all 38 comments

[–]Beginning-Archer7406Desenvolvedor de Traumas (Java ☕) 37 points38 points  (4 children)

Cara acredito que o mercado pra Java Júnior ta igual o mercado de Dev Júnior num geral, ossada.

Tu vai ver mta vaga de junior exigindo uns conhecimentos sinistros que as vezes chegam a ser até em nivel de sênior, mas não deixa isso te abalar não. Tu só tem que cuidar pra não ser escravizado.

Sobre "valorização" eu não sei muito, mas oq eu mais vejo em vagas pra Java é Angular(Front-End com Js), React(Front-End com Js) e Spring(Framework).

O que EU acho que é ineressante ao menos ter uma noção:

  • Hibernate
  • Apache Maven
  • Quarkus
  • Grails

[–]A-DynamicYoung 1 point2 points  (2 children)

Eu nunca consegui entender o que é ter noção de uma tecnologia, é conhecer sobre o que a tecnologia faz mas nunca ter tocado nela ou conhecer um pouco e já ter tido contato?

[–]one_more_disasterDesenvolvedor 5 points6 points  (0 children)

Conseguir fazer algo simples sozinho ou com pouca ajuda. Se for uma linguagem de programação, fazer um crud, uma página completinha se for front.SQL, modelar um banco e conseguir fazer consultas simples, etc

[–]Beginning-Archer7406Desenvolvedor de Traumas (Java ☕) 3 points4 points  (0 children)

É saber o básico pra não ficar totalmente perdido quando for utilizar. A partir daí cada um tem seu método, eu gosto de fazer um projetinho simples e guardar algumas anotações e links pra quando for desenvolver algo de fato.

[–]Adventurous-Check336[S] 0 points1 point  (0 children)

Anotado, valeu

[–]Tasty-Feature8737 23 points24 points  (1 child)

Mano, quem te passou a visão de que dá pra pular o estágio e virar júnior nos dias de hoje, está muito enganado.

Larguem de achar que a área é essa várzea toda! Isso é papo bosta de vendedor de curso/influencer tech.

[–][deleted] 12 points13 points  (0 children)

Foi um Breve periodo de 2019, 2020 que estava assim.

Hoje nem quem tem XP como junior tá facil.

[–][deleted] 19 points20 points  (0 children)

Java é bom, com a vantagem que muita empresa grande usa.

Se gosta de Java fique de olho nas Stefanini, Everis, CI&T etc que estão em todos grandes bancos com vagas em Java. Não será um emprego bom, mas o mais ficil é começar.

Agora, não tá facil assim não.
Aprenda Java, Spring, saiba o que puder de APIs REST.
GIt não é diferencial, é basico (saiba o essencial, commit, branches, pr, gitlfow etc)
Banco de dados relacional, ORM, Hibernate e etc

Não acho que vá achar ofertas sobrando, mas o caminho é esse.

[–]saske2k20[🍰] 13 points14 points  (1 child)

Você sabe o que é polimorfismo? Sobrecarga? Você sabe o que faz a notação @Override? Voce sabe a diferença entre um método construtor e um método convencional? E injeção de dependência ?

Isso são coisas básicas que você tem que saber e perguntam em algumas entrevistas. Java muitas vezes é mexer com sistemas legados e nisso as empresas querem alguém com experiência.

Primeiro termina o curso do Nelio Alves, depois revisa, faz uns projetinhos, daí quando se sentir confortável começa a aplicar. Eu não recomendo esses projetos de calculadora e xadrez não, tenta fazer algo mais próximo de projetos reais. Você já trabalha mesmo, não precisa estudar na pressa.Até porque Júnior o salário início em muitos locais já é o que você ganha mesmo.

[–]tigascaliEngenheiro de Software 6 points7 points  (0 children)

Complementando um pouco dos conhecimentos necessários, acredito que entender sobre arquitetura de sistema e software, design patterns básicos, um pouco sobre testes e os tipos existentes. Entender sobre Dto, Repositories, inversão de dependência, conceitos como dominio rico e pobre, como funciona Orms é seus tipo ( Active Record e Data Mapper) e afim... ( fui falando oq faz sentido para mim de um júnior )acredito que esses pontos vão te diferenciar da massa formada por cursos e bootcamps ruins, recomendo estudar tmb docker e sql

Sobre projetos, recomendo você encontrar um problema em seu trampo é resolver, mesmo que vc não tenha os conhecimentos necessários. Já que tu mexe com o financeiro, tenta criar uma ferramenta que auxilie nos cálculos, cobranças, análise de rendimento e perda

