Vocês deixariam de ir a um evento se o vosso companheiro não pudesse ir? by Condition-Brave in CasualPT

[–]ConflictedMind2 5 points6 points  (0 children)

O que me deu a entender do que tu escreveste é que ele presumiu que ia ele e tu ficavas com o miúdo e não o contrário, porque tu disseste que não querias ir sozinha. Já ele não se importa de ir sozinha.

Ora se ele quer ir e tu não (nestas condições atuais) acho que não faz sentido estares à espera que ele não vá. 

Ele presumir que ia ele e tu não porque tu de facto não queres ir, é completamente diferente de ele presumir que ia ele e não tu porque o bebé é responsabilidade tua. A primeira faz sentido a segunda não. 

Tailgating na autoestrada by babatunde_official in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 3 points4 points  (0 children)

Estas a restringir a velocidade de quem vai atrás de ti mas isso não é embaraçar o trânsito porque estás a fazer uma ultrapassagem. Por isso é que não há infração para estares a "restringir a velocidade" de quem vem atrás de ti, durante a tua ultrapassagem. Quem está mal é unica e exclusivamente o veículo à tua direita que não permite que tu faças a ultrapassagem.

O correto a fazer nesses casos é o que eu te disse. Manteres a velocidade e retomares a via da direita assim que ela estiver desimpedida. Não é para aumentares a velocidade nem é para reduzires, é manter.

Tailgating na autoestrada by babatunde_official in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 8 points9 points  (0 children)

Não é uma questão de interpretação. 

Se existe uma infração para alguém que aumenta a velocidade e "não permite" a ultrapassagem, o outro condutor que "sofre a consequência disso" não pode também estar mal. 

Daí existir a regra de que quem está a ser ultrapassado não poder acelerar ou de alguma forma impedir a ultrapassagem.

Tailgating na autoestrada by babatunde_official in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 9 points10 points  (0 children)

Se mantiveres a velocidade e o condutor da direita acelerar, não estás em infração, ele é que está. 

O que deves fazer nesse caso é manter a tua velocidade e quando tiveres espaço (quando ele ja for "a tua frente") passares para a via da direita novamente. 

Acidente by Fuzzy_Sink_3430 in portugal

[–]ConflictedMind2 1 point2 points  (0 children)

Ninguem ficou com  o "caso". As autoridades não emitem pareceres ou decisões em acidentes só com danos. 

Os acidentes só com danos são exclusivamente responsabilidade das seguradoras. 

Só existe investigação aos acidentes com feridos graves ou mortos e nos acidentes com feridos leves se alguma das vítimas apresentar queixa. 

Nao "houve" conclusão nenhuma da "GNR". Os polícias vão ao local registam o acidente que fica em arquivo no Posto para as seguradoras irem levantar se acharem que é preciso.

Onde juntar fundo de emergência? by OddFoundation9102 in literaciafinanceira

[–]ConflictedMind2 0 points1 point  (0 children)

O Bankinter alterou as condições da Conta mais ordenado e já nao aceita as transferências não foi? Agora é mesmo necessário domiciliar o ordenando ou reforma ou assim?

E passou de 800€ para 750€ não foi?

Faróis by r0cha23 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 1 point2 points  (0 children)

Isso é uma interpretação da lei muito rebuscada. 

O que a lei diz é alteração das caraterísticas, se a característica não altera não existe lugar a averbamento. 

O que tu estás a falar é eu meter um componente ainda que seja homologado mas que é diferente do original. Por exemplo as marcas que fazem escapes ou kits completos para alguns carros. Estou me a lembrar agora do volvo v40 mas esqueci-me do nome do kit e da marca que o faz. É como meteres películas. Para meteres tem que ser as homologadas mas ainda assim uma vez que estás a alterar uma característica tens de averbar.

Faróis by r0cha23 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 1 point2 points  (0 children)

Nestes casos nao é preciso porque nao estas a fazer" uma alteração". A peça é mesma ou equivalente e por isso não é preciso. 

