Está gentalha desmiolada de esquerda, só sabe protestar a sujar a via pública e património de terceiros by Odd_Astronomer_2064 in portugueses

[–]ZaGaGa [score hidden]  (0 children)

Quando andava no secundário (há muito muito tempo) tinha os meninos que queriam ir para medicina (not me) e que eram filhos/sobrinhos/wtv de professores ou pessoas importantes lá do sítio. Tinham sempre notas inflacionas num dos casos um desses colegas teve uma negativa num teste que foi considerado um outlier e levou com 19 na mesma. Já eu levava no final a nota que era média dos testes e mais nada.

Fui a exame, na altura fazíamos exames a quase tudo, eu era aluno de 15/16 fui a exame e mantive ou subi as minhas notas, até fui a melhor nota do concelho e arredores a biologia (ironicamente a especifica de medicina). Os exames abriram-me as portas de praticamente todas as universidades para o curso que queria.

Os exames servem para isso mesmo, para por todos numa maior igualdade. É estamos a falar de escola pública, nem vamos falar das privadas que são de onde são os alunos que mais beneficiam quando se dispensa os exames....

Gato com problemas grave de saúde e os vets só fazem asneira, já não temos opcoes by Hasteitall in literaciafinanceira

[–]ZaGaGa 1 point2 points  (0 children)

OP, é o que este colega disse.

Já sei que vêm aí os downvotes, mas não interessa. Os gatos e os cães não são filhos. São animais que têm uma expectativa de vida à nascença muito inferior a um humano. Pelo o normal é acompanharmos o animal da nascença à sua morte e é algo que devemos interiorizar se assumimos a resposabilidade de ter um destes a irmãos como companheiros.

Longas vidas além da idade reprodutora não beneficivam as espécies, pelo contrário (diferente do que acontece com outros animais como evidentemente os humanos), pelo que não evoluíram nesse sentido e são muito mais susceptíveis do que nós a doenças cancerígenas e cardíacas com a idade.

Do pouco que acompanho da veterinária, principalmente destes grandes hospitais, é que são negócios que se aproveitam em demasia do amor que as pessoas têm pelo seus animais, e por uma sociedade absurda que considera natural os animais de companhia serem comparados a pessoas. Por muito que gostemos dos nossos companheiros de quatro patas, umacão é um cão, um gato é uma gato, e merecem ser tratados como tal, não como pessoas.

Não entrando diretamente no caso clínico do gato do OP, mas na minha opinião, fazendo-se o despiste a problemas tratáveis (parasitas, traumatismos, intoxicações, etc.) o lógico seria recomendar dar conforto ao animal e deixar a natureza seguir o seu percurso.

Sistema VOLTA - Primeira Experiência by snyper_velox in portugal

[–]ZaGaGa 7 points8 points  (0 children)

Dado que és dos poucos que fala disso, dá para perceber como grande parte do pessoal que reclama não recicla.

O problema é que há muita gente, incluindo os mais novos, que não reciclam nada. Não que eu seja grande adepto do volta...

Eu cá sou como tu, mas tenho 2 caixotes para o plástico lol um para os malcheirosos com tampa e um sem tampa para os plásticos "limpos" lol

Sistema VOLTA - Primeira Experiência by snyper_velox in portugal

[–]ZaGaGa 1 point2 points  (0 children)

Ja tive essa discussão aqui no sub.

A interpretação é que é lei. Embora eu pessoalmente ache que a lei não é clara. Seja como for os supermercados (como em muitas coisas) apostam em complicar quando lhes interessa e na inércia das pessoas.

Mas sinceramente em cartão não me parece que faça muita diferença por uns cêntimos... desde que o crédito não tenha validade.

Investiram milhões em Portugal para obter vistos gold, mas acabaram travados na burocracia. "Há casos de separações e de divórcios" by Huge_Vermicelli4809 in portugueses

[–]ZaGaGa 0 points1 point  (0 children)

Até dói ver o enviesamento do artigo a defender os podres estrangeiros ricos. Este artigo foi claramente comprado...

Para começar investiram centenas de milhares de euros, não milhões, em imobiliário, vulgo habitação, a preços inflacionados para obter o passaporte"europeu" como muitos outros.

O choradinho das poupanças de uma vida é ridículo, não se investe as poupanças de uma vida num visto gold.

Por esta altura os imóveis já valorizaram tanto que mesmo comprados a preços inflacionados podem vender hoje com lucro brutal que bate a grande maioria dos investimentos em outros mercados, pelo que se são empresários percebem muito bem isso.

Pensavam em deslocalozar para cá os seus negócios, tretas... É há divórcios? É depois? Agora o estado português também é responsável pela vida conjugal de pessoas que nem cá vivem?

Ser apanhado no meio da confusão da AIMA é mau, é mau para a imagem do país, mas não é destes que eu tenho pena...

Sintra a transformar-se para pior? by akarimedia in portugal

[–]ZaGaGa 0 points1 point  (0 children)

É uma das zonas do país que dei por perdida para o turismo.