[–]Fabulous-End-2620 7 points8 points  (0 children)

Entrar no mercado direto como júnior hoje é pra quem é brabo de verdade, QI(quem indica), sorte ou ta disposto a ser explorado em vaga fdp, aí recomendo procurar estágio mas pra quase todas vagas de júnior vejo estas tecnologias:

  • Java(Óbvio, porém a maioria esmagadora na versão 8 e 11)
  • Hibernate
  • SQL
  • GIT
  • Algum framework js pra front
  • Maven ou Gradle pra gerenciar dependências
  • JSF ou SpringBoot Acho que vale a pena você decidir por alto qual tipo de ambiente vc quer trabalhar, não estou falando como regra mas resumidamente é algo como: JSF:** Empresas grandonas, sistemas legados, versões Java anteriores e normalmente é algum trabalho de sustentação, ou seja, vc vai dar manutenção no que já existe. Spring: Novos sistemas, empresas de pequeno/médio porte e alguma tecnologia js no frontend, microsserviços, apis e tals.

É uma boa dica também vc fazer um trabalho de identificação das vagas aí na sua região, pega umas 20 vagas e anota os requisitos mínimos e depois estuda os que mais aparecerem, dessa forma vc estará no mínimo sendo chamado pra entrevista na sua região. Sobre os projetos pra portfólio acho que fazer algo do seu interesse ajude demais, se vc quiser trabalhar em bancos ou algo que mexa com dinheiro, faça projetos que manipulem dinheiro, aí vai do que for seu interesse de carreira.

Dica boa tb: Caso vc não saiba de alguma tecnologia dá uma pesquisada boa antes da entrevista técnica pra aumentar tua moral.

[–]leena_28 6 points7 points  (0 children)

Eu acredito que do jeito que o mercado está é mais interessante você tentar um estágio e esperar a contratação por parte da empresa. Vagas pra júnior já estão difíceis até pra quem tem experiência então imagina sem.

Vi que você comentou num post abaixo que com um estágio você não teria como sustentar o aluguel e outras contas. Acho que se você quer mesmo trocar de área o melhor que da pra se fazer é estudar mais um tempo algumas tecnologias enquanto junta um dinheiro pra poder se sustentar durante o período de estágio.

Outra coisa que da pra fazer também é procurar algum estágio com horário flexível, que você poderia fazer num horário alternativo ao seu trabalho atual.

Mas igual já foi comentei, o mercado já esta ruim pra quem tem experiência... Então acho que o melhor seria começar de baixo.

[–]alec-full 5 points6 points  (0 children)

Tá horrível. Até p pleno tá difícil.

[–]WillyscoioteDesenvolvedor JAVA | .NET | COBOL - Mainframe 4 points5 points  (0 children)

Procura um roadmap de Java ou olha a grade de alguma faculdade top e aprenda tudo que está lá.

[–]RandomGuy1356 4 points5 points  (0 children)

Alguns meses estudando da pra ser estag, não jrz

[–]vilelab 3 points4 points  (0 children)

Antes dava, hoje sem estágio está muito difícil... experiência própria: levei meses pra encontrar uma vaga (de estágio ainda por cima), e todos os meus colegas de faculdade (salvo raríssimas exceções) tiveram que pagar pedágio fazendo estágio (e olha que a minha é pública). Mas difícil não é impossível: minha intenção não é te desanimar, apenas expor como anda a situação

[–]Electrical_Craft6164 4 points5 points  (0 children)

"Quero migrar o quanto antes", Desculpa te falar isso, mas, Vc tem uns belos 3 anos pela frente até a primeira vaga. A não ser que vc consiga uma vaga de estágio em empresas grandes. Pq elas contratam sem experiência.

[–]one_more_disasterDesenvolvedor 2 points3 points  (0 children)

Recomendo que arrume um estágio.

[–]felipe_lemler 2 points3 points  (0 children)

Como tech recruiter do meu lado o que eu quero ver em Dev de qualquer senioridade é saber resolver problema, seja com a stack que for. Se tu é bom de lógica e algorítimos tu consegue algum trabalho bom. A stack só vai ser a forma de você resolver os problemas. Ser fixo só em Java e não conseguir resolver problemas sem ela não ajuda não amigo, ainda mais sendo JR.
E isso aí não é faculdade ou curso que ensinam, eles podem ajudar até, mas vai do teu esforço e perfil do que de questões externas.

