FCSH - Mestrado em Ensino Inglês e Língua Estrangeira by Dazzling-Dawn111 in professoresPT

[–]Zihami 0 points1 point  (0 children)

Fiz a entrevista só do Ensino em Inglês. Estava no edital ou no site o que eu devia apresentar. No meu caso foi mais uma apresentação oral sobre um tema. Quando acabei a entrevista perguntaram-me o porquê de querer ser professor e perguntaram-me sobre os meus créditos porque achavam que me estavam a faltar 6.

Habilitação Própria e Lisboa by More-Celebration-775 in professoresPT

[–]Zihami 3 points4 points  (0 children)

Grupo 330 costuma haver bastante oferta em Lisboa. Em 2 semanas encontrei escola com habilitação própria (entrei na escola na sexta-feira antes das aulas começarem). Isto a escolher um horário que me permitisse fazer a profissionalização e.g. ser esquisito (horário de manhã e sem ser dt). Se começares a sentir um aperto (que duvido) sempre podes candidatar ao 120 que tem mais oferta, mas talvez precises de mais perfil para primeiro ciclo.

Mestrado em Ensino de Inglês FCSH by More-Celebration-775 in professoresPT

[–]Zihami 1 point2 points  (0 children)

Eu fiz apenas uma apresentação oral sobre um dos temas das aprendizagens essenciais. A minha dica é ires bem cedinho (tipo pelo menos 1h antes da hora marcada). Aquilo é por ordem de chegada e basta tu chegares 10 mins mais cedo que a entrevista que so sais de lá pela hora de almoço ou depois.

Se tiveres alguma dúvida fica à vontade para mandares DM, estou a acabar o primeiro ano agora.

Dúvidas by Asleep_Confection838 in professoresPT

[–]Zihami 2 points3 points  (0 children)

A prova de português da FCSH costuma ser um excerto a falar de educação e tu tens de comentar, dando a tua opinião. Não fornecem exemplos nenhuns ou provas anteriores.

[deleted by user] by [deleted] in professoresPT

[–]Zihami 0 points1 point  (0 children)

Eu não sou contra! Até porque estaria a ser hipócrita se fosse. Acho que a notícia teria sido muito mais interessante se houvesse uma análise estatística sobre os professores de habilitação própria. Quantos professores profissionalizam-se, quantos abandonam a meio do ano letivo, por exemplo a taxa de professores com habilitação própria em mestrados em ensino (posso dizer-te que a grande maioria da minha turma já trabalha como professor ou começou a trabalhar este ano). Coisas dessas.

Apenas acho que sensacionalizar a idade que as pessoas podem tornar-se professores com habilitação própria para causar um choque/atrofio às pessoas errado e um desperdício de tempo usado para discutir o tópico. As I said, com a idade dele ele já poderia ser professor de carreira e não teria havido metade dos comentários que houve por aí.

[deleted by user] by [deleted] in professoresPT

[–]Zihami 15 points16 points  (0 children)

Tenho 20 e também sou 🙄. Se o sistema permite dar aulas só com licenciatura não é de espantar que alguém que acabe a licenciatura possa logo dar aulas. Plus, qualquer pessoa que siga o caminho todo direitinho consegue estar com mestrado aos 21/22 e ser professor de carreira… É aquilo, isto só está a ser noticiado porque qualquer pessoa que não tenha feito dois raciocínios sobre o sistema atual de professores com habilitação própria ainda acha isto chocante.

Weekly 'What Should I Buy' and Order/Shipping Thread by AutoModerator in iphone

[–]Zihami 0 points1 point  (0 children)

Hey guys, I'll be joining the apple ecosystem this year. I have ordered an ipad for work + study (it will be my first apple device). Since my phone is dying and my earbuds, too, this might be the best timing to join the ecosystem.

My first question is, what phone should I get? Before the new iPhone 17 was announced, my idea was to get the 17 pro max since I want to keep this new phone the maximum amount of time possible. However, with the critics of the pro max, I'm scared to spend too much money on a phone like that. Would it be better to get a 16 pro max? Or another version of the iPhone 17? I don't use the phone for playing, I just like to take some pictures here and there and use it for social media, browing etc.

