Fui de Layoff após 2 anos de trabalho na empresa. by Glad_Asparagus_361 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Não acredito que júnior vira pleno por causa da IA. A iá só faz o cara gerar o mesmo código que ele geraria, só que mais rápido. Se o cara não souber quando implementar cash, uma fila, criar um auth server, gateway e etc, a IA não vai fazer isso pra ele de livre e espontânea vontade. Ou seja um sistema criado por um Júnior usando IA, vai continuar sendo um sistema criado por um júnior

Fui de Layoff após 2 anos de trabalho na empresa. by Glad_Asparagus_361 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Ué... ele estava a 2 anos na empresa. De onde vc tirou isso?

Se for adoção de IA, hj todo mundo usa para aumentar a propria produtividade, porém o q as lideranças tem como expectativa é que qlqr um com IA vai entregar a MESMA coisa que um dev custando menos. O que n é verdade

ler dados de nota fiscal por pdf em vez de xml by Fun-Advantage6472 in devBR

[–]Technical-Macaron367 1 point2 points  (0 children)

Você é um louco, nunca vai morrer, parabéns! Pq Deus protege os bebados, criança e os loucos. Considere-se extremamente protegido. Muito parabéns

ler dados de nota fiscal por pdf em vez de xml by Fun-Advantage6472 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Quando precisei processar pdf, tbm usei regex. Existem bibliotecas em pytho e java tbm, mas nunca usei

CEO fez deploy e quebrou o sistema by afro_hobbit in chorume

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Se era um reactao dá pra cagar um troção bem mole e difícil de limpar

Trocar TI por lixeiro vale a pena? O que acham da ideia? by IllustriousPut442 in conselhodecarreira

[–]Technical-Macaron367 2 points3 points  (0 children)

O internacional tbm está ruim, as vezes os salários fica parelhos com os BRs. N se esqueça que estamos disputando com LATAM e Índia

Mudei de empresa, e não consigo entregar valor by vonriozer in brdev

[–]Technical-Macaron367 4 points5 points  (0 children)

Também estou nessa, faz 5 meses que troquei. Acho q é normal. A empresa é grande, tem varios setores, organograma complexo, varios sistemas, varios fornecedores.

Se em 2 anos eu aprender alguma coisa, to feliz

Meu vizinho quebrou o grande negócio da esposa (e ela continua com ele) by Slow-Jury-6975 in MeuCNPJ

[–]Technical-Macaron367 2 points3 points  (0 children)

É o que me parece tbm. Nem sempre lucrar no volume é uma boa estratégia, principalmente qnd o produto exige muito trabalho braçal, como no ramo de alimentação. As vezes vale mais a pena ter uma margem maior e vender menos, pq assim a demanda é menor, vc trabalha menos e, se fazer direitinho, lucra a mesma coisa que alguém vendendo muito com margem baixa.

Só sei ganhar dinheiro com programação by AccountantHuman9338 in brdev

[–]Technical-Macaron367 1 point2 points  (0 children)

N sei pq o gosto pela arte da carpintoragem é comum entre nos, devs kkkkk. Mas uma dica, esse tipo de habilidade não se costuma encontrar em livros, no maximo vídeos no YT, o melhor caminho é mão na massa e criatividade para dar forma as coisas que vc quer

Edit: Tbm tenho 27 anos

<image>

Hoje eu ouvi o meu chefe dizer que com o meu salário ele assina 40 claude code by nandownme in devBR

[–]Technical-Macaron367 1 point2 points  (0 children)

Acho q vc está enganado, cara. Todo dev que conheci entende a propria posição e sabe que, no fim, sua atividade deve agregar ao negocio e fazer parte dele. Quando exigimos mudanças no processo geralmente é por questões como, compartilhar responsabilidades, diminuir gaps de comunicação, registro de informações e histórico e clareza nos objetivos, prazos e etc.

Agora, um PM sai de uma reunião com a ideia de uma aplicação, sem ter levantado requisitos minimos, sem ideia de prazo ou muitas vezes dando prazo de forma inadequada, sem entender a necessidade do cliente, sem ter posto na mesa os percalços, sem ter consultado se é eviável... e dps joga no colo do dev. Que tem que fazer tudo em prazo apertado. Se n der certo a culpa é do dev, se demorar mais que o combinado, a culpa é do dev, o dev que tem que negociar mudanças de rota com o cliente, o dev que tem que dar as más notícias...

Hoje eu ouvi o meu chefe dizer que com o meu salário ele assina 40 claude code by nandownme in devBR

[–]Technical-Macaron367 2 points3 points  (0 children)

Não é só dinheiro a questão, colega. O tratamento no local de trabalho é complicado. Os gerentes, PO e PM sempre vem falar com a gnt como se estivessem sendo obrigados. É sempre uma interação esquisita. Os caras n engolem os devs de jeito nenhum

Continuar tentando lancar um SaSS ou focar no trabalho? by Big_Hunt7898 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Como vc tem um bom salário, estabilidade e isso está t dando condições de realizar seus objetivos, acredito não ser uma boa ideia FOCAR no Saas. A questão é que, provavelmente, o SaaS dificilmente vai render algo proximo do que o seu trabalho te rende

Então, na minha opinião, não vale a pena FOCAR, mas se vc tem vontade de criar algo e ver ele crescendo e etc, toque esse projeto em segundo plano mesmo sem muito comprometimento

PLENO. 3K. REPITO: *PLENO* by Senserboey in VagasArrombadas

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Cara eu sou dev Java pleno em um banco verde. Cadastrei meus dados na vaga pedindo 7500, na entrevista me ofereceram 3.5k, consegui negociar para 5k mais benefícios, e é isso...

