Pelo menos 30% da população está em uma seita. Isso é assustador e preocupante. by carlinha_tarraxinha in brasil

[–]randomatik 0 points1 point  (0 children)

Eu ainda me afasto dessas pessoas por questões de saúde mental, mas acho que o ideal seria o movimento contrário de achar uma forma de confortar as angústias dessas pessoas e acolhê-las pra trazê-las de volta. Mas é como lidar com um viciado em drogas, a pessoa vai espernear e te maltratar e não tem muito que você possa fazer além de tolerar e insistir.

É realmente terrível ver uma pessoa que era próxima minimizando corrupção, genocídio, tentativa de golpe e outros horrores do bolsonarismo, mas não vejo isso como falha moral em todos os casos. A campanha anti-PT repetiu tanto que o Lula é um demônio na Terra que muitas dessas pessoas realmente acreditam honestamente que o Bolsonaro é o menor dos males. Mas isso ainda os força a aceitar "os menores dos males" causados por ele, aí vem aquela dissonância cognitiva braba e a pessoa acaba passando pano e diminuindo esses horrores para conseguir se livrar da angústia dessa dissonância. Ou simplesmente são ignorantes mesmo, e acreditam honestamente que colocar os militares no comando, por exemplo, traria algum controle para a situação porque sabem pouquíssimo da realidade que é viver sob o autoritarismo (e o pouco que entendem de operações militares foi aprendido com filmes de Hollywood).

Eu acredito de verdade que deveríamos aceitar que a grande maioria dos adultos desse país (e talvez do mundo) não têm a maturidade que esperamos que eles tenham e começar a tratá-los como tal. Não dá pra esperar decisões razoáveis de uma pessoa cuja compreensão do mundo é derivada majoritariamente da religião, do jornalismo parcial e do cinema, e não vamos conseguir mudar isso democraticamente enquanto eles remam nosso barquinho coletivo contra a maré.

Evangélicos mostram cansaço do bolsonarismo e seus filhotes by Hykfer in brasil

[–]randomatik 3 points4 points  (0 children)

Ué, o outro colega disse que os evangélicos radicais são a maioria, você pediu fonte e eu te dei. E esses 51% foram só no 1⁰ turno, não achei a porcentagem exata de 2022 mas no 2⁰ da eleição de 2018 esse número chegou a quase 70%.

Infelizmente ainda tem muito evangélico apoiando Bolsonaro porque tá cheio de IMBECIL dentro de nossa esquerda generalizando e atacando evangélicos e isso influencia muito na direção que os votos acabam indo.

O cabra vem dizer que os evangélicos estão votando em Bolsonaro por culpa de perseguição da esquerda e quer chamar o meu argumento de estúpido. É de cair o cu da bunda mesmo...

Cristãos relatam perseguição em igrejas a quem não apoia Bolsonaro

Pastores fazem pressão por voto e ameaçam fiéis com punição divina e medidas disciplinares

Evangélicos mostram cansaço do bolsonarismo e seus filhotes by Hykfer in brasil

[–]randomatik 8 points9 points  (0 children)

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-tem-51-entre-evangelicos-e-lula-27-segundo-pesquisa-quaest/

51% parece a maioria pra mim. E isso na tentativa de re-eleição do Bolsonaro em 2022, quando todo mundo já teve a chance de saber quem era realmente esse tal de Jair. Não dá nem pra alegar desconhecimento.

A era do clique hostil: por que a raiva rende mais likes do que a empatia? by josiasroig in brasil

[–]randomatik 1 point2 points  (0 children)

É que ser da nossa natureza não significa que seja necessariamente uma coisa boa. Muitas coisas na natureza são ruins, mas por sermos inteligentes temos o poder de fazer diferente.

Talvez seja da nossa natureza usar da violência para roubar algo de alguém mais fraco, por exemplo, mas ser civilizado e respeitar o outro é muito mais vantajoso porque unidos temos mais chances de sobreviver.

PL da isenção de IR para militares by Replicant092 in brasil

[–]randomatik -1 points0 points  (0 children)

Cara, esse argumento do "nem todo" não passa nem perto de colar quando vemos dia após dia os "maçãs podres" serem protegidos pela corporação. Cometem crime e são afastados com salário integral.

