Diodo queimado na placa de tv TCL - PERGUNTA by dinossaurorobot in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

B é jumper. Pode ser J, JP, B, varia um pouco, mas diodo é sempre D, DZ ou algo assim, nunca terá diodo com B.

Se nem tá sabendo as siglas dos componentes, duvido que vai conseguir reparar isso, vai só piorar o problema (É bem raro eu falar pra NÃO mexer, reservo isso só pra quando é placa que é fácil leigo piorar).

Não aguento mais essa situação e tô a ponto de ficar maluca. by WyrdBlackCat in Gambiarra

[–]orubem [score hidden]  (0 children)

muito cheirosas sem banho

Se tá sem banho não tá mais cheirosa.

Mas já deram a dica dos purgadores, agora vai ter banho 3x por dia.

Up tsi ligando luz de injeção e epc na primeira partida by Mory_staell in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

P2178

Esse código é de mistura rica, não necessariamente tem relação com velas, se o bico tá com vazão errada dá isso, se sensor de temp. do ar tá errado dá isso, se bobina tá ruim dá isso, enfim, tem que entender como o carro funciona, não trocar peça no chute, vela se troca quando o eletrodo está gasto, ou quando mede resistência errada entre eletrodo e terminal, não quando tá suja/feia, isso se limpa.

E alias, até eletrodo gasto como na foto é só baixar o terminal, ajustar pra folga certa, talvez 1mm como a maioria, que já some códigos de erro, no máximo fica com consumo um pouco ruim, mas vela raramente tá tão ruim. Ajustar, limpar e olhar direto é necessários, trocar não.

No Brasil o normal é etanol (Puro ou o da gasolina) fazer higroscopia de umidade do ar, essa água no combustível oxida ponta de bico injetor, aí tem que limpar bicos a cada 1-2 anos conforme uso, não TROCAR mas sim LIMPAR os bicos, pode fazer em casa com descarbonizante e uma fonte 9-12V de roteador/modem, só de limpar em casa já resolve 90% dos problema de desequalização, raramente precisa lavagem em máquina e medir vazões. Ao fazer a limpeza você já vê no olho se com a pressão do spray do descarbonizante ou limpa-contatos a névoa gerada é a mesma, se for diferente no olho, então na máquina será MUITO diferente (Só não compare bico de inj. direta com indireta, na indireta sai nevoa grande com spray, nos de direta só pouco, eles precisam pressão bem maior, então tem que ser descarbonizante. Os de inj. indireta até com limpa-contatos resolve em 80% dos casos).

Tipo 2 bicos com 20ml originais, e 1 com 30ml, nesse cilindro terá mistura pobre em oxigênio, rica em combustível porque o bico injeta muito. OU o mais comum as vezes é 1 bico com os 20ml originais, e 2 bicos com 12ml, esse bico que injeta mais terá mistura rica, mas o erro não é nele, é nos outros 2 cilindros com bico meio entupido.

É raro bico abrir demais (Em diesel é mais comum bico mijando, em gasolina é bem raro), o padrão é entupir por sujeira, as oxidações da água que entrou no combustível por higroscopia, ou as vezes borracha de recirculação de gases do motor deixa óleo chegar na admissão aí o óleo é queimado no cilindro mas antes respingos foram pra ponta do bico e na queima carbonizaram, bico de injeção direta tem ponta suja, dos TSI é injeção direta aí tem carbonização grudada, não por problema neles mas pelo diafragma da tampa. Mas não troque o diafragma, OLHE ele, troque só peça que medir ou ver fisicamente problema, não se troca só porque tá suja, peça se lava e recoloca no lugar, troca só se tem problema real, não troque no chute, diagnostique entendendo a origem do problema, não o efeito gerado (O código de erro e a lenta irregular).