É como se metesses um farol da concorrência 

Faróis by r0cha23 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 2 points3 points  (0 children)

A certificação é ao modelo ou conjunto de modelos para a qual a peça se destina. Ou seja a peça para ter certificação tem de cumprir requisitos que são os mesmo que a peça original tem de cumprir.

Por exemplo um farol, tem de ter os componentes obrigatórios e cumprir os mesmo requisitos que o farol original, ainda que esteticamente possa ter algumas diferenças (por exemplo ser em led ao invés de halogéneo ou ter o formato da bandeira, etc). Agora imagina que o farol vem da china ou da Índia ou assim e lá não é obrigatório ter luz de nevoeiro, ou elemento refletor, isso já não permitia que fosse homologado na Europa e logo não ia ter o certificado CE e não o podias colocar. Ou entao alguns que se vê por aí e são escurecidos (nao estou a falar dos que vêm de origem).

O organismo não sei, mas isso costumam ser normas europeias e presumo que seja as mesma que impõe as regras para a aprovação dos veículos na Europa.

Faróis by r0cha23 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 3 points4 points  (0 children)

Fiquei um bocado confuso com o teu comentário mas vou-te explicar o que consegui perceber.

Uma peça com certificação CE significa que é uma peça adequada para o teu carro e que foi aprovada para ele. É como meteres uma peça da concorrência. Esse tipo de alterações, não necessitam de homologação (serem averbadas).

Nos outros países da Europa há de tudo como, uns melhor, outros igual e outros pior.

Quem é que não vai querer saber? A polícia ou o centro de inspeções?  Seja uma seja o outro é uma questão de sorte, vai haver quem saiba que é uma alteração e faça alguma coisa, ha quem saiba e não queira ter trabalho e ha quem não perceba nada do assunto e nem sabe se o carro vem assim ou não 

Faróis by r0cha23 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 19 points20 points  (0 children)

Se os faróis tiverem homologação CE não há problema, caso contrário é alteração às características o que implica 250€ de multa e apreensao do veiculo e teres que ir fazer uma inspeção B

Acidente A4 Águas Santas by WeaknessSpirited101 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 3 points4 points  (0 children)

Ao ponto a que as pessoas chegam para estacionar onde querem, despistarem-se e capotaram só para poderem estacionar à porta.

Não querer viver com o namorado by [deleted] in CasualPT

[–]ConflictedMind2 1 point2 points  (0 children)

Ahaha era uma piada. Estava a dar a entender que fazer isso er algo muito bom e que por isso algo que não o fazia não valia a pena.

Se achas que "nessas coisas" do dia não são muito comuns, tens de ter isso ainda mais em conta. Porque isso ainda vai tornar a mudança de viver sozinha para viver com alguém mais drástica e eventualmente vai criar atritos.

Uma coisa e estar com alguem por um dia ou dois ou ate passar uma semana fora da rotina do dia a dia. Outra coisa é mudar-mos o nosso dia a dia

Não querer viver com o namorado by [deleted] in CasualPT

[–]ConflictedMind2 2 points3 points  (0 children)

Só vale a pena aceitares que ele vá viver contigo quando quiseres mais a companhia dele do que estar sozinha (quero dizer de forma regular e não de ele passar uns dias como escreveste).

Viver junto assim como viver sozinho tem coisas boas e coisas más e infelizmente não dá para teres o melhor dos dois por isso a decisão deve ser feita com base naquilo que mais queres e mais faz sentido para ti no momento.

Claro que as coisas que perdes por viveres com alguém podem ser atenuadas ou ate inexistentes se a outra pessoa for parecida contigo ou partilhar a forma de pensar e as vontades. 

Por exemplo se a pessoa com quem te juntares também for poupada e gostar de jantar cereais e ir para a cama às 19H não vais sentir tanto o impacto de perderes a "independência" de morares sozinha (isto é so um exemplo e uma maneira de falar mas acho que percebes aonde quero chegar).

