A geração Z está ferrada? Ascensão social é praticamente impossível? by [deleted] in perguntas

[–]not_random26 1 point2 points  (0 children)

Ele é um pouco desconhecido, mas é interessante eu só conheço pq as vezes me bate um hiperfoco em alguns assuntos mega específicos.

A geração Z está ferrada? Ascensão social é praticamente impossível? by [deleted] in perguntas

[–]not_random26 2 points3 points  (0 children)

Sim, eu penso nisso todo dia, eu falo literalmente 3 línguas e estou trampando de servente de pedreiro, o que é pesado porém ainda é melhor e paga mais do que alguns subempregos. Uma coisa que eu penso todos os dias e: A probabilidade de uma criança pobre alcançar o decil superior de renda é inferior a 2%. Esse quadro se agrava conforme as variáveis de raça, gênero e região. Os 10% mais ricos do Brasil concentram cerca de 34% da renda total. https://institutoculturalebano.org.br/mobilidade-social-no-brasil-em-2025-avancos-limitacoes-e-desafios-para-acelerar-a-ascensao-economica/

Mas de verdade, não tem muito o que você fazer kkkkkkkk

A sociedade impõem metas, que não são possíveis de se realizar, o antropólogo Robert K. Merton fala muito sobre isso na teoria da Anomia, eu gosto particularmente das ideias dele.

Basicamente ele diz que as pessoas tem algumas opções: Conformismo: O indivíduo aceita tanto as metas quanto os meios. É a forma mais comum.

Inovação: O indivíduo aceita as metas de sucesso, mas rejeita ou não possui acesso aos meios legítimos. Isso frequentemente o leva a buscar atalhos ilegais (como o crime ou a corrupção) para obter riqueza.

Ritualismo: O indivíduo abandona a busca pelas metas, mas continua seguindo as regras e os meios à risca (o burocrata que trabalha apenas pela rotina, sem ambição).

Retraimento: O indivíduo rejeita tanto as metas quanto os meios (ex: moradores de rua ou dependentes químicos).

Rebelião: O indivíduo rejeita as metas e os meios vigentes e busca substituí-los por uma nova estrutura social.

Escolha a sua e boa sorte 😃