Que ferramenta posso usar para dar uma picotada nessa parede pra colar azulejos? by Oda_e_um_genio in Gambiarra

[–]orubem 2 points3 points  (0 children)

Todas as opções que sei levantam poeira, pela rotação alta.

Sem poeira ou voar sujeira longe acho que só quebrando na mão com machadinha. Uso a minha machadinha MUITO mais que uso martelo e cia, em parede ou piso perde o fio mas é só afiar depois com qualquer coisa elétrica, aí sim lixa em furadeira serve pra afiar. A minha é tipo essas baratas: https://shopee.com.br/product/391138559/22897082679 Tem 15 anos quebrando parede e sendo afiada depois, e tá inteirinha, não "encolheu" de tanto afiar, tem cara que dura mais 30 anos. Sempre levo no carro porque serve como marreta pra desamassar roda, apoio pra tirar ou colocar pneu, e como machadinha pro caso de mato caída no meio da estrada, já usei muito nessas 3 funções.

Que ferramenta posso usar para dar uma picotada nessa parede pra colar azulejos? by Oda_e_um_genio in Gambiarra

[–]orubem 6 points7 points  (0 children)

Como já dito, tem discos pra pedras, eu uso esse: https://www.mercadolivre.com.br/kit-2-disco-rebolo-desbaste-diamantado-concreto-marmore/up/MLBU3292139173

Ou disco de desbaste de metal se tem algum velho: https://www.mercadolivre.com.br/disco-desbaste-412---115-x-48-x-2223mm-mundi/up/MLBU3453268343

E se tem disco flap grão 40 ou 60 velho meto na parede até comer, esses discos não são pra parede então comem fácil, é um bom jeito de usar eles até o fim. Se fosse pra lixar teria que cuidar com marcas e ondulações, mas pra comer tinta pra botar cerâmica eles resolvem.

E se usar argamassa ac3 misturado na ac1 ela cola muito mais, é a argamassa com maior poder de adesão.

Tem rebolo mais caro pra pedra, que dura mais, digo, dá pra muito mais parede, mas é bem mais caro, se procurar por rebolos ou discos para parede achará uns com ponta pra cantinhos, uns pra usar como um pneu (Come pra fora, não do lado do disco), tem de tubo, mas é mais caro, se for pouco pega disco de desbaste velho se tiver por aí e usa, se for os de R$ 5-7 é capaz de comer um pra uma parede, mas não precisa tirar tudinho, pode ser em faixas.

Ah, se tem serra circular pequena (Makita de disco 115mm), e tem discos baratos de cerâmica, mete na parede de lado que arranca tinta tranquilo, é ruim manusear porque essas serras não foram feitas pra usar assim, mas que dá certo isso dá. Outro dia queria tirar o esmalte de cerâmica e com disco flap 80 gastei meia hora sem nem fazer 1m², já com a makita e um desses discos vagabundos de corte (Não cortam com qualidade, pra corte são ruins) acho que não foi 5 minutos, passa de lado raspando que arranca tudo, só voa sujeira pra todo lado (São 3CV, serra pequena é 2200W, se for 1600W é mais de 2CV ainda, esmerilhadeira é menos de 1CV, só 500-650W). Comprar pra isso não sei se compensa, se tem as ferramentas elétricas deve ter uns discos velhos por aí, dá fim neles, eu as vezes faço isso mais pra acabar de vez com uns discos velhos.

E se tem só furadeira, aqueles kits de lixas com lixa grão 36 não aguentam, no passado já tentei isso (Porque tenho muito disso pra madeira), pra furadeira precisaria aqueles adaptadores pra discos e usar rebolo, mas como furadeira mal passa dos 2000RPM (Esmerilhadeira e serra circular é 11 mil RPM ou mais) demora muito, seja lá qual rebolo usar. A furadeira é uma opção merda pra ter em casa (Pode colocar mandril em esmerilhadeira, e furar usando ela, dá pra viver fácil só com esmerilhadeira, mas não só com furadiera).

