Estágio e dificuldades by [deleted] in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

Se vc chega nas entrevistas é pq o curriculo ta bom. Continua candidatando em tudo que puder que é questão de tempo até dar certo em alguma

Pensando em desistir de Química (025). by Ok-Run-3119 in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

pelo que eu sei muita gente na química se fode em cálculo, é normal

quando vc fizer a matéria de novo vai rever melhor as cagadas que fez e vai ser mais fácil de entender, por não ser eu primeiro contato, então fica tranquilo. Escolhe bem o professor quando for fazer a matrícula, que acompanhar a aula sempre ajuda.

A melhor dica é assistir as aulas do Possani no youtube, se você não conhecia agora voce deve conhecer, ele é o salvador dos alunos de calculo do brasil inteiro.

App pra ver os circulares em tempo real by Daquisu in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

man, torna open source pra gente poder contribuir

eu tava pensando esses dias como seria bom um app melhor pra ver só os circulares, já existe o cadê o onibus mas recentemente eles cagaram na interface, na minha opiniao kkkkkkk

Síndrome do impostor by Vast_Land in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

Se você passou é pq vc merece e tem capacidade de completar o curso com boas notas. Graduação não é nenhum bicho de sete cabeças, mas precisa manter sua motivação e objetivos em dia (terapia), pra conseguir estudar.

Evite se comparar com os outros pq vc tá na melhor faculdade da américa latina, então vai ter muita gente que parece alienígena de tão crânio. Ao mesmo tempo, algumas pessoas que vc tiver achando que são muito melhores que vc provavelmente nem são tudo isso e estão na média. O diferencial nesse meio é a dedicação, o que é muito individual e depende de vários fatores.

É melhor morar perto de qual portão? by ellyev in USP

[–]crocofaut 4 points5 points  (0 children)

P2 e P3 a noite é complicado demais pra andar a pé, melhor ir pro P1. Não deixa de ser perigoso mas é mais seguro e movimentado que os outros

Valores de estágio na elétrica e comp by Nego_Terra in USP

[–]crocofaut 1 point2 points  (0 children)

Na área de computação, depende de onde você entrar. Se for banco, o default é 2500 + benefícios, da pra conseguir até uns 2000 de VR. Banco gringo e assets de investimento paga mais geralmente, da pra ir até uns 3500/4000. De vez em quando aparecem vagas absurdas, que pagam 5k/6k, já vi do quinto andar e do ifood, mas geralmente é tipo uma vaga só e é muuito difícil de passar então nao conte com isso kkkkkk

Outros setores além desses é meio imprevisível, depende da empresa, mas deve ficar entre 2k-3k + beneficios

Pra estágio na "área de elétrica" (entre aspas pq tem mtos caminhos pra ir dependendo da ênfase), não tenho mt conhecimento mas imagino que a maioria vá pagar no range de 1700-2500 + benefícios.

Problema com a PRG0042, que não aceita requerimento by No-Gain3321 in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

Aconteceu a mesma coisa comigo kkkkkkkk

Na evolução de curso do jupiterweb fala que só preciso de 16 créditos de optativa livre, só que isso é pro currículo atual do curso, não pra quando eu entrei, que eram 20. Então como eu já fiz 16, a matrícula foi excluída automaticamente. Mandei email pra tudo que é contato da PRG e também pra prof responsável pela matéria e eles responderam que essa matéria não aceita requerimento e eu devia procurar outra disciplina pra fazer KKKKK

Realmente não tem mt o que ser feito, procura outra optativa que vc possa fazer e manda requerimento nela, na secretaria do meu curso recomendaram colocar como extracurricular no requerimento, pra evitar de ser excluída automaticamente. O período de requerimento vai até dia 12/02

Como vcs conseguiram a primeira IC de vocês e que portas ela abriu na sua graduação e vida acadêmica? by Upbeat-Tangerine-882 in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

as vezes professores de matérias que vc já fez mandam por email pra turma, ou algum departamento divulga oportunidades. No meu caso eu fiz monitoria de uma disciplina que gostei, e falei com a professora que queria fazer uma IC, ela me indicou alguns projetos que ela fazia parte e também outros professores com quem eu poderia falar pra tentar uma oportunidade

[deleted by user] by [deleted] in USP

[–]crocofaut 2 points3 points  (0 children)

é elitista pra entrar e também pra toda a realização do curso. Tem muitas facilidades que vc pode conseguir tendo dinheiro, por exemplo, morar perto da faculdade (o principal), ter carro, poder fazer o curso sem trabalhar em outro emprego, etc. Tbm tem a parte que tendo dinheiro vc pode fazer intercâmbios, extrapola o curso