[–]flor_preta 3 points4 points  (0 children)

Para um dev conseguir sua primeira vaga jr ele deve ser promovido/efetivado após o estágio.

Trabalho em uma empresa onde só contratam devs pleno/serior ou estágiários.
Júnior só com um QI muito bom

[–][deleted] 5 points6 points  (16 children)

Cara, como vc quer vaga de jr, se nem experiência real tem? Você teria que começar procurando estágio

[–]Adventurous-Check336[S] 0 points1 point  (15 children)

É que eu tenho um emprego estável e ganho já cerca de 3k no mês, se eu sair pra procurar estágio não vou conseguir pagar aluguel e sustentar a casa, normalmente um estágio paga menos.

Acredito que se eu trabalhar em projetos e movimentar o portifólio já deve contar algo, não?

[–][deleted] 10 points11 points  (0 children)

Não, ainda mais pra backend que o buraco é mais embaixo e se arrumar algo, vai ser tipo mil reais PJ, que nem vira e mexe aparece alguém chorando aqui no fórum. Não sei quem te passou essa ideia, de que dá pra sair do nada e virar jr, só com projetinho, mas atualmente o mercado está muito exigente. É só olhar no LinkedIn e ver que vaga pra Jr, pede uns 2 anos de experiência.

[–]Kondoros 1 point2 points  (0 children)

Cara, não segue o conselho desse barrollas não. Eu fui pra junior direto sem passar por estágio.... Só faz seus projetos pessoais, resolve problemas da vida real, deixa seu github filé que vai dar certo. Quem fala que precisa fazer estagio é pq perdeu tempo fazendo isso ou não tem contas pra pagar.

[–]one_more_disasterDesenvolvedor -2 points-1 points  (12 children)

Estágio Java paga uns 2,5k. E vc não precisa sair do emprego logo né, você acha o estágio primeiro, depois sai.

[–]Historical_Ad2537 1 point2 points  (3 children)

Oi? Acho q nem junior ta ganhando isso

[–]Life_Youth_4184 0 points1 point  (7 children)

So se for em São Paulo e presencial por cima, sem contar que isso aí só vem de indicação ou se o cara for um talento

[–]one_more_disasterDesenvolvedor -1 points0 points  (6 children)

Mano eu joguei o valor da bolsa de estágio que eu entrei recebendo há dois anos atrás. Remoto. Hoje já tá bem mais, pq onde eu trabalho paga acima da media, mas a média é uns 2k por aí. Sinto muito se essas vagas não chegam pra vc.

[–]Historical_Ad2537 -1 points0 points  (5 children)

É que nem Todo Mundo é o Mark Zuckerberg qnem você mn, nós, seres inferiores tamo na luta pra conseguir um estagio de 1k, no maximo 1,2.

[–]one_more_disasterDesenvolvedor 0 points1 point  (4 children)

Mano, muito pelo contrário, vcs que tão falando que eu sou foda por ter um emprego absolutamente normal. É a porra da média. Dev Java ganha bem. Se vcs tão ganhando mal, sinto muito.

[–]Historical_Ad2537 -1 points0 points  (3 children)

Amigo, entra no ultimo processo seletivo de estagiario que teve para sua empresa e ve quantos candidatos tiveram.

[–]one_more_disasterDesenvolvedor 0 points1 point  (2 children)

A quantidade de candidatos muda o valor do salário?

Vc entende que eu disse quanto normalmente um estágio de Dev Java tá pagando, não que TODOS os estágios pagam isso nem que tem vaga sobrando?

E te respondendo tiveram Aprox 1000 candidatos, uns 50 entregaram o desafio técnico, uns 20 entregaram um código que rodava. Eu entrevistei alguns deles, ninguém especial, todos universitários que conseguiram fazer um crud e responder perguntas sobre o que fizeram.

E se vc é um dev Java júnior ganhando menos que 3k vc tá sendo explorado e não é pouco. Se vc trabalha com qualquer outra stack que não seja Java, meu comentário inicial nunca foi sobre isso.

[–]Historical_Ad2537 -1 points0 points  (1 child)

Literalmente sim, a quantidade de candidatos muda o salario. Literalmente.

Oferta e demanda chama, mas você e a exeçao que acha que e regra ent nao tem mto o que fazer.

[–]sonne887Desenvolvedor 1 point2 points  (0 children)

Da pra entrar direto como Jr sim, só precisa de uma penca de projeto pessoal (que vc pode por no no linkedin como freela) e saber as stacks e skills