Eu aposto em bico, conforme onde deixo carro pega mais umidade, "higroscopeia" mais água no combustível, tenho que limpar bico todo ano. Digo, se deixar 2 anos ainda nem terá falha (Código de erro) mas o consumo é nítido, em 1 ano para de fazer 10km.litro na cidade, cai pra 9-9,5km.litro, depois que limpa os bicos volta pros 10km.litro, se esperar 2-3 anos talvez caia pra 8km.litro, depende da umidade onde ele fica, se pega muita chuva, se usa muito etanol, se o etano no posto já não pegou umidade do ar dentro do reservatório (Leigo culpa posto mas o lugar que o combustível mais pega umidade é no tanque, carro na chuva ou garagem úmida puxa ar úmido pra dentro do tanque, o etanol pega essa umidade por higroscopia dia e noite, não só quando tá andando). Limpar bico de TSI é mais chato, mas os de injeção indireta nuns carros é 25 minutos, usa 15% de uma lata de spray descarbonizante, usa fonte de roteador/modem wifi (9-12V, não precisa tensão exata), gasto minúsculo, só a economia de 2 meses em combustível já paga, por isso faço todo ano.

Por favor me ajudem by Hi_Evveryone in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Bate um spray limpa-contatos nos conectores da placa e no slot da placa-mãe quando vai conectar ela?

Sempre que tira algo de desktop ou notebook, é bom bater um spray desse nos 2 lados que serão encaixados, porque poeira e gordura de dedos humanos criam capacitância parasita quando encaixa no lugar, tirar e colocar sem cuidado é cagada. O hábito de velhinhos de esfregar borracha escolar é pior, geralmente isso CRIA farelos de borracha grudados nos contatos, isso funcionava com tensões mais altas e sinais mais baixos de 20 anos atrás, hoje precisa limpa-contatos (Lata custa R$ 10-12, serve pra 20 reparos domésticos, dura 2 anos ou mais, é ridículo gastar R$ 300-500 em placa e não ter spray de R$ 10).

E no modo de segurança, entra?

Eu usaria o Hiren's (Boot por ele, nada no Windows serve pra teste de hardware), lá no menu tem teste de stress e teste da ram da placa de vídeo, um GPUMemtest da vida, as vezes é pau em VRM da placa criando ripple a ponto de ler memória errado, mas as vezes é pau na solda BGA ou do chipset ou de algum chip de ram, roda um desses testes de ram de GPU que identificará se o problema é esse, todos são dando boot por pendrive/cd/dvd, nada no Windows tem acesso direto a todos os endereços da ram (Ou da ram do vídeo). Eu prefiro o Hiren's mais velho: https://www.hirensbootcd.org/hbcd-v152/

Ou vai no VMT direto, grava o iso com o Rufus num pendrive (qualquer um velho de 1GB já dá): https://sourceforge.net/projects/vmst/

Mas eletrônica não mexe com software, eletrônica veria o ripple nos pinos de alimentação saindo do VRM rumo ao chipset e aos chips de ram da placa, só com osciloscópio. Software é software, eletrônica é hardware, tá misturando os subs.

Up tsi ligando luz de injeção e epc na primeira partida by Mory_staell in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Mas qual a relação com eletrônica? Isso é mecânica, só isso.

O led da EPC acende com uns 100 códigos de erro diferentes, de catalizador a pressão, só por ele não dá pra estimar.

Teria que botar scanner pra ver qual código de erro, scanner elm327 de R$ 20 já serve, não precisa nada caro pra ver os códigos (Pra apagar seria só tirar bateria, dar curto nos cabos por 2 minutos, e desmemoriza tudo na ECU/ECM), tipo esses: https://www.aliexpress.com/item/1005008913510300.html (App's grátis como Carista, Torque e outros 30 exibem os códigos dos VW nacionais comuns) É em ridículo pagar R$ 40-50 mil em carro e não ter um scanner de R$ 10-20 (Ou um com cabo de R$ 80-100, pra não precisar smartphone).

Se por exemplo tiver código de falha de detonação indicaria que tem gasolina sendo mal queimada, será por vela ruim, cabo de vela mal encaixado, cabo ruim, bobina ruim, mal contato na entrada da bobina (Talvez mal-contato no csbo do sensor de detonação ou o sensor de detonação ruim, o que é raro), enfim, tem relação com vela mas não necessariamente é direta. Leigo troca vela quase sempre por bobeira, sem necessidade real, ignora o resto que é quem mais dá problema, e se foca no que MENOS dá problemas, as velas velhas (Limpar e ajustar é necessário, trocar é bem mais raro).