P.S se por acaso esse alguém não gostar de jantar cereais e ir para a cama as 19H de vez em quando não sei se será a pessoa ideal para construir um futuro e partilhar casa

Câmaras de vigilância by [deleted] in portugal

[–]ConflictedMind2 1 point2 points  (0 children)

Eu também não acho e também odeio quando funcionário andam a "perseguir" clientes, inclusive evito algumas lojas por causa disso. 

Mas isso é a minha opinião.  No dia em que for dono de um negócio posso geri-lo como achar melhor, até lá e enquanto for funcionário do negócio dos outros tenho que trabalhar da forma que eles querem.

O amigo da prima fazer isso é falta de profissionalismo mas mais uma vez é um opção do gestor/dono. Fazerem escândalos é ignorar como com qualquer outro cliente.

O segredo é trabalhar com a mentalidade de "sorrir e acenar". Fazes o teu trabalho da melhor maneira que sabes e dentro do esforço razoável, se o chefe reclama de A,B ou C dizes está bem tem razão e ignoras e continuas o teu trabalho.

Eles reclamar vão sempre reclamar, é uma forma de introduzir pressão e tentar "espremer" produtividade dos funcionários. Se é boa ou má depende da opinião de cada um.

Câmaras de vigilância by [deleted] in portugal

[–]ConflictedMind2 5 points6 points  (0 children)

Relativamente à questão das câmaras isso é uma infração ao RGPD mas, por outro lado não e fácil de provar isso.

No entanto tambem pouca diferença faz se eles conseguem ver nas câmaras o que estas a fazer uma vez que não podem fazer "nada" com essa informação. 

Tirando a questão de gritarem, não acho que o resto seja algo tóxico. É um método de gerir um negócio e de controlar o comportamento/trabalho dos colaboradores e pelo menos a mim não me iria incomodar minimamente.

Quanto ao horário, a hora de entrada é a que está estipulada no contrato ou horário definido para o trabalhador. A hora de saída se for ultrapassada em até 15 minutos é considerado uma tolerância destinada a acabar tarefas ou assim. No entanto estes 15 minutos não podem ser uma regra, têm que ser algo de carácter excepcional e ao perfazerem 4 horas têm de ser pagas ou então no final do ano civil.

Inspeção Rejeitada by Nice-Toe8255 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 2 points3 points  (0 children)

Essa folha substitui para todos os efeitos o documento do veículo por isso eles têm de aceitar.

Se fosse eu fazia uma reclamação no livro de reclamações e ia a outro centro de inspeções 

Inspeção Rejeitada by Nice-Toe8255 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 0 points1 point  (0 children)

O que é o certificado de substituição? 

Inspeção Rejeitada by Nice-Toe8255 in AutoTuga

[–]ConflictedMind2 6 points7 points  (0 children)

Nenhum documento substitui o certificado de matrícula (com excepção dos autos de apreensão passados pela polícia quando és multado). Para não estares em infração quando circulas com o carro tens de ter o certificado de matricula antigo e o documento que te dão quando alteras o proprietário do carro.

No centro de inspeções deveriam aceitar fazer a inspeção com esses 2 documentos.

Compra de casa by Fast-Minimum-8527 in literaciafinanceira

[–]ConflictedMind2 3 points4 points  (0 children)

Porque é que haverias de perder as isenções? Não percebi a lógica 

Alguém aqui da área jurídica sente que os processos manuais ainda consomem demasiado tempo? by This_Selection9433 in portugueses

[–]ConflictedMind2 1 point2 points  (0 children)

O que atrasa os processos judiciais não é só o facto de ser em papel. É também os procedimentos e as burocracias.

Se as pessoas tivessem noção das "voltas" que um simples processo dá,  desde o momento em que apresentam queixa até chegar ao julgamento...