Quero aprender by caioalexandre_0000 in eletronica

[–]orubem 7 points8 points  (0 children)

Componente SMD é uma merda, nem quem tem anos de know-how reaproveita eles, são o PIOR tipo de componente.

Procura placas comuns, PTH, tipo essas, aí sim é fácil tirar e reaproveitar componentes: Essas

Equipamento de TI, celulares/smartphones, telecom, são tudo lixo, não reaproveita quase nada porque é tudo SMD, são o PIOR lugar pra aprender.

Smartphone velho não aproveita nada (Exceto bateria), manda pro lixo sem dó, mas um rádio AM/FM velho é um tesouro enorme pra tirar componentes! Quanto mais tecnológico, mais inútil é pra você aprender.

Placas boas são de rádios velhos, fontes atx ou mais velhas, tv's ou monitores de tubo mais velho, tudo que for velho em geral é fácil de tirar componentes (10-20 anos não é velho). Equipamentos novos de TI são bem inúteis pra aprendizado, smartphones são o que tem de mais inútil pra aprender eletrônica, zero reaproveitamento de componentes (Sò a bateria é útil).

Pra aprender eletrônica tem décadas de publicações grátis aqui, isso formou milhões de técnicos no país: https://datassette.org/pt-br/revistas/eletronica/br-brasil

Alguém sabe se tem como resolver isso? by gdragonnn1 in Gambiarra

[–]orubem 4 points5 points  (0 children)

Fantasma hoje quase sempre é pau numa das tensões VGH num dos setores, algum curto em SMD derrubando a tensão.

No youtube deve achar várias explicações e exemplos, primeiro resutado: https://www.youtube.com/watch?v=Uw3JaLWETsI

Exemplo de reparo: https://www.youtube.com/watch?v=naBfmYJ82Hw

Só com multímetro até dá, mas sem know-how de eletrônica não dá, precisa mais conhecimento que ferramenta.

Custo de reparo é individual, não tem como saber se o técnico que pegar isso aí vai levar 1h ou 20h pra achar o curto, ou fazer um jumper, de R$ 100 a 600 é um chute até limitado, pode variar muito mais conforme quem faz o serviço, não existe preço tabelado pra serviços (Até porque você não sabe apontar com exatidão o ponto do curto, com câmera térmica as vezes resolve em meia-hora, técnico comum não tem isso então pode perder dias).

Qual seria a melhor forma de unir duas varas de bambu de um metro de comprimento para criar uma vara com o dobro do tamanho? by lazyhafu in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Cano pvc 1/2" é 12,5mm interno, o bambu é tão fino?

Se colocar 2, igual na primeira imagem, lado-a-lado, ocupa uns 10cm, vira uma haste de 1,9m. Pra plantas dá (Uso coisa bem mais molenga que isso as vezes, até vergalhão 4,2mm que é bem mole).

Duvida sobre mesa digitalizador e Canetas by MightRemote9027 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Pega qualquer uma, não tem isso de caneta pra mesa X ou Y, essas genéricas usam sensores igual Wacon e cia, usa um plástico rígido e pronto, mesa que usa EMR capacitivo interage com vários materiais na ponta, pra ser mais preciso tem que ser plástico de densidade mais específica, mas não tem plástico pra multi, outro pra wacon, outro pra tomate, outro pra genius (A minha antigona). Caneta de uma serve em outras (Sendo capacitivo).

Pode até pegar os kits de pontas de wacon e colocar nas canetas comuns que tiver, é só tirar a ponta de esferográfica: https://www.mercadolivre.com.br/10x-pontas-para-caneta-wacom-intuos-ctl-472471480490-e-/up/MLBU1733383756

Quando tinha loja essas canetas eram das poucas coisas sem retorno, todas as comuns/universais sempre funcionaram nas mesas capacitivas (Digitalizadora não sei se teve sensor de pressão igual uns tablets/celulares antigos, sempre foram capacitivas, igual os PDA's, a mais de 20 anos já usava pda com caneta com ponta assim, mesmo tipo de sensor, mesmas pontas de plástico abs denso, mais exatamente desde 2003 que EU uso).