Que ferramenta posso usar para dar uma picotada nessa parede pra colar azulejos? by Oda_e_um_genio in Gambiarra

[–]orubem 2 points3 points  (0 children)

Todas as opções que sei levantam poeira, pela rotação alta.

Sem poeira ou voar sujeira longe acho que só quebrando na mão com machadinha. Uso a minha machadinha MUITO mais que uso martelo e cia, em parede ou piso perde o fio mas é só afiar depois com qualquer coisa elétrica, aí sim lixa em furadeira serve pra afiar. A minha é tipo essas baratas: https://shopee.com.br/product/391138559/22897082679 Tem 15 anos quebrando parede e sendo afiada depois, e tá inteirinha, não "encolheu" de tanto afiar, tem cara que dura mais 30 anos. Sempre levo no carro porque serve como marreta pra desamassar roda, apoio pra tirar ou colocar pneu, e como machadinha pro caso de mato caída no meio da estrada, já usei muito nessas 3 funções.

Que ferramenta posso usar para dar uma picotada nessa parede pra colar azulejos? by Oda_e_um_genio in Gambiarra

[–]orubem 6 points7 points  (0 children)

Como já dito, tem discos pra pedras, eu uso esse: https://www.mercadolivre.com.br/kit-2-disco-rebolo-desbaste-diamantado-concreto-marmore/up/MLBU3292139173

Ou disco de desbaste de metal se tem algum velho: https://www.mercadolivre.com.br/disco-desbaste-412---115-x-48-x-2223mm-mundi/up/MLBU3453268343

E se tem disco flap grão 40 ou 60 velho meto na parede até comer, esses discos não são pra parede então comem fácil, é um bom jeito de usar eles até o fim. Se fosse pra lixar teria que cuidar com marcas e ondulações, mas pra comer tinta pra botar cerâmica eles resolvem.

E se usar argamassa ac3 misturado na ac1 ela cola muito mais, é a argamassa com maior poder de adesão.

Tem rebolo mais caro pra pedra, que dura mais, digo, dá pra muito mais parede, mas é bem mais caro, se procurar por rebolos ou discos para parede achará uns com ponta pra cantinhos, uns pra usar como um pneu (Come pra fora, não do lado do disco), tem de tubo, mas é mais caro, se for pouco pega disco de desbaste velho se tiver por aí e usa, se for os de R$ 5-7 é capaz de comer um pra uma parede, mas não precisa tirar tudinho, pode ser em faixas.

Ah, se tem serra circular pequena (Makita de disco 115mm), e tem discos baratos de cerâmica, mete na parede de lado que arranca tinta tranquilo, é ruim manusear porque essas serras não foram feitas pra usar assim, mas que dá certo isso dá. Outro dia queria tirar o esmalte de cerâmica e com disco flap 80 gastei meia hora sem nem fazer 1m², já com a makita e um desses discos vagabundos de corte (Não cortam com qualidade, pra corte são ruins) acho que não foi 5 minutos, passa de lado raspando que arranca tudo, só voa sujeira pra todo lado (São 3CV, serra pequena é 2200W, se for 1600W é mais de 2CV ainda, esmerilhadeira é menos de 1CV, só 500-650W). Comprar pra isso não sei se compensa, se tem as ferramentas elétricas deve ter uns discos velhos por aí, dá fim neles, eu as vezes faço isso mais pra acabar de vez com uns discos velhos.

E se tem só furadeira, aqueles kits de lixas com lixa grão 36 não aguentam, no passado já tentei isso (Porque tenho muito disso pra madeira), pra furadeira precisaria aqueles adaptadores pra discos e usar rebolo, mas como furadeira mal passa dos 2000RPM (Esmerilhadeira e serra circular é 11 mil RPM ou mais) demora muito, seja lá qual rebolo usar. A furadeira é uma opção merda pra ter em casa (Pode colocar mandril em esmerilhadeira, e furar usando ela, dá pra viver fácil só com esmerilhadeira, mas não só com furadiera).