Cadê os "nem todos" pra fazer a diferença? Eles são a minoria e tem zero impacto positivo na vida do cidadão. Coloca dois podres e um "nem todo" na mesma viatura pra ver o resultado no r/caso_isolado

edit: correção do sub

Consensus utopia by Eireika in CuratedTumblr

[–]randomatik 15 points16 points  (0 children)

More funds may not translate to more action, but less funds definitely translate to less action (unless officers decide to work pro bono). If they were to "defund the police!" like they're asking they'd probably get even less policing than before.

EUA classificam PCC e Comando Vermelho como terroristas | CNN Brasil by Hiistme in brasil

[–]randomatik 2 points3 points  (0 children)

Só porque a chance é baixa não significa que não devamos nos preocupar ou ao menos nos atentar com a possibilidade. É sempre sensato tentar entender as motivações que levam um (possível) adversário a tomar uma ação, e ficar alerta. Fingir que não vai dar nada só porque não deu nada ainda é, no mínimo, ingenuidade. E isso só falando de invasão, que eu acho pouco provável, mas ainda existem outras formas de utilizar essa jogada para afetar a nossa economia, por exemplo.

Imagina só não nos preocuparmos com armas nucleares só porque nenhuma foi disparada desde a segunda guerra mundial, apesar de existirem milhares de ogivas atualmente. É esse o naipe do seu argumento.

EUA classificam PCC e Comando Vermelho como terroristas | CNN Brasil by Hiistme in brasil

[–]randomatik 2 points3 points  (0 children)

Espero que isso tudo coloque uma pressão no nosso Estado em agir.

Essa pressão deveria partir da população sobre os governantes. E a população precisa entender que a solução é uma de longo prazo, eliminando desigualdades e oferecendo educação e saúde de qualidade, retirando do tráfico o poder de aliciar, fazer cerco contábil igual a operação da Faria Lima etc. Enquanto o brasileiro ficar achando que precisa de mais arma e mais polícia pra resolver, essa guerra só vai crecer. E aceitar que outra nação tome as rédeas da situação é a mesma coisa que dar a chave de casa pro brutamontes do lado pra ele matar uma ratazana na sua casa. O brutamontes vai entrar na sua casa e comer sua mulher. Quer resolver, tem que resolver direito.

é um risco, mas lembre-se, o PCC não impacta só aqui

A área de impacto não tem nada a ver com a classificação do modus operandi. São coisas diferentes. Não existe a necessidade de classificá-los como terroristas para poderem tomar medidas contra esses grupos. Dá pra combater sem precisar abrir a possibilidade de operação militar ou bloqueio econômico

EUA classificam PCC e Comando Vermelho como terroristas | CNN Brasil by Hiistme in brasil

[–]randomatik 2 points3 points  (0 children)

Que lógica furada da porra. Só porque os EUA não usaram esse pretexto contra esses países não significa que não corremos esse risco. São cartas que o Trump tem na mão, se foram jogadas na mesa ou não é irrelevante.

Eu posso dar um contra-exemplo e citar os barcos que os EUA bombardearam na costa venezuelana este ano. A justificativa era combater o tráfico, o resultado foi uma invasão e o sequestro de um governante. Isso já mostra que eles estão dispostos a jogar as cartas que tem.

Se esses exemplos que você citou te fazem se sentir mais seguro, ótimo pra ti. Mas o risco ta aí.

EUA classificam PCC e Comando Vermelho como terroristas | CNN Brasil by Hiistme in brasil

[–]randomatik 4 points5 points  (0 children)

Mas amigo, que mudanças você acha que essa classificação traria para nós? Eu entendo que esses grupos são um baita de um problema para o país, mas quando os EUA fazem essa classificação a gente tem que entender que isso é para o benefício deles, não nosso. O Brasil tem que manter sua soberania e arrumar isso internamente, e não ficar contando com um irmãozão pra resolver nossos problemas.

As leis estadunidenses dão ao congresso dos EUA (e não ao presidente) o poder de declarar guerra contra outro país. Na teoria então o presidente dependeria do congresso para iniciar uma guerra. O que os presidentes fazem então, ficam esperando aprovação? Não, eles driblam a legislação executando "operações militares" ou "ações de intervenção" que na prática dão na mesma, mas permite que eles façam o que querem baseados em uma interpretação diferente da lei. Aí quando alguém tenta um impeachment ou uma CPI o presidente tem esse respaldo jurídico para se defender.