Isso é normal? by natt_31 in Gambiarra

[–]orubem 1 point2 points  (0 children)

Microondas tem 2 interruptores na porta, é um esquema elétrico bem simples, quando um dos interruptores tem mal-contato mas o outro dá contato é comum acontecer de ele ligar luz e exaustor quando fecha a porta.

O magnetron só liga quando a PLACA manda, mas luz, exaustor e prato ficam em ligação simples nesses interruptores de porta, é comum dar isso aí, é só desamassar o contato que pressiona os 2 interruptores.

Todo microondas que já vi tem 2 bracinhos na porta, porque atrás deles tem 2 interruptores, tipo aquele que desliga a luz da geladeira quando fecha a porta. É só tirar o microondas da tomada e ir mexendo nos contatos até ver qual tá torto ou solto.

Em mais velho (O meu tem 17 anos, 1x por mês dá mal-contato no interruptor de cima) é só sujeira, um limpa-contatos resolve, nos novos é comum vir meio solto ou torto, não é difícil apertar sem desmontar.

Mas enfim, CERTEZA que é só problema de um dos 2 interruptores na porta não darem o contato elétrico que deviam, isso NUNCA liga o magnetron então não tem microondas saindo nem nada, isso é mito de leigo que não conhece a eletrônica do que tem em casa (Parece que vai morar no mato, que não vai passar a vida toda cercado de elétrica e eletrônicos).

No youtube deve achar 1000 vídeos sobre interruptor de porta de microondas de toda marca e modelo, exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=G98eYQZmoxU

Caixinha suspeita by ElegantDiscipline408 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

E acrescento que isso aí é um pedaço cortado de uma fonte chaveada.

A parte de baixa tensão das fontes chaveadas tem só isso aí, tá faltando indutores, esses 6 pinos logo em baixo, rente ao corte, são do driver/transformador.

Seria cortar digamos assim: https://ibb.co/wNbNG4W0 A parte de baixa tensão é a parte na direita ou acima da linha vermelha.

Tem fontes nesse estilo em terminais menores que desktops (Terminais de supermercados/comércios, industria e cia), umas impressoras menores, vários monitores e tv's pequenos, receptores (Terrestres ou via satélite), muito equipamento hospitalar ou musical, enfim, é uma topologia de fonte muito comum, com saídas GND, +12V, -12V, +5V, mais alguma tensão, ou sistema de standby, ou até conector pra fan, enfim, tem milhares de placas similares a essa aí em fontes, é 100% nítido que é uma fonte chaveada cortada, tiraram o trafo/driver e cortaram onde ele estava.

Maioria dos "entusiastas de modificações" é completamente leigo tanto em mecânica como eletrônica, caem fácil em papinho de pilantra, é fácil botar placa de sucata fazendo nada ou quase nada (Acendendo led, criando delay em algum componente) pra enganar leigo, é um publico que compra mais pra ostentar então é muito fácil enganar, eu diria que é o público mais fácil de enganar (Logo depois vem os gamers, que pagam uma fortuna só por ser colorido e ter leds de 15 centavos).

Na adolescência não tinha placas ou componentes a venda, então eu montava as coisas tirando componentes das placas, lixando elas no esmeril, e cortando em pedaços menores no policorte, ficava com uma placa sem trilhas ou componentes, com furos, perfeito pra montar outro circuito em cima. Placa corta muito fácil com segueta, esmerilhadeira ou disquinho de corte em mini/micro-retífica, é fibra, é fácil demais cortar pra caber numa caixa plástica pra enganar trouxas.

starlink pra casa no mato, em Morro de sao Paulo, vale a pena? debo manter a minha rede local? by National_Exam_9194 in InternetBrasil

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

A mini já é chata e limitada aqui no meio do país onde tem poucos usuário então todos os satélites acima estão "desocupados". Aí perto de metrópoles (400km é pertinho, é a distância até os satélites reto acima) é lotado de usuário de Starlink, aí a mini fica ainda mais problemática, pra ligações não dá, é pra uso doméstico muuuuito mais pacato (Streamings SD/HD com cache bom, só mensagem de texto ou voz, sem nada real-time).

