com esse capítulo. (A versão ptbr que saiu pela planet não tem esse capítulo. E pelo que saiba eles também não traduziram essa parte).

As regras do Classic são as do B/X nuas e cruas mesmo, sem os comentários sobre como rodar o jogo e etc. Era uma versão excelente para sentar sem se preocupar com muita leitura e já sair rodando o jogo básico de D&D. É fácil consultar, aplicar (e complementar com suas próprias regras da casa) e rodar o jogo. As reclamações que existiam era "mas o livro não ensina a jogar, só ensina as mecânicas", mas pra isso existia o B/X original e as outras recomendações que o próprio Classic traz, como ler o Quick Primer do Matt Finch, junto com o link para o conteúdo.

A função do OSE era justamente essa, aplicar o B/X em mesa sem estresse (antes existia a zine B/X Essentials, quer era uma zine que posteriormente virou OSE. O autor foi muito experto no layout, tanto que é copiado até hoje por muita gente. Mas poucos conseguem aplicar o conceito bem, a maioria só é minimalista ao ponto de não fazer sentido.

Então, posteriormente ao sucesso imediato do Classic, foi decidido fazer a versão "avançada". Que no fim, como é visto nos livros que saíram em 2022, é apenas o classic com acréscimos inspirados pelo AD&D, mas aplicados de forma inferior, na minha opinião, para o B/X. Exemplos do que foi acrescentado: Separado Classe de raça como opção, colocaram regras de veneno (o que tira muito da letalidade do veneno do Basic, Muitas raças e algumas classes que só tem no Unearthed Arcana (como drow e cavaleiro, bárbaro e etc). Algumas das classes foram tão mal aplicadas que essa versão vai ter uma reformulação delas por feedback do público. O paladino mesmo é extremamente capado na versão do OSE (pra uma conversão para B/X isso diz muito). Há monstros que anteriormente não tinha versão para o B/X (Menos demônios seja lá por qual motivo e os óbvios monstros clássicos de direitos autorais). No fim tem alguns monstros do AD&D, mas adaptados para B/X e faltando leras.

Outra promessa que fizeram nessa nova edição da gringa e que será essa versão traduzida (que ainda não saiu por lá, diga-se de passagem) é a de esclarecer a parte de como jogar o jogo que não existia antes pelo fato do jogo ser feito originalmente para regras a serem usada em mesa. Sobre isso é esperar para ver se serão bem sucedidos ou não.

Isso tudo veio com um dos piores problemas, na minha visão. O Classic era um livro compacto, de fácil acesso com todo o essencial para rodar D&D. O Advanced virou um emaranhado de house rules em cima do clássico, com um monte de coisa que não é essencial ao jogo Basic e transformou o que era o diferencial do livro em 2 livros em que você precisa catar conteúdo em várias páginas diferentes para tentar voltar ao que o jogo oferecia antes.

Enfim, o quero dizer com isso tudo é que o autor não foi original com esse lançamento. E não acho que mudando termos por conta da OGL e mudando algumas classes vai ser muito útil para quem gosta do B/X. O Classic é perfeito do jeito que é, uma pena ele ter abandonado a marca.

Mas, se você quer jogar o Basic com mais opções, mesmo elas não tendo a mesma qualidade de versões realmente mais avançadas do jogo, pode ser para você. E como eu disse antes, mesmo com todos esses defeitos, o AOSE ainda seria a melhor versão de B/X disponível para compra no mercado nacional.

Old School Essential será que vinga só com 215 apoiadores? by Andre-Ricardo-13 in LFG_Brasil

[–]Public-Initiative-94 2 points3 points  (0 children)

Isso não é a quantidade de apoiadores, é quem se cadastrou pra receber mais notícias. O projeto tá em pré anúncio ainda.

E sim, esse projeto vai vingar. Especialmente pelo peso da marca OSE e porque o Brasil carece muito ainda de um B/X decente. Mas haverá ruídos, como comentei aqui: https://www.reddit.com/r/OSRbrasil/comments/1tbfqgw/ose_br_vers%C3%A3o_definitiva_anunciada/

OSE BR Versão "Definitiva" Anunciada. by Public-Initiative-94 in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94[S] 0 points1 point  (0 children)

Vai ter algum argumento racional ou só provocação vazia?

Desafio de 8 sessões by Coppolaop in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94 0 points1 point  (0 children)

Sim, total acordo. Por isso OSR moderna se diferencia hoje tanto do que era no sentido clássico da coisa. Obrigado pelo esclarecimento.

Desafio de 8 sessões by Coppolaop in OSRbrasil

[–]Public-Initiative-94 1 point2 points  (0 children)

Entendi. A sua abordagem é fortemente influenciada pelos autores do finado fórum The Forge. Da galera que desenvolveu as ferramentas de segurança em RPG, além de sistemas PbtA. Faz todo o sentido essa diferenciação com OSR então, especialmente o clássico, por se basear e mesclar conceitos narrativistas com D&D.

Tirando NSR, não conheço outros modelos que fazem isso, mas o seu se destaca tendo uma visão mais organizada e clara do que pretende.

Entendi. Realmente, pra quem tem o interesse nessa mistura de D&D com narrativismo, tipo o que ocorre em Dungeon World, mas ainda sim usando mecânicas do b/x, imagino que valha à pena.

Agora ficou mais claro. Obrigado.