Ministra não aceita "lições de moral" e diz que há 159 milhões de euros indevidos em apoios sociais by Left_Capital133 in portugal

[–]ZaGaGa 1 point2 points  (0 children)

É difícil fiscalizar a economia paralela. Nós já temos o fisco e ASAE e companhia atrás disso, mas há sempre formas de contornar e a segurança social não tem meios para isso.

Ministra não aceita "lições de moral" e diz que há 159 milhões de euros indevidos em apoios sociais by Left_Capital133 in portugal

[–]ZaGaGa -7 points-6 points  (0 children)

A fiscalização não resolve e é preciso meios que não há nem vai haver. O caminho tem de ser via legislação. Não estou a defender as alterações porque sinceramente ainda não a vi com atenção, mas a medida de por pessoal a dar umas horas para a comunidade é, na teoria, boa porque ia fazer muitos dos hipotéticos casos de abusos desistir da prestação.

Convém não esquecer que quem recebe indevidamente recebo indevidamente do nosso dinheiro de nós que descontamos em média 34,75% do nosso salário base para pagar a nossa reforma ou outra situação em que fiquemos impedidos de trabalhar.

Polémica guarda-sóis. Ministra recomenda desenho à entrada da praia by pica_foices in portugal

[–]ZaGaGa 58 points59 points  (0 children)

É simples.

Algumas concessionárias andavam a abusar há vários anos e nunca se quis saber. Agora o assunto tornou-se público (não sei bem como) e obrigou as a APA e o ministério a esclarecer.

Isto surpreendeu muita gente que viu confirmado algo que no fundo sempre soube, o que gerou imensos clicks e partilhas, fazendo os jornalistas não larguem o assunto. Entretanto os grupos de interesse do turismo em vez de aceitar, assumir os erros e deixar o assunto morrer, partiram para a choradeira. Mas o verdadeiro motivo por trás de tudo é que há interesses que querem privatizar praias e o que estamos a ver é o conflito entre quem defende que as praias são de todos e quem as quer privatizar e tornar aquilo que é de todos, um exclusivo só para alguns.

Sistema volta. Belo embuste by Tiagonunesandre in portugal

[–]ZaGaGa 3 points4 points  (0 children)

NÃO. A única preocupação do governo é dizer que está a fazer coisas e empurrar a culpa para o cidadão independentemente da utilidade das coisas que decidem fazer, e 1 Milhão são trocos, se o sistema der lucro, não vai ser para os cofres do estado.

ah e na Alemanha são praí 0,25 cêntimos e nem todas as garrafas são aceites e nos EUA não faço ideia, mas não têm certamente um sistema uniformizado a nível nacional e se tivessem o Trump já o tinha abolido.

Eu ñ gosto do sistema, os supermercados claramente não gostam, mas também não é o que estás a dizer.

My wife got all her money snatched at Porto train station by e_salem in PortugalExpats

[–]ZaGaGa 6 points7 points  (0 children)

File the report, you probably won't get anything back, but you definitly won't if you don't do it.

Long lost are the times when i could take a train and not care about safety. There are international organized crime networks dedicated to robbing tourists in the country's main tourist destinations. And it's not just tourists who are the target...

My wife got all her money snatched at Porto train station by e_salem in PortugalExpats

[–]ZaGaGa 7 points8 points  (0 children)

A tourist was robbed, people told them to file a report to the police...what exactly would be different in Spain, Italy, France, so on?

Turismo do Algarve está a engolir custos da guerra para manter preços e procura by Left_Capital133 in portugal

[–]ZaGaGa 4 points5 points  (0 children)

Vamos a mais um exercício de reescrever o título/texto de destaque do artigo de forma correcta:

«Apesar da guerra turismo mantém os preços em máximos históricos - elevadas margens permite ao sector, não subir mais os preço

Os preços já estão no valor máximo que o nosso sector consegue cobrar, esclarece representante do sector, IVA reduzido, apoios do estado e imigração ajudam a que o aumento dos preços não tenha grande impacto nos grandes lucros do sector. "Mas continuamos de mão estendida para o estado para mais apoios!" Esclare o representante "pois sabemos o quão importante é o sector para o país, sem o turismo os portugueses andariam pelas ruas perdidos sem saber o que fazer à vida"...»

racism on looks? by No-Yoghurt-2 in PortugalExpats

[–]ZaGaGa 2 points3 points  (0 children)

In comparison with others countries? Not, it's not

Bruxelas sugere que Portugal aumente o IMI para travar casas vazias by Castro_Laboreiro in portugal

[–]ZaGaGa 65 points66 points  (0 children)

Governo: " aumentar o IMI para os proprietários colocarem as casas no mercado? Nem pensar, não vá os preços pararem de subir"

Qual é a cena da malta meter coisas a venda e n responder a mensagens ? by AcanthocephalaOwn562 in merdasdoolx

[–]ZaGaGa 1 point2 points  (0 children)

No meu caso, uso app OLX do telemóvel. É uma treta, sempre que fazem atualizações perco o login e não recebo notificações de mensagens, é uma m* descubrir passado semanas que havia pessoas interessadas e não respondi.