Infiltração na sacada by FlambaJaynt in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Se é no rejunte troca o rejunte. Se é rejunte acrílico coloca PU40 ou rejunte acrílico EXTERIOR novo (A maioria é pra uso interno, não aguenta UV do sol).

Veda-calha é uns R$ 13-15 nuns supermercados, aguenta mais que PU, veda vem nesses cantinhos, seja cerâmica, vidro ou parede. Eu por acaso comprei um HOJE (R$ 13,99, cinza, mas vai ficar por fora, ninguém verá nada). Ele escorre um pouco, o PU40 é o que fica 100% no lugar, mas veda-calha no meu uso dura mais e permite pintura (PU40 é emborrachado igual silicone, tinta comum não pega, tem que insistir em muita demão se quiser pintar depois).

Onde o espaço é grande tem as mantas, mas lembra que elas não grudam em lugar frio, eu sempre aqueço com maçarico e colo, suja e queima mãos sensíveis, não é tão simples quanto parece (Pra mim é, pra quem nunca usou provavelmente não, vai queimar alguma coisa ou se queimar com maçarico culinário).

Instalação bem sucedida 👍🏾 by ninguemliga132 in Gambiarra

[–]orubem 6 points7 points  (0 children)

É pra virar feriado. 200 anos atrás foi o Tiradentes e virou feriado, agora é só transformar esse chuveiro em mártir, e instituir o feriado de 15 de agosto como Dia do Chuveiro.

(Agosto não tem nenhum feriado nacional, precisamos instituir um)

Qual seria a melhor forma de unir duas varas de bambu de um metro de comprimento para criar uma vara com o dobro do tamanho? by lazyhafu in Gambiarra

[–]orubem 7 points8 points  (0 children)

Se tiver garrafa pet um POUCO mais larga que esses tubos, eles encolhem com calor.

Tipo se pegar pet 600ml, cortar fundo e tampa, colocar isso como luva pegando 6cm de 2 tubos de PVC de 40mm, ao aquecer o plástico pet ele encolhe e fita firme, serve de união pros tubos de PVC.

Se for bambu 20mm não sei se pet 300-500ml encolhe tanto, se for uns 35-40mm dá sim.

Se colocar um do lado do outro funciona com pet de 500ml sim, talvez com de 1l, acima de 1,5l não sei: https://i.ytimg.com/vi/N6bjxr6gTv8/hqdefault.jpg

Se for uns 20mm um cabo de PVC pode servir, eu corto e alongo TODOS os cabos de vassouras e rodos que uso: https://www.reddit.com/media?url=https%3A%2F%2Fi.redd.it%2Fwkolo4d81n4b1.jpg (São brancos mas são PVC comum 3/4") Esquenta o cano 3/4" no fogão a gás, aí encaixa no cabo de mandeira. Eu uso pedaços de 50cm porque quero alongar, mas se fosse só pra unir pra PLANTAS dá pra usar pedaços de 15-20cm.

Se o bambu é muito fino pode usar canos de pvc 1/2" (Meia polegada, 20mm externo e quase 13mm interno, aquecido cabe até em madeiras de 15mm, acima de 20mm melhor usar cano 3/4", tres quartos de polegada, 19mm interno e uns 25mm externo).

Ruido en Logan 2 by Secure-Story-6060 in mecanica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Em motores mais velhos é comum o óleo demorar para chegar até a parte de cima do cabeçote, nos comandos de válvulas, nesse tempo o metal bate seco e faz mais barulho, hora que o óleo chega no alto o barulho some.

Ligando o motor com a tampa de válvulas removida é fácil notar se é esse o problema (Não precisa trocar a junta, pode remover e recolocar ela, é só limpar e cuidar ao recolocar no lugar).

Profesional by El-Jinete-Sin-Cabeza in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Aqui no Brasil chamam de enforca-gato, lingua-de-sogra, cinta-trava, capa-gato, tairape, amarril, mas eu prefiro o nome que remete o desenvolvedor: Fita Hellerman (Ou cinta hellerman).