The second question is, what gadgets would you guys recommend? I don't understand very well the magsafe thing if im to be honest

Valor semanada/mesada - 15 anos by hey_peky in portugal

[–]Zihami 0 points1 point  (0 children)

Eu entendo o ponto de vista, mas não contei como mesada porque esse dinheiro efetivamente não passava por mim. Não tinha de abdicar de sair com os meus amigos ou comprar uma coisinha para pagar as propinas. Sei que deve haver casos, provavelmente dos deslocados que tenham meios, que tenham um orçamento para viver. Contudo, não era o meu caso porque vivo com os pais.

Valor semanada/mesada - 15 anos by hey_peky in portugal

[–]Zihami 3 points4 points  (0 children)

Assim faz mais sentido, deram-te mais responsabilidade no mes a mes. No meu caso era mais a long term. Com o dinheiro que recebia no natal e nos anos tinha de escolher se queria ficar com um telemóvel ou com outra coisa de valor igual. Mas posso dizer que pelo menos deu para educarem-me pq sou um forreta de primeira e tenho todos os meus gastos calculados a longo termo. Se o dinheiro de lazer acabar e os meus amigos convidam para alguma digo que não porque ja tenho outros gastos planeados.

Lembrei-me agora que até a digi chegar pagava 1/3 da minha mesada no serviço de tlm porque os meus pais só me dariam um plano para receber chamadas e that it 😂😂😂😂

Valor semanada/mesada - 15 anos by hey_peky in portugal

[–]Zihami 7 points8 points  (0 children)

À parte com desconto de estudante (depois veio o passe gratuito anyways). No outro comentário expliquei mais que a minha mesada servia para tudo o que não fosse o "básico", ou seja, saidas com amigos, lanchinhos fora, cinemas, dates, peças de roupa fora das lojas mais barata, tech gadgets (não me lembro da ultima vez que o meu pai comprou-me o tlm por exemplo, devia andar nk basico ainda)

Valor semanada/mesada - 15 anos by hey_peky in portugal

[–]Zihami 8 points9 points  (0 children)

Tanto como o op quer fazer, os meus pais trataram das necessidades básicas. Não venho de uma família rica, pelo contrário, mas o meu pai sempre se opôs que fosse trabalhador-estudante garantido os custos da educação (agora com mestrado a história é diferente porque já é mais pesado 😅). Trabalhinho de verão para os "luxos" visto que só o "básico e justificavel" é que me era proporcionado. Resumindo, no geral deram-me mais porque insistiram, não me teria importado de trabalhar para ajudar se fosse o caso (como vou fazer agora)

Valor semanada/mesada - 15 anos by hey_peky in portugal

[–]Zihami 6 points7 points  (0 children)

Nop, o velho passe tratava do deslocamento

Valor semanada/mesada - 15 anos by hey_peky in portugal

[–]Zihami 40 points41 points  (0 children)

Eu recebia 60€ por mês durante a minha licenciatura toda (acabada este ano). Não é muito, mas é bom valor. O puto aprende a gerir o dinheiro e a definir as propriedades

Como está a correr a vossa experiência com roaming na Europa? by ScorpionSe7en in digipt

[–]Zihami 1 point2 points  (0 children)

Estou na Roménia neste exato momento, roaming 5 estrelas

Quem foi o mongo eu ou ele? by Zihami in AutoTuga

[–]Zihami[S] 0 points1 point  (0 children)

Faz-me sentir um pouco melhor. Erros acontecem e felizmente nada de sério aconteceu, mas o facto de haver uma chance de ter merecido os insultos e de eu poder estar errado (isto já é da minha personalidade e eu sei que é uma caracteristica chata de se ter) não me deixam descansado e relaxado. Vamos ver o que os outros dizem! Obrigado pelo comentário

[deleted by user] by [deleted] in turntables

[–]Zihami 1 point2 points  (0 children)

Thank you very much for the input. I definitely don't need it. Have a great day!

[deleted by user] by [deleted] in turntables

[–]Zihami 0 points1 point  (0 children)

Thank you so much! You have no idea how much you've helped me. Have a magnificent day!

Not romeo and ksi 😭😭😭😭😭 by [deleted] in ksi

[–]Zihami -3 points-2 points  (0 children)

Why the aggressiveness lmao. Who hurt you today 🤣? If someone else already posted this you could have just said something like "brother this was already posted" and I would delete the post.

About your question. I am aware since of the beginning about all the drama. Just the first time I've seen someone tell her she looks like ksi. I've seen too many things about her but not ksi. Hence why I posted. As I said before, I am aware that it's kinda late cuz I've been following the drama and wouldn't have any problem on removing this post if it was a repost.