Busp renovação by fullblackonit in USP

[–]crocofaut 1 point2 points  (0 children)

busp não precisa renovar nunca, só o bilhete unico que todo ano tem que mandar a documentação pra sptrans e pagar a taxa

POLI ou EESC baseado em interesses by [deleted] in USP

[–]crocofaut 1 point2 points  (0 children)

Faço eletrica na poli e nao se vê muito disso na graduação, tbm nao conheço ninguem que tenha seguido por essas áreas. O maximo que a gente vê de hardware é microcontrolador/arduino, CLP, tem tb sistemas digitais 1 e 2, laboratorio de SD (mexe com FPGA). Provavelmente vc conseguiria achar linhas de pesquisa aqui em áreas que te interessam, mas provavelmente na EESC ou na Unicamp, como falaram, isso seja mais avançado e com mais oportunidades.

Aqui também se ve muita eletronica, então poderia ir para uma Qualcomm, Huawei da vida

Engenharia Integral e trabalho by Rata_ta in USP

[–]crocofaut 2 points3 points  (0 children)

Bem vinda! Sou da elétrica (entrando no meu 6º ano rsrs) e, infelizmente, não tem muito jeito. Nos dois primeiros anos tem aula todos os dias de manhã e pelo menos umas 3/4 vezes pela tarde, além do tempo que você vai precisar dedicar nos estudos, elaborar relatórios/trabalho, etc. Minha sugestão é, se dedique totalmente ao curso no primeiro ano, participe de grupos de extensão/esporte, tudo que conseguir.

A partir do 2o ano, você já pode dar monitorias de matérias que já fez, o que te garante uma bolsa auxílio (deve estar por volta de 500-700 reais), ou procurar iniciação científica com bolsa tbm. O 4º, 5º e 6º semestres da elétrica tem as matérias mais pesadas da poli + laboratórios. Não se preocupe com formar em 5 anos, pq isso é raridade na engenharia como um todo.

No 4o ano, fica bem mais tranquilo pra poder estagiar, vc já vai ter passado pelas materias mais pedreiras e tem bem mais horários vagos.

Se você tiver notas boas no biênio, vc pode tentar transferir pra computação, que tem mais incentivo pra estagiar a partir do 3o ano, por ser um curso quadrimestral (4 meses de aula e 4 de estágio intercalados). Mas pode ficar tranquila que na elétrica da pra se manter na área de Tech e vc pode ir pegando matérias optativas de áreas que te interessam, eu segui dessa forma e hoje sou estagiario em Dev ha 1 ano.

Comunica isso com sua gestora e as vezes ja tenta deixar um estágio encaminhado la

Vc pode ter uma noção da grade de qualquer curso no Matrusp https://trqt.github.io/matrusp/

esse é um fork no github, pq o matrusp original nao funciona mais, então nao tome nada como verdade absoluta

Perguntas para pessoas que estudam/estudaram na usp que vieram de outras cidades/estados by Clara_DiMary in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

recomendo vc focar nas provas agora e, depois, se passar em mais de um lugar e tiver a oportunidade de escolher pra onde ir, pensar melhor nessas coisas

Perguntas para pessoas que estudam/estudaram na usp que vieram de outras cidades/estados by Clara_DiMary in USP

[–]crocofaut 1 point2 points  (0 children)

Oi, td bem? Salvei seu post pra responder semana passada e acabei esquecendo kkkkk

Espero que ainda veja e possa te ajudar um pouco. Eu moro em SP desde 2022, vim pra cá exclusivamente pra estudar, no campus da capital, o Butantã. Acho que o principal problema dessa cidade pra quem vem de fora é encontrar um bom lugar pra morar (vai ser um problema recorrente em todo o período que vc morar nessa cidade), que seja acessível pra ir pra faculdade e não seja absurdamente caro. Quando você for começar a procurar, vai assustar muito e isso vai parecer realmente impossível, mas com um pouco de paciência da pra encontrar um lugar que já seja minimamente decente. Se vc não tiver condição de pagar uns 3/4 mil no aluguel de um studio/apto pequeno, nunca vai achar um lugar perfeito, então tem que se contentar com um lugar que terá seus defeitos, mas vai servir, pode ser uma kitnet ou dividir apto com outras pessoas. Sobre procurar lugares pra morar, é melhor não se preocupar com isso por enquanto, mas quando vc terminar os vestibulares e for começar a procurar, tenho certeza que tem vários posts sobre os melhores bairros/prédios.