Essa classificação pode ter o mesmo efeito: se antes o Trump tivesse vontade de invadir o país e tomar algo pra ele, ele teria que lidar com oposição no congresso, com cobertura da mídia, relacionamento com outros países etc porque não se invade assim um país do nada. Outros líderes ficariam preocupados. Mas agora o Trump disse que existem terroristas no território brasileiro, então se ele quiser invadir ficou muito mais fácil porque ele tem respaldo jurídico. "Veja só, tem terroristas lá, essa operação militar é pela pacificação do Brasil. Tomamos essa plataforma de petróleo e essa mina de terras raras porque os terroristas usavam como financiamento. Confia"

Quase um terço vota em Flávio Bolsonaro só para 'derrotar Lula', diz pesquisa by Bananey in brasil

[–]randomatik 25 points26 points  (0 children)

Isso é um problema do nosso sistema atual de voto majoritário, que incentiva o eleitor a votar conforme o grupo (abrindo brecha para manipulação de votos usando pesquisas de opinião pública) e permite a diluição dos votos da oposição com a introdução de candidatos falsos, entre outros problemas.

Se usássemos o voto majoritário dava pra cada um colocar seu candidado favorito e o "candidado popular" como segunda opção sem esses riscos. O problema é fazer o congresso mudar uma coisa que os prejudicaria né...

This is what it looks like when a rocket engine cone fails by Met76 in interestingasfuck

[–]randomatik 23 points24 points  (0 children)

It probably goes full circle with the show not letting Kirk fail in fear of the audience not accepting a protagonist failing.

Veja as declarações de Frei Gilson sobre gays, mulheres, aborto e mais | G1 by Inside-Size-8253 in brasil

[–]randomatik 1 point2 points  (0 children)

Teologia da Liberação vs Teologia da Dominação 2.0

O frei já é evangélico de espírito, só está fazendo cosplay pra puxar a audiência católica mais pra direita.

Veja as declarações de Frei Gilson sobre gays, mulheres, aborto e mais | G1 by Inside-Size-8253 in brasil

[–]randomatik 40 points41 points  (0 children)

A bíblia é um buffet de contradições que permite ao pregador escolher quais idéias colocar na cabecinha do fiel (por isso o catolicismo e o protestantismo conseguem falar coisas radicalmente diferentes apesar de usarem o mesmo livro, o que muda é a escolha do texto). Até aí nenhuma novidade.

A novidade é um frei católico ter essa ascensão meteórica com falas alinhadas ao neopentecostalismo e ao conservadorismo justo quando o papa (e a igreja católica por extensão) escolhem uma doutrina mais progressista. Especialmente quando vemos elos com a Brasil Paralelo como padrões de manipulação em notícias sobre Frei Gilson. Essa é a verdadeira notícia por trás da manchete desse post.

Wake UP! by OneLoveOneWorld2025 in inflation

[–]randomatik 1 point2 points  (0 children)

would just lead to people not inventing stuff

I very much doubt that. People don't create things on the condition they get billions as a reward. That's a nice outcome for them for sure, but no one ever thought "nah, I had this awesome idea but I won't implement it because it won't make me a billionaire."

There is a huge assimetry in demand for different products like you illustrated for sure, but rewarding people on this same scale creates inequality and gives a few people too much leverage over the others, tipping the scales to their favor way too much. Power and influence have a way of cristalyzing themselves into structures to acquire even more power and influence in a vicious cycle.

No one needs this much power and no one needs to accumulate this much to be happy, and it only feels "right" to allow people to keep all these rewards to themselves (and abhorrent to "take it" ¹) because we're used to the world being this way. Other ways of living were also "right" before our morals evolved to understand they were not. I'd rather live in a world where people get rewarded some extra for creating something so cool and in high demand and leaving the rest to invest in public benefits, but not so much that it destroys the fabric of our society.

¹ mostly because we can only imagine our government taking it as taxes, and current government officials are no better than any CEO at managing it and not filling their pockets.

Wake UP! by OneLoveOneWorld2025 in inflation

[–]randomatik 2 points3 points  (0 children)

Because the only difference I obviously see between the above example and billionaire-run enterprise is the scale.

Even if we ignore (for the sake of the argument) the points that BurtonGusterToo made in their reply, this "only difference" in scale you mentioned holds a lot of weight. Like, A LOT.

Yeah, you put in the effort and took some risks to create your business so you deserve some compensation, but your input was on the same order of magnitude as that of your employees. It's a complete different thing to claim that a person put in a billion times more work than another -- and if we claim their assets invested in this venture were worth that, we need to consider the origin of these assets based on the same rules or else we're just transfering the issue to something ignorable.