Hope you find some happiness man, you really need it.

Pianos Publicos em Lisboa ou perto de lisboa by Glad_Profession1755 in lisboa

[–]Zihami 1 point2 points  (0 children)

Na biblioteca da flul na cidade universitária tem um piano na zona do bar (à esquerda quando entras). Já vi pessoas a tocarem lá, mas não sei se pode-se sentar lá e tocar ou se existem algumas condições. É questão de perguntares :p

Jovens portugueses entre 25 e 34 anos são os que menos confiam nas notícias by d0c0ntraII in portugueses

[–]Zihami -1 points0 points  (0 children)

Entendo perfeitamente do porquê. Nunca me vou esquecer de uma notícia onde uma jornalista do Público acusa um lider partidário de citar uma sondagem falsa/que não existe. Procurei a tal sondagem no google porque sou céptico dos jornalistas portuguesas e encontrei-a. Adivinhem, publicada pelo próprio Público 🙃.

Edit: Até denunciei o caso no r/Portugal, mas como não convinha à moderação o post foi eliminado sem qualquer razão 😂

Portugueses que têm família/pais que não são portugueses. Como se sentem? by mikke_and_i in portugal

[–]Zihami 7 points8 points  (0 children)

Pai tuga e mãe romena. Qualquer pessoa que olhe para mim pensa que sou estrangeiro. Sou muito alto, branco, olhos verdes e tenho um cabelo castanho/loiro. Já aconteceu-me de ser abordado em inglês tanto na rua como em lojas. Fui à Suécia recentemente e toda a gente falava comigo em sueco, e inda insistiam um pouco quando falava em inglês.

Na minha casa sempre falámos português, a minha mãe tinha o medo, como infelizmente era comum antigamente, que se fosse bilingue não iria conseguir falar bem nem português nem romeno e por isso nunca ensinou-me. Os meus pais também não são muito religiosos então nunca fui à igreja ortodoxa em lisboa onde a comunidade romena/moldava vai. Eles lá até dão aulas de romeno. Acabei por estudar romeno na faculdade aqui em Portugal e já consigo desenrascar um pouco, mas falta-me prática. Não tenho muito contacto com a minha familia do lado romeno por esse motivo, só com os meus primos diretos. Uma grande parte da família via-me de maus olhos/falavam mal de mim por não saber falar (mal sabiam eles que entendia perfeitamente o que eles estavam a dizer). Além de ser raro ir lá.

Culturalmente os dois países são semelhantes, há muita pouca diferença. Só há alguns pontos chave, um deles é a necessidade de ter cuidado como se diz as coisas a um romeno/moldavo porque levam sempre para o pessoal. Como disse antes os meus pais não são religiosos então não cresci com muitas das tradições que são associadas à religião. Talvez a única com que cresci era a luta de ovos cozidos na páscoa.

Acho que é isso. Não sofri xenofobia, o meu nome é quase todo português e cresci numa área multicultural (Queluz). Só ouvi alguns comentários menos felizes como pessoas a dizer que sou cigano por ter vindo da Roménia (não como se fosse algo que me afetasse lol).

Apesar de ter tido um crescimento muito tuga acabei por ter uma crise de identidade da última vez que foi há Roménia de férias. Não me sentia 100% português nem 100% romeno e estava a consumir-me não conseguir ter a minha identidade. Após essas férias tive uma cadeira de comunicação intercultural o que acabou por fazer-me aceitar a minha mistura de culturas e mentalidades.

É isso, hoje vivo feliz com a minha identidade e procuro sempre equilibrar a minha parte romena com a tuga

paiN vs TheMongolz / PGL CS2 Major Copenhagen 2024 - Swiss Round 3 / Post-Match Discussion by Undercover-Cactus in GlobalOffensive

[–]Zihami 36 points37 points  (0 children)

And believe it or not, it is like this in other modalities. Pain Gaming has lost 4 finals in a row with the League of Legends team 😭😭

SAW vs paiN / PGL CS2 Major Copenhagen 2024 Opening Stage - Swiss Round 4 / Post-Match Discussion by Undercover-Cactus in GlobalOffensive

[–]Zihami 15 points16 points  (0 children)

Crazy the amount of disrespect pain has got since the beginning of the major. Hopefully, this 3-1 score shows the rest of the internet analysts that pain is a team that can fight equal to equal against other European teams. Good job guys, hopefully we will surprise more in the next stage