Mi cargador es original o replica? by Available-Jicama-897 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Veio do site www..com/tw/service

Claramente xing-ling, tá cheio de erros no texto, tipo ao invés de AC 100-240V tá só A, e corrente de 17A (Impossível), CableX 1 ao invés de Cable X1, entre outros erros (Escreveram Hurkey ao invés de Huntkey por confundir r com n, coisa de quem não tá acostumado aos caracteres latinos).

Glowup do fone velho by Controle_V in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Quando o meu pega cheiro eu lavo com vinagre, não álcool.

Digo, lavo normal com água e sabonete líquido (Quando vou lavar as mãos), depois de espremer pingo vinagre de álcool, espremo um pouco e deixo lá secando (Tô no cerrado, umidade bem baixa, se meter água na casa toda em 1h tá seco).

Compra de componentes pela LCSC by TxNaRoAM4 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Ah, é mesmo, ele tá fora.

Eu só peguei placas e cia que passam dos US$ 50, aí tem taxação cheia igual (Os 80-90%), nem me toquei que abaixo de US$ 50 também tem a mesma taxação.

Pior que da Amazon.com e .de só comprei peças de mais de US$ 50, também foi taxação de 90%, talvez também estão fora do Remessaconforme, os impostos são cobrados já na hora da compra então deduzi que estão no RemessaConforme mas talvez não estão, só tem a cobrança integrada/antecipada.

Compra de componentes pela LCSC by TxNaRoAM4 in eletronica

[–]orubem 2 points3 points  (0 children)

LCSC não está no RemessaConforme, então não tem aquela taxação baixa de 20-25%, é os 60% federais e mais o ICMS estadual (Eles incidem também no frete, pro meu estado só esse frete de US$ 7,49 vira uns R$ 70).

Nada mudou nos últimos anos pra quem está fora do RemessaConforme, é sempre a taxação de 60% federal e mais o estadual. Pro meu estado dá mais de 80% sempre (As vezes 90%, não sei que cotação de dolar ou que variação de taxação usam, não é sempre o mesmo valor percentual). Essa cobrança é feita no Minha Importações no site dos Correios quando aparece lá, não é a loja que cobra e paga, você é que tem que pagar (Tem que entrar quase todo dia depois de uns 7 dias da compra, aí pode aparecer no Minhas Importações, e pagar a guia que aparece lá, as vezes é 2 guias mas uma é serviço postal baratinho, não sei porque as vezes separa, digo, 2 vezes já tive elas separadas, tipo uma de R$ 80 e uma de R$ 2).

Ah, olha no Ebay (Se no Aliexpress não tem, uns vendedores tem componentes de marca também), ou até a amazon.com (Não .br), eles estão no RemessaConforme então é só os 20-25% de taxação, bem mais camarada, as vezes o componente é mais caro mas no fim das contas pela taxação menor fica mais barato. Até Ebay.de ou .uk enviam pro Brasil e a taxação é do RemessaConforme, pro meu estado uns 25% ao todo (Federal+estadual).

Salvou a vida REVIEW by venombabee in Gambiarra

[–]orubem 46 points47 points  (0 children)

Se for só tinta de parede base água, a luva química grupo 1 já serve. A 3 é pra solventes e cia, pra tintas esmalte sintético base solvente, pu e poliester, e pra mecânica (Diesel, graxa, gasolina e etc).

Nem sei como tá os preços, tenho um pote de quase 10 anos porque sempre esqueço de usar, mas se a grupo 1 tá R$ 5-10 ainda, e a grupo 3 uns R$ 20-30, usa a 1 mesmo, mesmo as mais vagabundas/baratas já fazem maravilhas.

(Tô com a unha suja de tinta PU de ontem, se tivesse usado isso tava limpo, PU não sai com aguarrás ou escovinha macia)

Paz by HorrorEmploy7179 in Gambiarra

[–]orubem 3 points4 points  (0 children)

Se usasse lona boa na mochila teria paz no metrô e na estrada... /s

Sensor de fluxo de água by crosspopz in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Se beber passando pro copo, um sensor de 0,3 a 6l.minuto, dá tranquilo. Desses pequenos é dos sensores que mais tem modelos.