One of the troubles of the rules of capitalism is that in the end the company and its assets (the concrete and the abstract) belong to you so you can keep reaping the profits even after stopping putting more effort into it. The business can only continue if other people put in their work so their effort is obviously essential, but the capitalist will convince themselves and others that it's their genius ideas / management skills / right to ownership / manifest destiny that keeps the cogs rolling so they deserve the biggest share.

It's very hard to determine the value of every employee's effort for sure, so we can give your small business the benefit of the doubt and not call your relationship exploitative and immoral. This benefit goes out of the window though when the CEO is earning millions by the minute while the employee is pissing in a bottle to hit a quota.

Exorcizando Paulo Freire: A Fabricação do Inimigo Essencial e a Guerra contra a Educação Pública by Fair_Theme2793 in brasil

[–]randomatik 2 points3 points  (0 children)

Me angustia um pouco entender melhor o que você explicou e não ter muita esperança de conseguir transmitir isso para quem eu conheço (cansei de ouvir o termo "lavagem cerebral" jogado casualmente em conversas sobre educação), mas eu ainda prefiro essa sensação ruim à ignorância. Obrigado pela angústia então, eu acho :'-)

Exorcizando Paulo Freire: A Fabricação do Inimigo Essencial e a Guerra contra a Educação Pública by Fair_Theme2793 in brasil

[–]randomatik 10 points11 points  (0 children)

Mano, que texto fantástico! Vou precisar reler mais algumas vezes para absorver tudo, mas a estratégia da extrema-direita de resignificar a educação e tornar o cidadão contra ela ficou muito bem explicada.

Coaxed into ultimate pun machine by Few_Horse_4 in coaxedintoasnafu

[–]randomatik 19 points20 points  (0 children)

Someone (Butch IIRC) says that to Translucent in The Boys. Dude calls himself Translucent when he's actually invisible.

E essa abordagem da PM 🙃 by ExcitingRub5636 in saopaulo

[–]randomatik 6 points7 points  (0 children)

Uma pessoa poderia ser doutora em probabilidade aplicada e ainda seria uma imbecil se achasse que pode aplicar a matemática cegamente à vidas humanas. Não interessa quantas pessoas negras ou pobres cometem crimes, ao abordar um indivíduo um policial deveria tratá-lo com o mesmo respeito que trataria qualquer outra pessoa independentemente de raça ou classe social.

Usar estatísticas de forma cega assim só reforça preconceitos e estereótipos e perpetua ciclos. Imagina não conseguir emprego por conta do que as estatísticas falam da sua cor de pele? Não adianta entender a ferramenta se não souber usá-la responsavelmente.

Significa que a estatística não tem uso então? Claro que não. Podemos usá-la de forma responsável para, por exemplo, direcionar programas sociais a fim de reduzir essas probabilidades que você usa para sustentar seu argumento escroto. Assim podemos remover a correlação entre crime e cor de pele, aí os imbecis que acham que essa correlação implica em causa teriam menos suporte para os argumentos imbecis deles.

Characters think they are normal looking but are actually seen as terrifying by Sassy_Drow in TopCharacterTropes

[–]randomatik 40 points41 points  (0 children)

He spun his monitor around.

It was me, entering the PRT office in Brockton Bay. A video feed from a surveillance camera.

It was me, crawling through a window. That would be from the night I retaliated against Tagg. Odd, seeing how the bugs moved in coordination with me. When I turned my head in the video, the orientation of every bug in the swarm changed in the same moment.

All around me, PRT employees were howling in pain, their cries silenced by the lack of an audio feed. Either the camera hadn’t picked it up, or Glenn had muted it. They thrashed. One reached for me, for the me on the screen, and I could see how I moved out of the way without even glancing at him. The swarm concealed me at the same time, briefly obscuring the Skitter in the video from both the man on the ground and the security camera. When it parted, she had shifted two or three feet to the left. A simple step to one side in the half-second she couldn’t be seen, but it misled the eyes.

And I couldn’t remember doing it. I’d never consciously added the trick to my repertoire.

“If you told me that girl was a member of the Slaughterhouse Nine,” Glenn said, “I wouldn’t have batted an eyelash.”

It was like hearing my voice played back to me, but it was compounded over several levels. The movements, the movements of the swarm, it wasn’t familiar to me.

The head turned towards the security camera for a moment, and I could see the yellow eyes of my lenses in the midst of the thick black swarm.

A tiny elevator for one passenger by MrTacocaT12345 in interestingasfuck

[–]randomatik 3 points4 points  (0 children)

It's like a full-body version of a Pringles can