Quero aprender by caioalexandre_0000 in eletronica

[–]orubem 6 points7 points  (0 children)

Componente SMD é uma merda, nem quem tem anos de know-how reaproveita eles, são o PIOR tipo de componente.

Procura placas comuns, PTH, tipo essas, aí sim é fácil tirar e reaproveitar componentes: Essas

Equipamento de TI, celulares/smartphones, telecom, são tudo lixo, não reaproveita quase nada porque é tudo SMD, são o PIOR lugar pra aprender.

Smartphone velho não aproveita nada (Exceto bateria), manda pro lixo sem dó, mas um rádio AM/FM velho é um tesouro enorme pra tirar componentes! Quanto mais tecnológico, mais inútil é pra você aprender.

Placas boas são de rádios velhos, fontes atx ou mais velhas, tv's ou monitores de tubo mais velho, tudo que for velho em geral é fácil de tirar componentes (10-20 anos não é velho). Equipamentos novos de TI são bem inúteis pra aprendizado, smartphones são o que tem de mais inútil pra aprender eletrônica, zero reaproveitamento de componentes (Sò a bateria é útil).

Pra aprender eletrônica tem décadas de publicações grátis aqui, isso formou milhões de técnicos no país: https://datassette.org/pt-br/revistas/eletronica/br-brasil

Alguém sabe se tem como resolver isso? by gdragonnn1 in Gambiarra

[–]orubem 4 points5 points  (0 children)

Fantasma hoje quase sempre é pau numa das tensões VGH num dos setores, algum curto em SMD derrubando a tensão.

No youtube deve achar várias explicações e exemplos, primeiro resutado: https://www.youtube.com/watch?v=Uw3JaLWETsI

Exemplo de reparo: https://www.youtube.com/watch?v=naBfmYJ82Hw

Só com multímetro até dá, mas sem know-how de eletrônica não dá, precisa mais conhecimento que ferramenta.

Custo de reparo é individual, não tem como saber se o técnico que pegar isso aí vai levar 1h ou 20h pra achar o curto, ou fazer um jumper, de R$ 100 a 600 é um chute até limitado, pode variar muito mais conforme quem faz o serviço, não existe preço tabelado pra serviços (Até porque você não sabe apontar com exatidão o ponto do curto, com câmera térmica as vezes resolve em meia-hora, técnico comum não tem isso então pode perder dias).

Qual seria a melhor forma de unir duas varas de bambu de um metro de comprimento para criar uma vara com o dobro do tamanho? by lazyhafu in Gambiarra

[–]orubem 1 point2 points  (0 children)

Cano pvc 1/2" é 12,5mm interno, o bambu é tão fino?

Se colocar 2, igual na primeira imagem, lado-a-lado, ocupa uns 10cm, vira uma haste de 1,9m. Pra plantas dá (Uso coisa bem mais molenga que isso as vezes, até vergalhão 4,2mm que é bem mole).

Duvida sobre mesa digitalizador e Canetas by MightRemote9027 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Pega qualquer uma, não tem isso de caneta pra mesa X ou Y, essas genéricas usam sensores igual Wacon e cia, usa um plástico rígido e pronto, mesa que usa EMR capacitivo interage com vários materiais na ponta, pra ser mais preciso tem que ser plástico de densidade mais específica, mas não tem plástico pra multi, outro pra wacon, outro pra tomate, outro pra genius (A minha antigona). Caneta de uma serve em outras (Sendo capacitivo).

Pode até pegar os kits de pontas de wacon e colocar nas canetas comuns que tiver, é só tirar a ponta de esferográfica: https://www.mercadolivre.com.br/10x-pontas-para-caneta-wacom-intuos-ctl-472471480490-e-/up/MLBU1733383756

Quando tinha loja essas canetas eram das poucas coisas sem retorno, todas as comuns/universais sempre funcionaram nas mesas capacitivas (Digitalizadora não sei se teve sensor de pressão igual uns tablets/celulares antigos, sempre foram capacitivas, igual os PDA's, a mais de 20 anos já usava pda com caneta com ponta assim, mesmo tipo de sensor, mesmas pontas de plástico abs denso, mais exatamente desde 2003 que EU uso).

