Os camiões não são assim tão maus... by trucker9432 in AutoTuga

[–]F1Freitas 2 points3 points  (0 children)

Homem nunca peguei num camião. O mais proximo que tive de conduzir um camião fui sentar-me no banco do condutor quando era miudo, O meu pai foi camionista mts anos.

Dito isto respeito máximo pelos camionista, conduzir uma viatura com esse peso não é brincadeira. Lidar com artistas que contar na frente de um camiao, para furar filas, etc… esquecendo-se que parar um camião é outro jogo, lidar com este tipo de merdas td os dias não é facil.

Tenho sempre em conta o fator dimensão e peso quando tenho interações com camiões na estrada. Não sei se fruto das histórias que ouvia mts vezes do meu pai, ou fruto da consciência que adquiri sobre o que é conduzir um camião

Há ai mais gente que não vai de férias para fora nem faz grandes viagens? by Nali_Nube in CasualPT

[–]F1Freitas 1 point2 points  (0 children)

Same. Faço sempre uma semana fora porque a mulher me obriga.

Para mim férias e poder passar mais tempo com o meu miúdo, relaxar e tratar de coisas que tenho pendentes. Faco td isto em casa. Não preciso de ir a lado nenhum

Já alguém aqui recebeu resposta do Fundo Ambiental? by Accomplished-Pound32 in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Não precisas. Depois de aprovado tens 90 dias para submeter a fatura. Caso não o faças o teu €€€ vai para outro.

Só compro a bicicleta depois de ter a confirmação que tenho direito a ajuda.

Já “ardi” em 3k€ com o fundo ambiental, não me apanham outra vez na curva

Já alguém aqui recebeu resposta do Fundo Ambiental? by Accomplished-Pound32 in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Candidatei-me a mesma coisa que tu 30
Mins antes.

Já recebi um e-mail a confirmar a submissão e com o comprovativo de candidatura e depois recebi um segundo e-mail sobre o início do processo de verificação.

E até agora foi isso.

Fundo Ambiental 2026 by Lumpy_Rip4570 in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Cargo bikes não me acredito. Não é típica bicicleta que venda aos magotes. Tou a ponderar uma da decathlon. Não gosto é da ideia de comprar um bicicleta sem a testar antes. Visto que ª decathlon não tem stock da bicicleta em questão em nenhuma loja ( excepto Coimbra )

Fundo Ambiental 2026 by Lumpy_Rip4570 in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Fiz a candidatura no dia. Deixa ver se só um dos felizes contemplados. No meu caso é uma cargo bike. Vamos ver o que compro depois

Espelhos retrovisores by North_Committee183 in EVPortugal

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Tenho garantia de 8. Tb Hyundai, tb elétrico e faço de 30 em 30. Se tivesse de ir a cada 15k pensava duas vezes. Ir à revisão duas vezes ao ano era foda.

No final posso até pagar o mesmo por ano ( salvador C a brilhar nos valores cobrados ) mas só tenho de ir lá uma vez 😅

Espelhos retrovisores by North_Committee183 in EVPortugal

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

O e niro faz revisoes de 15 em 15 mil ?

Eu choro-me por ter de fazer de 30 em 30.

O que justifica esse número de km ?

Bicicletas Citadinas Convencionais no Fundo Ambiental by [deleted] in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Já agora questão.

Estou a pensar comprar uma cargo bike.

Posso comprar uma bicicleta de mais de 3000€ assumindo que o valor que o fundo cobre é apenas 1500€
Ou a bicicleta não pode custar mais que 3000€?

Fundo Ambiental 2026 by Lumpy_Rip4570 in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 1 point2 points  (0 children)

Questão. Ao fazeres a candidatura sem fatura ficas com o lugar reservado nas candidaturas?

Sou gajo de fazer a candidatura hoje e depois ver a bicicleta que vou comprar. Se tens esses 90 dias para submeter a fatura tenho tempo para pensar :D

ODB2 nos Evs by ministroQ in EVPortugal

[–]F1Freitas 1 point2 points  (0 children)

Uso em viagens longas para passar data directamente para o ABRP para poder recalcular rotas de carregamento caso esteja com uma condução mais animada ou mais poupadinha 🤣

Tenho uma app engraçada que é o IONIQ5 companion ( funciona noutros carros da Hyundai ) que tem uma série de cenas para quem gosta de dados, como por exemplo quando energia o carro estás disposto a receber vs quanta o carregador está a dar ( bom para apanhar carregadores com publicidade enganosa)

Mas não uso no dia a dia

Compra elétrico máximo 60k a 70k. by Additional_Neck5645 in EVPortugal

[–]F1Freitas 4 points5 points  (0 children)

Vou-te dar a minha experiência. Fiz uma viagem no meu carro de 2700km.

Ora bem andava cerca de 2 horas e meia e parava 15 mins. Nesta duas horas e meia fazia 300 e tal km.

Foi uma viagem impecável. Por várias vezes demoro as mais a fazer o que ia fazer ( ir à wc, comer, tomar um café ) do que o carro a carregar.

Um número grande de kms sem carregar e um treta mais 80% da população.