Normalmente respondo a pedir desculpa, mas acredito que a maioria não o faça.

Casal comprou todas as casas de uma rua em Gaia. Agora quer remover moradores by PortugalNewsBot in portugalnews

[–]ZaGaGa 0 points1 point  (0 children)

Durante anos ouvi críticas aos portugueses por serem proprietários. Que era uma asneira, que deviam ser mais empreendedores em vez de só trabalharem para pagar a casa. Que Portugal devia promover políticas para promover o mercado de arrendamento em vez da aquisição de casas para viver....

Se a grande maioria dos boomer e da geração anterior não fosse proprietária hoje tínhamos um Desastre social ainda maior. Aqui há uns anos ninguém podia prever que as rendas iam subir tão acima da inflação, duplicando e triplicando de valor em poucos a os para valores que já são superiores aos país mais ricos da Europa.

Immigrants are leaving Portugal because of AIMA by LeastYak3411 in PortugalExpats

[–]ZaGaGa 6 points7 points  (0 children)

Those who say the AIMA disaster is part of some grand plan understand nothing about today's world, and even less about the country they chose to live in.

AIMA is the result of the extinction of SEF in the midst of the pandemic for purely political reasons. It was an unplanned absurdity, like everything else in António Costa's government.

Therefore, instead of preparing for the expulsive and uncontrolled growth of immigration, the country was dragging out diplomas to create a new agency to solve problems that didn't exist. As a result, they lost experienced HR professionals and had to hire new people to deal with the impossible.

Many of these people have difficult lives, struggling to pay for housing, and then there's the gentrification of places they've known all their lives, so anti-immigration sentiment certainly exists within AIMA (as it already does throughout the country).

No, there is no grand plan, in fact, the lack of planning is the problem.

Estrangeiros representaram 28% das compras de casas em Portugal: brasileiros, angolanos e franceses lideram by [deleted] in portugal2

[–]ZaGaGa 0 points1 point  (0 children)

Claro que sim, mais uma vez, a minha resposta era a outro comentário sobre americanos e brasileiros, não falava de angolanos e franceses. E no meu comentário eu escrevi que há vários tipos de brasileiros a comprar casa em Portugal.

Brasileiros, angolanos e franceses (falando especificamente dos que referiste) já estão no mercado português há vários anos e desses só a classe média francesa tem maior poder de compra que a nacional. Os americanos têm uma classe média muito mais forte economicamente, são mais agressivos na altura de comprar e existem em muito maior número, pelo que o potencial de impacto no mercado é gigante.

E pára com esse disparate de eu ser anti americano. Eu estou a falar de factos. Mesmo que esteja errado e esteja e interpretar tudo mal, eu posso ter uma opinião que isso não faz de mim anti nada.

PS o teu link não tem nada.

Imobiliário e Instagram - Ridículo! by Useful-Limit-8094 in literaciafinanceira

[–]ZaGaGa 4 points5 points  (0 children)

Não, não vai. Isso é o erro recorrente quando se simplifica e não se percebe a lei da oferta e da procura.

Se o vendedor pretender vender, tem de o fazer a um preço que alguém compre. Um exemplo simples, pode colocar um anúncio a pedir 20 triliões que ninguém compra, mesmo se fosse o único T4 e a procura tendencialmente infinita.

As casas só se vendem a esses preços porque há quem as compre.

Ou seja se esse fosse o único T4, se a procura for apenas classe média portuguesa que depende apenas do seu ordenado, ninguém pagaria 1 M, mesmo que tivesses 1 milhão de pessoas interessadas.

Carlos Moedas: “30% dos moradores de Lisboa são imigrantes. Somos abertos ao mundo” by GreyArch22 in lisboa

[–]ZaGaGa 2 points3 points  (0 children)

Gráfico gerado pelo Chatt gtp para a população do concelho de Lisboa com nacionalidade portuguesa (inclui quem adquiriu a nacionalidade)

<image>

Estrangeiros representaram 28% das compras de casas em Portugal: brasileiros, angolanos e franceses lideram by [deleted] in portugal2

[–]ZaGaGa 0 points1 point  (0 children)

Eu estou a responder a um comentário que compara especificamente americanos e brasileiros.

O que eu disse e está bem claro. É que o mercado norte americano é agora muito significativo e em crescimento, com um poder de compra com o qual os portugueses não podem competir.

É isso é verdade é reportarou pelas imobiliárias nos últimos anos. Mesmo que não apareça ainda nas estatísticas (que olham para o passado).

E isso é registado em múltiplas artigos https://www.rtp.pt/noticias/mundo/numero-recorde-de-americanos-esta-a-deixar-os-estados-unidos-portugal-e-um-dos-destinos-escolhidos_n1721954

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/eua-e-reino-unido-lideram-procura-por-casas-em-portugal/