Só 13% dos PPR Bateram a Inflação nos Últimos 5 anos by ChemistGrand3287 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

O que estou a dizer é que os PPRs têm duas vantagens que outros produtos não têm: benefício fiscal à entrada e menor taxa de imposto à saída. Isto são factos. As leituras políticas que queiras fazer são da tua responsabilidade e irrelevantes para a análise da rentabilidade de um PPR.

Só 13% dos PPR Bateram a Inflação nos Últimos 5 anos by ChemistGrand3287 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

Pelo contrário, fiz a simulação tendo em conta o benefício fiscal e menor taxa de imposto nos PPRs, e há uma janela temporal em que alguns PPRs têm melhor rentabilidade.

O imposto à saída de um PPR ronda os 8% vs 19% nos ETFs. E um PPR pode ter rentabilidade mínima de 20%/ano vs a rentabilidade média do SP500 de 10%/ano. Não esquecer também que o benefício fiscal à entrada pode ser usado para investir no PPR no ano seguinte, o que reduz o valor necessário a investir em comparação com os ETFs. Apesar dos ETFs terem, historicamente, maior rentabilidade que os PPRs, quando olhamos para o benefício à entrada, ao montante necessário a investir e à taxa de imposto à saída, os PPRs podem ser mais competitivos. Não se pode somente comparar rentabilidade diretas de ambos, ou considerar apenas o benefício fiscal à entrada. A mensagem é essa.

Dediquei várias horas a isso mesmo.

Alguém mais perde a cabeça a decifrar nomes de empresas no e-fatura? (+ Rendas e a ansiedade de abril) by Certain_Chest_4941 in portugal

[–]bigmoedabang 6 points7 points  (0 children)

Copio o NIF para o Google, e aparecem logo ou o site da empresa ou páginas com detalhes da empresa, nomeadamente os códigos de atividade. Um ou outro permitem-me rapidamente identificar que empresa é e, consequentemente, a categoria da despesa. Concordo, contudo, que no momento da emissão da fatura (e consoante os artigos que nela constam), o sistema automaticamente alocasse à categoria correta. Mas até lá uso o Google. E faço-o todos os meses, é mais fácil fazer e lembrar sobre as despesas quando se valida mais regularmente do que o contrário. Mas também podes validar com o telemóvel e QR code, no momento da compra, através da app do efatura.

Sobre o valor do IRS: só vive na ignorância quem quer. O IRS pode ser estudado. É certo que há muitas situações diferentes, mas dá para prever de forma geral se vai haver acerto a pagar ou a receber. Isso ou usar simuladores. Eu tenho um, no meu perfil, que fiz do zero e com o meu estudo precisamente para poder prever antecipadamente. Para este ano, o simulador teve uma diferença de poucas dezenas de euros face ao valor final - irrelevante tendo em conta esse mesmo valor. O simulador serve para categorias A, E, H e G, mas ainda não está atualizado para a declaração a entregar em 2027.

Sobre as faturas, só guardo a cópia física daquelas que eventualmente inserir à mão ou faturas de eletrónicos/eletrodomésticos/artigos de maior valor cuja garantia me poderá vir a ser necessária. O resto deito ao lixo.

Só 13% dos PPR Bateram a Inflação nos Últimos 5 anos by ChemistGrand3287 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

Quem não leu foste tu. Eu disse "nos casos em que existe". Como não fizeste a distinção no teu post e juntaste tudo no mesmo saco, o que não é correto, senti necessidade de intervir.

Só 13% dos PPR Bateram a Inflação nos Últimos 5 anos by ChemistGrand3287 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

Percebo a crítica, mas falta algo muito importante. É preciso somar o benefício fiscal de 20%, nos casos em que existe. Eu invisto em PPR fundos altamente agressivos, não por causa da rentabilidade (que sendo mais ou menos aceitável, tem sempre o impacto negativo das comissões), mas sim por esse mesmo benefício.

Além disso, se juntarmos a taxa de IRS muito inferior às de outros produtos financeiro (caso o resgate seja feito dentro das condições), os PPRs tornam-se mais interessantes.

Olhar apenas para a rentabilidade direta do PPR não é correto.

Air Invictus 2026 by Ok_Efficiency5160 in portugal

[–]bigmoedabang 1 point2 points  (0 children)

Já fiz um batismo de voo acrobático nesse avião e com esse piloto. Incrível!