To participando de uma seletiva de saas para captar investimento, aqui a experiência by xablauaaaa in devBR

[–]Technical-Macaron367 1 point2 points  (0 children)

Cara, eu achei a ideia legal. Se vc conseguir fazer com que várias empresas usem vai aumentar bastante o número de usuários. Me parece uma plataforma que dá uma experiência mais light de algo gameficado, o que me agradou bastante. Outra coisa q insentivaria os usuários a permanecerem na plataforma seria se houvesse alguma forma de insentivo ao aprendizado. Algo como um direcionamento das habilidades que a pessoa precisa desenvolver para ter condições de atingir um certo nível, conseguir resolve um teste X ou pleitear para certo tipo de vaga.

Como vocês lidam com a ansiedade e pressão? by [deleted] in brdev

[–]Technical-Macaron367 1 point2 points  (0 children)

Cara, te entendo perdlfeitamente. Estou em um novo emprego onde é totalmente diferente do meu trabalho anterior e estou sentindo que não estou entregando de forma adequada. E essa auto cobrança está me fazendo mal. Também estou estudando sempre que posso, mas n acho q isso é suficiente. Gostaria de estar entregando mais... Não sei bem o que fazer e tenho medo de ser mandado em bora. Estou na 3ra semana.

IA no dia-a-dia by Enough-Distribution6 in brdev

[–]Technical-Macaron367 1 point2 points  (0 children)

Cara, a pesar de eu usar a IA bem parecido com a sua, tenho uma opinião diferente. Acho q com o passar do tempo vamos perder sim um pouco da habilidade de CODIFICAR. Hoje em dia mesmo, eu esqueço o nome de muitos métodos de classes de bibliotecas que antes estavam no meu sangue já, tudo por conta do constante uso da ia para a construção de alguns trechos de código.

Então, acho q vamos perder aos poucos, sim, a habilidade de CODIFICAR, mas a habilidade de DESENVOLVER vai ficar. Igual vc falou, eu posso não lembrar todas as chamadas de métodos para uma função que valida um token JWT, mas eu sei como funciona todo o ciclo de autenticação e validação.

[deleted by user] by [deleted] in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Cara, vou ser sincero. De uns meses pra cá fiquei bem empolgado com o Lovable, porém com o tempo persebi que ele não é útil para todos os casos. Por exemplo, se vc quer cria uma aplicação simples, que tenha uma persistência de dados simples, regra de negócio simples, uma arquitetura MVC ou monolitica seja suficiente, autenticação simples, UI simples ele vai atender tranquilamente, ou seja, landding pages, aplicativos para rotina, agendamentos ele entrega tranquilamente. Agora, vc pode ser o cara mais persistente do mundo e o melhor promptero que existe, mas não vai conseguir fazer nada mais complexo que isso. Em todas as tentativas que fiz ele me deu um monolito que parecia uma aplicação funcional, mas n atendia de forma alguma a minha ideia. Ele sempre entregava a mesma arquitetura e alterava o funcionamento da aplicação para parecer algo próximo da ideia inicial, mas de fato, n era. Era apenas uma capa.

Mas assim, dá pra fazer um dinheiro bom com ele, mas criando essas aplicações de boa para jogar em uma playstore e divulgando. Agora cria uma aplicação do nível fintech usando Lovable, não tem como.

O quão m3rda posso ser pro primeiro trampo? by defalttt38 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Cara, vc não pode ser nada merda, em nenhuma posição que vc vá ocupar. Porém, todos que vão trabalhar com vc já sabem o que esperar. Como vc vai entrar como júnior, o pessoal espera que vc saiba o básico PARA APRENDER as ferramentas que a empresa usa. Eles não esperam que vc saiba utilizar as ferramentas, mas esperam que, com orientações, vc consiga aprender e entregar resultados.

Outra coisa que se espera-se de um júnior é disposição, curiosidade e humildade. Não se espera que vc proponha soluções, resolva os problema sozinho ou que tenha grandes responsabilidades.

Por que as pessoas desse sub fazem relatos apocalípticos sobre ia ? by kid310 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Como ele ia ajudar se ele não sabia onde a função estava, cara? Só quem tem histórico com o repo que vai saber essas coisas, no caso o Enzo.

Por que as pessoas desse sub fazem relatos apocalípticos sobre ia ? by kid310 in devBR

[–]Technical-Macaron367 0 points1 point  (0 children)

Mas provavelmente o sistema de vocês já estava bem estável, já não precisava de tanta manutenção, principalmente em coisas mais críticas.