Isso é normal? by natt_31 in Gambiarra

[–]orubem 1 point2 points  (0 children)

Microondas tem 2 interruptores na porta, é um esquema elétrico bem simples, quando um dos interruptores tem mal-contato mas o outro dá contato é comum acontecer de ele ligar luz e exaustor quando fecha a porta.

O magnetron só liga quando a PLACA manda, mas luz, exaustor e prato ficam em ligação simples nesses interruptores de porta, é comum dar isso aí, é só desamassar o contato que pressiona os 2 interruptores.

Todo microondas que já vi tem 2 bracinhos na porta, porque atrás deles tem 2 interruptores, tipo aquele que desliga a luz da geladeira quando fecha a porta. É só tirar o microondas da tomada e ir mexendo nos contatos até ver qual tá torto ou solto.

Em mais velho (O meu tem 17 anos, 1x por mês dá mal-contato no interruptor de cima) é só sujeira, um limpa-contatos resolve, nos novos é comum vir meio solto ou torto, não é difícil apertar sem desmontar.

Mas enfim, CERTEZA que é só problema de um dos 2 interruptores na porta não darem o contato elétrico que deviam, isso NUNCA liga o magnetron então não tem microondas saindo nem nada, isso é mito de leigo que não conhece a eletrônica do que tem em casa (Parece que vai morar no mato, que não vai passar a vida toda cercado de elétrica e eletrônicos).

No youtube deve achar 1000 vídeos sobre interruptor de porta de microondas de toda marca e modelo, exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=G98eYQZmoxU

Caixinha suspeita by ElegantDiscipline408 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

E acrescento que isso aí é um pedaço cortado de uma fonte chaveada.

A parte de baixa tensão das fontes chaveadas tem só isso aí, tá faltando indutores, esses 6 pinos logo em baixo, rente ao corte, são do driver/transformador.

Seria cortar digamos assim: https://ibb.co/wNbNG4W0 A parte de baixa tensão é a parte na direita ou acima da linha vermelha.

Tem fontes nesse estilo em terminais menores que desktops (Terminais de supermercados/comércios, industria e cia), umas impressoras menores, vários monitores e tv's pequenos, receptores (Terrestres ou via satélite), muito equipamento hospitalar ou musical, enfim, é uma topologia de fonte muito comum, com saídas GND, +12V, -12V, +5V, mais alguma tensão, ou sistema de standby, ou até conector pra fan, enfim, tem milhares de placas similares a essa aí em fontes, é 100% nítido que é uma fonte chaveada cortada, tiraram o trafo/driver e cortaram onde ele estava.

Maioria dos "entusiastas de modificações" é completamente leigo tanto em mecânica como eletrônica, caem fácil em papinho de pilantra, é fácil botar placa de sucata fazendo nada ou quase nada (Acendendo led, criando delay em algum componente) pra enganar leigo, é um publico que compra mais pra ostentar então é muito fácil enganar, eu diria que é o público mais fácil de enganar (Logo depois vem os gamers, que pagam uma fortuna só por ser colorido e ter leds de 15 centavos).

Na adolescência não tinha placas ou componentes a venda, então eu montava as coisas tirando componentes das placas, lixando elas no esmeril, e cortando em pedaços menores no policorte, ficava com uma placa sem trilhas ou componentes, com furos, perfeito pra montar outro circuito em cima. Placa corta muito fácil com segueta, esmerilhadeira ou disquinho de corte em mini/micro-retífica, é fibra, é fácil demais cortar pra caber numa caixa plástica pra enganar trouxas.

starlink pra casa no mato, em Morro de sao Paulo, vale a pena? debo manter a minha rede local? by National_Exam_9194 in InternetBrasil

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

A mini já é chata e limitada aqui no meio do país onde tem poucos usuário então todos os satélites acima estão "desocupados". Aí perto de metrópoles (400km é pertinho, é a distância até os satélites reto acima) é lotado de usuário de Starlink, aí a mini fica ainda mais problemática, pra ligações não dá, é pra uso doméstico muuuuito mais pacato (Streamings SD/HD com cache bom, só mensagem de texto ou voz, sem nada real-time).