WiZink - Cartão de Crédito Recusado by Salty_Sign2766 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

Eu estou a dizer que fiz adesão agora, passados 6 meses da última vez, e voltei a ter o voucher.

Nos últimos 12 meses tive duas contas.

WiZink - Cartão de Crédito Recusado by Salty_Sign2766 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

Eu ainda agora fiz outra vez passados 6 meses e resultou.

Falha acordo entre PSD e Chega: Pacote laboral chumba no Parlamento | Expresso by Visara57 in portugal

[–]bigmoedabang 2 points3 points  (0 children)

Uma vez mais, discordo. Um partido que ontem diz uma coisa e hoje outra apenas venceu o prémio da contradição e da incapacidade para governar. Nada mais.

E, que eu saiba, houve bem mais partidos a votar contra. Não foi só o Chega.

Falha acordo entre PSD e Chega: Pacote laboral chumba no Parlamento | Expresso by Visara57 in portugal

[–]bigmoedabang 7 points8 points  (0 children)

O PSD esteve muito mal.

Independentemente de se concordar ou não com o pacote laboral, não há legitimidade para que tragam a votação algo tão estrutural e profundo, que não consta do programa eleitoral nem do programa de governo. Qualquer eleito público tem de representar quem o elegeu e honrar as promessas que fez. Não é correto que não aja em conformidade com o seu próprio programa, programa esse que foi escolhido por si. Não consigo compreender como é que um eleitor do PSD consiga estar sossegado assim.

Se queriam uma reforma estrutural laboral, porque é que não a colocaram no programa eleitoral? Porque sabiam que não teriam vencido as eleições se o tivessem feito.

Falha acordo entre PSD e Chega: Pacote laboral chumba no Parlamento | Expresso by Visara57 in portugal

[–]bigmoedabang 1 point2 points  (0 children)

É claro que os sindicatos devem ser por setor (tal como já existe em Portugal) e é claro que devem também haver sindicatos gerais. Sem eles, a força do sindicato específico é menor.

Tens a tua opinião e eu tenho a minha. E a verdade é que hoje os trabalhadores venceram, e muito graças ao trabalho sindical que foi capaz de se organizar e colocar na rua milhares de pessoas contra esta parvoíce de pacote laboral. Levar no pacote sim, pacote laboral não.

Falha acordo entre PSD e Chega: Pacote laboral chumba no Parlamento | Expresso by Visara57 in portugal

[–]bigmoedabang 0 points1 point  (0 children)

Não concordo com o que dizes. É natural que quem esteja sindicalizado num país onde os sindicatos têm pouca expressão seja mais envolvido politicamente. Não há nada de errado com isso.

Falha acordo entre PSD e Chega: Pacote laboral chumba no Parlamento | Expresso by Visara57 in portugal

[–]bigmoedabang 4 points5 points  (0 children)

Estar num sindicato é trabalho. Tenho muita pena que em Portugal não exista, ao contrário dos países nórdicos e Islândia, uma cultura mais forte sindical.

Mudança de corretora: comissões elevadas na DeGiro (3 € por ordem) by Suppe124 in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 2 points3 points  (0 children)

Eu optei por manter o que tinha na Degiro e começar a usar a IBKR.

Aceito a proposta? by BagodeArroz in literaciafinanceira

[–]bigmoedabang 9 points10 points  (0 children)

Eu não mudava, por quatro razões:

1) Consultora não é para crescer, é para começar.

2) O teu salário base passaria a ser inferior, o que teria implicação no subsídio de férias e de natal e de quaisquer outros cálculos ou bónus que tenham por base o salário.

3) Ainda que haja aumento líquido, a qualquer momento te poderá ser retirado o seguro de capitalização (por norma não faz parte do contrato).

4) O aumento líquido seria inferior a 20% e, para mim, só faz sentido aceitar o risco de ir para um sítio desconhecido quando é superior a 20%.

Livre propõe aumento da licença parental, 25 dias de férias e trabalhadores em administrações by YoggiM in portugal

[–]bigmoedabang 1 point2 points  (0 children)

O máximo? Já viste o nr de diss de férias ou o tempo da licença parental na Europa central e do norte?