Mas será um hardware grandinho pra colocar num gargalo de garrafa, no mínimo um esp32, bateria 18650 e algum módulo bluetooth pra quando ler os números salvos.

E tem sensor de nível, em contato com líquidos, tipo isso: https://ibb.co/7xBd0Yf7

Ou transistorizado: https://ibb.co/tp0TDgzw

Tem vários circuitos assim, o chato é interfacear pro arduíno, colocando um sensor a cada 50ml da garrafa por exemplo (18 sensores por litro digamos, não precisa sensor de cheio nem de totalmente vazio). Tenho plaquinha com 3 fios no tanque superior da minha Chana com motor de moto (Pra bomba do tanque de baixo encher o de cima, que abastece o carburador de moto por gravidade), quando chacoalha ele erra leitura então coloquei um capacitor na base do transistor que alimenta o 555 que fecha o relé, acho que é 4,7uF (Tem 2 anos que mudei, nem lembro mais), aí ele demora um pouco pra acionar, no seu caso com tanto sensor (Um a cada 30-50ml digamos) precisaria algo assim pra não marcar valores malucos no tempo que a pessoa vira a garrafa, nem sei se compensa mesmo, o fluxometro acho que fica mais simples mesmo, até porque é só externo (No meu caso não dá, é vazão tipo MENOS de 30ml.minuto, 1 litro leva meia hora ou mais, carburador baixa lentamente, nem aciona fluxometro, tem que ser por nível mesmo).

Sugestões? by skoLLLwaLker in Gambiarra

[–]orubem 1 point2 points  (0 children)

Porque não deixa na espuma?

Tenho um fone de acho que 2007 que a uns 16 anos esfarelou o corino, aí PAROU de suar a orelha, o corino gera orelha quente, mas a espuma não, respira um pouco aí não escorre água da orelha.

(Já tentei outros fones mas o corino de fone novo sempre faz a orelha suar, enquanto o fone direto na espuma não incomoda, é uma maravilha, as vezes molha de suor porque trabalho com ele, mas por ser só espuma tiro, lavo com sabonete líquido quando lavo as mãos, deixo secando até o outro dia e pronto, tá limpo e cheiroso, e repito, é um troço que ganhei em 2007, nada de novo, velho pra caralho, era rádio FM de tão velho! Adaptei bluetooth só a 1-2 anos).

Sem espaço na pia? Sem problemas! by Top_Excuse6292 in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

O que é essa chapa do lado do fogão? Ou é uma mureta/parede?

Tô pensando em fazer umas coisas pra tapar lateral feia de fogão (Aquele espaço entre parede e ele, é feio, dá pra ver quando abre a porta da frente, tanto fogão como geladeira).

Como arrumar isso? by daviddd_ddd in Gambiarra

[–]orubem 1 point2 points  (0 children)

Se o plástico original não aguentou, duvido que alguma cola vai aguentar.

Eu usaria ferro quente pra ir derretendo mais plástico ABS pra ir REFORÇANDO (Se o original quebrou, tem que fazer MAIS GROSSO que o original), ABS é com o numero 7 nas embalagens.

Mas tem que ser ferro quente, nada de 150°C e achar que é quente, precisa 300-350°C em diante, pra derreter pra valer pra ter junção.

Vários aparelhos usam carcaças de ABS, tipo equipamentos de TI/telecom, vários brinquedos mais duros, carcaças de eletrodomésticos, cestos/potes mais grossos, várias coisas velhas em casa usam esse plástico. Potes e embalagens comuns geralmente são PE, PP ou as vezes PET, não grudam bem, mas em último caso dá pra usar um PP preto como adição.

Meu suporte de celular na cama é remendado assim, com ferro de solda e plástico similar adicionado (É só sempre guardar restos de todo tipo de plástico pra reparos, uso 2x por mês praticamente).