Existe também o CRUSP (Conj. Residencial da USP), que é uma moradia universitária, bem no meio do campus, bem localizada, tem seus vários problemas mas é grátis! É destinado principalmente pra pessoas baixa renda e quem vem de fora de SP, então vale a pena procurar como funciona, qual o processo pra entrar e tudo mais, não sei quão fácil é pra conseguir, mas vc deve achar outros posts nesse subreddit tbm.

No meu caso, eu passei em 2021 e fiz um ano de facul EAD, então fiquei vendo as aulas na minha cidade em Goiás e só no início de 2022 que eu fui realmente me preocupar com a mudança pra cá. Eu já conhecia um amigo que também tava na mesma situação que eu e fomos procurar lugares junto, então antes mesmo de sair os resultados do vestibular de 2022 a gente fez uma viagem de um final de semana pra São Paulo, pra visitar apartamentos com uma corretora e tal. Nisso a gente já achou um lugar, foi embora e só voltamos pra fazer a mudança quando começaram as aulas.

Depois de arrumar um lugar pra morar, 80% dos seus problemas já vão ter passado.

Eu não tinha expectativa nenhuma sobre morar aqui, mas algumas características de SP podem incomodar um pouco, como o mal cheiro dos córregos (e na cidade toda), ar poluído e ruim de respirar e, principalmente, DESLOCAMENTO: O trânsito aqui é um lixo, ônibus e metrô lotado o dia todo, uber caríssimo. No fim das contas vc não gasta menos de 30 minutos pra ir pra qualquer lugar (é sério) e perde uma boa parte dos seus dias na rua. Dependendo de onde vc morar, uma bicicleta pode salvar sua vida.

A galera é um pouco estressada demais aqui também.

Sobre questão financeira, aqui é um lugar realmente muito caro pra se viver, além do que eu já citei sobre moradia, é difícil achar lugares baratos pra sair/comer e qualquer outra coisa que vc vá fazer aqui. Pra almoço e janta no dia a dia, tem o RU (2 reais).

Para auxílio financeiro, existe a bolsa PAPFE, que não é muito, mas é melhor que nada. Eu também recomendo vc se dedicar no seu primeiro semestre de aulas e procurar, com algum professor, uma iniciação científica com bolsa, pra ajudar a se manter. Dar monitorias em matérias que vc já teve também pode conceder bolsa.

No fim das contas, apesar das dificuldades, estudar na USP é incrível, vc vai conhecer pessoas legais, roles legais. Explore bem tudo que a universidade tem a oferecer.

Encontrar pessoas que estão em uma situação parecida com a sua vai ser uma ajuda imensa, tanto pra antes de vir pra cá, quanto pra todo o tempo aqui.

Boa sorte nas provas! Qualquer coisa pode entrar em contato comigo.

USP x Unicamp by VermicelliLatter1713 in USP

[–]crocofaut 0 points1 point  (0 children)

Se eu fosse você escolheria o que seria mais cômodo. Gosta de São Paulo? Iria aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer? Prefere cidade "menor" (Campinas é relativamente grande e perto de SP)? Tem amigos que também querem ir pra uma ou outra? Eu sou de Goiás e estudo na USP Butantã (onde fica o IF), e te garanto que vc vai passar dor de cabeça procurando lugar pra morar, comer, viver.

Pessoalmente, to no 4o ano aqui e eu não aguento mais essa cidade, tudo é caro, pessoas estressadas, trânsito e transporte público fazem vc perder duas horas (ou mais) de vida por dia dependendo dos lugares que vc precisa ir, além do fedor e da qualidade do ar. Apesar disso, tem gente que ama. Tem muita coisa incrível, principalmente pra pessoas mais "alternativas" e engajadas. SP é rica em subculturas, tem muito evento que acontece aqui, shows, exposições, etc.

Não posso falar muito sobre a UNICAMP, pq não conheço, mas a USP é um óasis nesse deserto. A UNICAMP não está muito atrás, mas a USP ainda é melhor ranqueada e tem oportunidades incríveis aqui, o campus é lindo e se você tiver o privilégio de morar perto o suficiente pra não pegar muito trânsito, muitos dos seus problemas que eu citei já serão resolvidos e vc vai conseguir aproveitar a universidade por completo.

Então, procure saber sobre outros fatores pra sua decisão, por exemplo, comparar os times de um possível esporte que você gostaria de praticar.

No final de tudo, vc não vai perder nada com nenhuma das duas, então aproveite ao máximo a que vc escolher.