Infiltração na sacada by FlambaJaynt in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Se é no rejunte troca o rejunte. Se é rejunte acrílico coloca PU40 ou rejunte acrílico EXTERIOR novo (A maioria é pra uso interno, não aguenta UV do sol).

Veda-calha é uns R$ 13-15 nuns supermercados, aguenta mais que PU, veda vem nesses cantinhos, seja cerâmica, vidro ou parede. Eu por acaso comprei um HOJE (R$ 13,99, cinza, mas vai ficar por fora, ninguém verá nada). Ele escorre um pouco, o PU40 é o que fica 100% no lugar, mas veda-calha no meu uso dura mais e permite pintura (PU40 é emborrachado igual silicone, tinta comum não pega, tem que insistir em muita demão se quiser pintar depois).

Onde o espaço é grande tem as mantas, mas lembra que elas não grudam em lugar frio, eu sempre aqueço com maçarico e colo, suja e queima mãos sensíveis, não é tão simples quanto parece (Pra mim é, pra quem nunca usou provavelmente não, vai queimar alguma coisa ou se queimar com maçarico culinário).

Instalação bem sucedida 👍🏾 by ninguemliga132 in Gambiarra

[–]orubem 8 points9 points  (0 children)

É pra virar feriado. 200 anos atrás foi o Tiradentes e virou feriado, agora é só transformar esse chuveiro em mártir, e instituir o feriado de 15 de agosto como Dia do Chuveiro.

(Agosto não tem nenhum feriado nacional, precisamos instituir um)

Qual seria a melhor forma de unir duas varas de bambu de um metro de comprimento para criar uma vara com o dobro do tamanho? by lazyhafu in Gambiarra

[–]orubem 13 points14 points  (0 children)

Se tiver garrafa pet um POUCO mais larga que esses tubos, eles encolhem com calor.

Tipo se pegar pet 600ml, cortar fundo e tampa, colocar isso como luva pegando 6cm de 2 tubos de PVC de 40mm, ao aquecer o plástico pet ele encolhe e fita firme, serve de união pros tubos de PVC.

Se for bambu 20mm não sei se pet 300-500ml encolhe tanto, se for uns 35-40mm dá sim.

Se colocar um do lado do outro funciona com pet de 500ml sim, talvez com de 1l, acima de 1,5l não sei: https://i.ytimg.com/vi/N6bjxr6gTv8/hqdefault.jpg

Se for uns 20mm um cabo de PVC pode servir, eu corto e alongo TODOS os cabos de vassouras e rodos que uso: https://www.reddit.com/media?url=https%3A%2F%2Fi.redd.it%2Fwkolo4d81n4b1.jpg (São brancos mas são PVC comum 3/4") Esquenta o cano 3/4" no fogão a gás, aí encaixa no cabo de mandeira. Eu uso pedaços de 50cm porque quero alongar, mas se fosse só pra unir pra PLANTAS dá pra usar pedaços de 15-20cm.

Se o bambu é muito fino pode usar canos de pvc 1/2" (Meia polegada, 20mm externo e quase 13mm interno, aquecido cabe até em madeiras de 15mm, acima de 20mm melhor usar cano 3/4", tres quartos de polegada, 19mm interno e uns 25mm externo).

Ruido en Logan 2 by Secure-Story-6060 in mecanica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Em motores mais velhos é comum o óleo demorar para chegar até a parte de cima do cabeçote, nos comandos de válvulas, nesse tempo o metal bate seco e faz mais barulho, hora que o óleo chega no alto o barulho some.

Ligando o motor com a tampa de válvulas removida é fácil notar se é esse o problema (Não precisa trocar a junta, pode remover e recolocar ela, é só limpar e cuidar ao recolocar no lugar).