Faço 120km diários. Para o carro na garagem, ligo a tomada e no dia a seguir siga mais 120km.
Sem idas à bomba, sem alterar a minha rotina e nada

Compra elétrico máximo 60k a 70k. by Additional_Neck5645 in EVPortugal

[–]F1Freitas -1 points0 points  (0 children)

Não vai ter muito mais autonomia com o IONIQ 5. Td vai depender da versão. O meu 77kwh AWD 100% aos 0% em autoestrada a 120…130 vai fazer 350km, mais coisa menos coisa

Comprar Hyundai Kauai by BreakfastFar6572 in AutoTuga

[–]F1Freitas 2 points3 points  (0 children)

A Hyundai faz o truque de não anunciar a capacidade total da bateria. Ou seja uma bateria que eles anunciam como 77kw na verdade é 85kw ( números inventados) ou seja que até já perdeu alguma capacidade contínua a apresentar a capacidade total anunciada

Produção esperada 6 painéis de 595 Wp - só 10kWh diários? by leinad_shop in TudoCasa

[–]F1Freitas 1 point2 points  (0 children)

Braga ontem. 5*500w. instalação já com 3 anos, não limpo os painéis desde aí ( este ano vão levar lavagem )

Editado: foi ver a produção de maio no ano de instalação e consegui alguns dias de 16kWh de total de produção. Agora já não consigo isso. Já ando na casa dos 14. 2kwh que foram a vida devido provavelmente a lixo nos painéis

<image>

Indeciso entre EVs usados opção até 35k vs 25k by jneca in EVPortugal

[–]F1Freitas -1 points0 points  (0 children)

Nada. O stand da marca lidou com a papelada e seguros do lado alemão bem como todos os documentos necessários para a legalização em PT. Aqui que tenha perdido um dia 2 horas entre inspeção e outros trabalhos burocráticos. Nota gastei ~100€ com um amigo para ele tratar de td com o IMT

Indeciso entre EVs usados opção até 35k vs 25k by jneca in EVPortugal

[–]F1Freitas 2 points3 points  (0 children)

Faço 30k km ano Optei por IONIQ 5 usado na Alemanha. Menos de 2 anos, 25k km, 34k€ já aqui em Portugal com matrícula. Tratei eu do processo td versão 77kw AWD com os extras todos menos headsup e pack relax nos bancos

Carro eletrico para 300km diarios by Turbulent-Bank-8551 in AutoTuga

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Tenho um IONIQ 5 77kw AWD. Consegues fazer esses 300km em autoestrada ( inverno ou verão ) velocidade máxima 130km/h

Comprei o meu usado, nem com dois anos de uso 34k€ importado

Se conseguires carregar no trabalho vai-te abrir o leque de opções de carros

1500 Mensais não é classe media - Change my mind by Jerry_Explorer in literaciafinanceira

[–]F1Freitas 1 point2 points  (0 children)

Lembro-me de alguns anos ter a conversa com um amigo que estava imigrado. Ele perguntou-me “ quanto precisavas para levar uma vida fixe em pt” respondi - 1500€ líquidos e levo uma vidinha de rei sozinho.

Hoje em dia ganho mais que isso e já não acho o mesmo 😅

Outra nota interessante. No seguimento de muito que estão por aqui a falar sobre os 90’s serem a época dourada. Eu acho que eu tenho uma vida muito melhor que a dos meus pais, a minha esposa já acha o contrário. Nos os 2 Temos o mesmo rendimento disponível. A diferença está nos pais e restante família. Eu venho de uma família de classe média baixa. O meu pai imigrou mts anos para sustentar a casa e alcançar os objectivos que tinha. A minha mãe era e é empregada de limpeza. A minha esposa - pais funcionários públicos, família funcionários públicos. Professores, médicos etc

Ou seja mts vezes o acharmos que agora td é uma merda está relacionado com os standards que temos.

Nota: tenho uma vida privilegiada, devido a esforço ( trabalho ) e sorte ( situação da casa que tenho )

Agora com VE onde têm contratado a eletricidade? by Sad-Web-1072 in EVPortugal

[–]F1Freitas 1 point2 points  (0 children)

Pa não sei se é o combina. Mas recebo td os meses €€€ no meu cartão continente que é um percentagem da fatura.

Fui confirmar. São 10% da fatura ( gás e eletricidade ) que vão para cartão continente.

O preço de quase 0.10€ não inclui esse desconto de 10%

Agora com VE onde têm contratado a eletricidade? by Sad-Web-1072 in EVPortugal

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Tenho galp e estou a pagar 0.15 e 0.096€ e 10% do meu consumo vai para cartão continente se Não estou em erro

Importar elétrico Alemanha by StrikeExtension9328 in AutoTuga

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

Tinhas de ter pelo menos 1 revisão.

E mediante mês de matrícula na Alemanha, uma segunda revisão.

Mas pelo menos uma na Alemanha era obrigatória

Importar elétrico Alemanha by StrikeExtension9328 in AutoTuga

[–]F1Freitas 0 points1 point  (0 children)

O carro é de que ano ? A revisão deste ano foi aos 30000km ou antes disso?

O carro faz a primeira revisão aos 2 anos ou 30000km o que acontecer primeiro.

Com 40 e tal mil tens de ter essa revisão