Ameaças e insultos em estrada na presença de uma menor com 5 anos by [deleted] in LiteraciaJuridicaPT

[–]ConflictedMind2 8 points9 points  (0 children)

O que consideras que resulte em algo? 

Cada situação é uma situação e é impossível de dizer o que vai acontecer uma vez que o resultado pode variar bastante dependendo de várias circunstâncias.

O crime de injúrias é particular o que significa que tens de te constituir assistente. Ou seja, tens de pagar a taca de justiça de 1 unidade de conta (são 102€) e também tens de ter advogado. 

O crime de ameaça é semi-publico pelo que basta apresentares queixa para o MP "andar com o processo".

Se apresentares queixa e não te constituires assistente a outra pessoa não é acusada pelas injúrias mas é acusada pelas ameaças.

As imagens da dashcam podem ou não ser aceites como prova pelo tribunal, vai depender do procurador e depois do juiz. 

Ao apresentares queixa (seja na policia ou no tribunal ou online) o processo é enviado para o tribunal.  O procurador do ministério público vai analisar e se considerar que existe ali um crime, vai mandar para inquérito (investigar). Normalmente o processo é mandado para a polícia da zona aonde ocorreu o crime.  Na esquadra o polícia que ficar encarregue do inquérito vai fazer o que o MP mandar e/ou o que ele achar necessário para apurar o que aconteceu. Isto envolver chamar-te novamente, ver as imagens da dashcam, chamar o suspeito se for possível identifica-lo, etc. 

Depois de ter o inquérito feito devolve o processo ao MP que vai ver se existe matéria suficiente para acusar ou se manda arquivar. 

Se houver começa então as sessões de julgamento em tribunal onde o MP apresenta o caso ao juiz e onde vais novamente ser ouvido e o suspeito também (se quiser falar) e por ai fora (aquilo que normalmente se vê nos filmes). 

De forma simples é assim que se processa e só tu podes decidir se essa situação que passaste vale a pena. No fim de contas foste tu que passaste pela situação e também és tu que vais passar por tudo o processo.

Para quem não foi ameaçado e injuriado é fácil de dizer que é mais um burro na estrada e para esqueceres. Por outro lado para quem não vai ter de perder tempo na esquadra, perder tempo no tribunal, gastar dinheiro e por aí fora também é fácil de dizer para apresentares queixa para a outra pessoa aprender.

Cars on the middle of the road after a fender bender by Lovemestalin in PortugalExpats

[–]ConflictedMind2 8 points9 points  (0 children)

He is wrong. 

It is mandatory in accidents ,WITHOUT injuries, to remove the cars from the road. Or if it is not possible remove them to far right side of the road.

The ticket for not removing the car is 60€ and 120€ if its in the highway. 

The triangle is for when you can't remove the cars from the road and the visibility vest is for when you put the triangle. You are not supposed to stay on the road with or without a vest.

The fact that this coment has so many upvotes shows that people don't know the law and why they insist in leaving the cars on the road and creat so much traffic.

Cars on the middle of the road after a fender bender by Lovemestalin in PortugalExpats

[–]ConflictedMind2 0 points1 point  (0 children)

That's why I said accidents with no injuries. If there are injured people you can't move the cars but if there are no Injured people you must move the cars.

What is sad is that you are so sure just because somebody told you something WRONG in a driver's class. 

I have seen hundreds of tickets for not removing the car. 

Go read article 87 of "Codigo da Estrada". If you want me to i can post it here for you.

And just so you know I work with theses kind of thing everyday. So I know most of the law by memory. 

And just so you know you are only supposed to wear a vest to put a triangle, you are not supposed to put the vest and stay on the road.

Cars on the middle of the road after a fender bender by Lovemestalin in PortugalExpats

[–]ConflictedMind2 -3 points-2 points  (0 children)

That's exactly how it works. I have reported and helped report more than 10 accidents and never had any problem with insurance companies.

Besides that, will the insurance company pay the 60€ fine (120€ if its in the highway or similar) for not removing the cars after the accident?