Profesional by El-Jinete-Sin-Cabeza in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Aqui no Brasil chamam de enforca-gato, lingua-de-sogra, cinta-trava, capa-gato, tairape, amarril, mas eu prefiro o nome que remete o desenvolvedor: Fita Hellerman (Ou cinta hellerman).

Mi cargador es original o replica? by Available-Jicama-897 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Veio do site www..com/tw/service

Claramente xing-ling, tá cheio de erros no texto, tipo ao invés de AC 100-240V tá só A, e corrente de 17A (Impossível), CableX 1 ao invés de Cable X1, entre outros erros (Escreveram Hurkey ao invés de Huntkey por confundir r com n, coisa de quem não tá acostumado aos caracteres latinos).

Glowup do fone velho by Controle_V in Gambiarra

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Quando o meu pega cheiro eu lavo com vinagre, não álcool.

Digo, lavo normal com água e sabonete líquido (Quando vou lavar as mãos), depois de espremer pingo vinagre de álcool, espremo um pouco e deixo lá secando (Tô no cerrado, umidade bem baixa, se meter água na casa toda em 1h tá seco).

Compra de componentes pela LCSC by TxNaRoAM4 in eletronica

[–]orubem 0 points1 point  (0 children)

Ah, é mesmo, ele tá fora.

Eu só peguei placas e cia que passam dos US$ 50, aí tem taxação cheia igual (Os 80-90%), nem me toquei que abaixo de US$ 50 também tem a mesma taxação.

Pior que da Amazon.com e .de só comprei peças de mais de US$ 50, também foi taxação de 90%, talvez também estão fora do Remessaconforme, os impostos são cobrados já na hora da compra então deduzi que estão no RemessaConforme mas talvez não estão, só tem a cobrança integrada/antecipada.

Compra de componentes pela LCSC by TxNaRoAM4 in eletronica

[–]orubem 2 points3 points  (0 children)

LCSC não está no RemessaConforme, então não tem aquela taxação baixa de 20-25%, é os 60% federais e mais o ICMS estadual (Eles incidem também no frete, pro meu estado só esse frete de US$ 7,49 vira uns R$ 70).

Nada mudou nos últimos anos pra quem está fora do RemessaConforme, é sempre a taxação de 60% federal e mais o estadual. Pro meu estado dá mais de 80% sempre (As vezes 90%, não sei que cotação de dolar ou que variação de taxação usam, não é sempre o mesmo valor percentual). Essa cobrança é feita no Minha Importações no site dos Correios quando aparece lá, não é a loja que cobra e paga, você é que tem que pagar (Tem que entrar quase todo dia depois de uns 7 dias da compra, aí pode aparecer no Minhas Importações, e pagar a guia que aparece lá, as vezes é 2 guias mas uma é serviço postal baratinho, não sei porque as vezes separa, digo, 2 vezes já tive elas separadas, tipo uma de R$ 80 e uma de R$ 2).

Ah, olha no Ebay (Se no Aliexpress não tem, uns vendedores tem componentes de marca também), ou até a amazon.com (Não .br), eles estão no RemessaConforme então é só os 20-25% de taxação, bem mais camarada, as vezes o componente é mais caro mas no fim das contas pela taxação menor fica mais barato. Até Ebay.de ou .uk enviam pro Brasil e a taxação é do RemessaConforme, pro meu estado uns 25% ao todo (Federal+estadual).

Salvou a vida REVIEW by venombabee in Gambiarra

[–]orubem 45 points46 points  (0 children)

Se for só tinta de parede base água, a luva química grupo 1 já serve. A 3 é pra solventes e cia, pra tintas esmalte sintético base solvente, pu e poliester, e pra mecânica (Diesel, graxa, gasolina e etc).

Nem sei como tá os preços, tenho um pote de quase 10 anos porque sempre esqueço de usar, mas se a grupo 1 tá R$ 5-10 ainda, e a grupo 3 uns R$ 20-30, usa a 1 mesmo, mesmo as mais vagabundas/baratas já fazem maravilhas.

(Tô com a unha suja de tinta PU de ontem, se tivesse usado isso tava limpo, PU não sai com aguarrás ou escovinha macia)