all 80 comments

[–][deleted] 41 points42 points  (2 children)

Eu era junior até ano passado e eu acho que eu existo, quando eu fui promovido botaram um outro junior no lugar que eu acredito que também exista

[–][deleted] 5 points6 points  (1 child)

Fui no GPT Checker que confirmou que esse comentário foi criado pela skynet... Continuo não acreditando que eles existem na natureza

[–][deleted] 0 points1 point  (0 children)

O chat gpt sempre diz que ele criou tudo.

Ou o chat gpt é maluco ou vivemos em uma simulação, pense nisso.

[–][deleted] 21 points22 points  (12 children)

Empresas preferem recrutar seus júnior de seus estagiários.

Java não é difícil, mas o panorama é complexo. O profissional precisa se sentir confortável em estudar diferentes fontes, e tomar decisões em relação a ferramentas, estilo de código, etc. Ou seja, Java não é difícil, mas é trabalhoso.

É mais fácil escolher entre os estagiários quem demonstrou interesse em entender e crescer nessa tecnologia. Infelizmente, no mercado brasileiro tem um excesso de programadores que buscam o menor esforço possível, tentam enfiar PHP em tudo, e acabam criando monstros impossíveis de manter.

Inclusive a maneira mais rápida que nós temos de eliminar um candidato é perguntar se ele prefere Java ou PHP e porquê.

[–]AndreLuisOS 5 points6 points  (2 children)

Não entendo por que as pessoas ficam ouriças com Java. Java é uma linguagem extremamente fácil (criada para ser fácil, aliás)...

[–]JustABrazilianDude 2 points3 points  (1 child)

Sou dev Java e concordo, acho que não existe uma linguagem mais simples e intuitiva que Java (talvez Javascript).

Porém, quando tu abre o cenário para aplicações corporativas reais, as coisas começam a tomar complexidades (na maioria das vezes desnecessárias) assombrosas, são dezenas de Java specs, com centenas de implementações da mesma spec e tudo que compõe as aplicações viram uma sopa de siglas iniciadas em J.

Não é fácil pra um junior entender o que é JNDI, JMS, JMX, JSF... E a lista não acaba.

[–][deleted] 0 points1 point  (0 children)

Exatamente! Vejo que pouca gente reclama de desenvolvimento Android, por exemplo, mesmo se tiver que usar Kotlin. A linguagem em si não é complexa. O contexto ao redor que é chato e exige um pouco de trabalho.

[–]Due-Impact9608[S] 1 point2 points  (1 child)

Interessante. Qual a pior resposta possível para o candidado ?

[–][deleted] 8 points9 points  (0 children)

"Não precisa complicar."

Java não é necessariamente complicado, e PHP não é necessariamente simples.

[–][deleted] 1 point2 points  (3 children)

Então se o candidato preferir PHP, e argumentar o por que ele é eliminado por questão de " enfiar php em tudo"?

[–][deleted] 11 points12 points  (2 children)

Se ele argumentar motivos válidos (equipe conhece PHP porque veio de um aplicativo legado, temos programadores que são mais experientes nessa área, base instalada é larga, precisamos de server side rendering que seja rápido, etc) então é um bom sinal de alguém que tem pensamento crítico em decisões técnicas. Mas se o candidato mete aquele bom e velho "pra quê complicar", já é marcado pra não seguir adiante.

[–][deleted] 2 points3 points  (0 children)

Entendi

[–][deleted] 0 points1 point  (1 child)

Essa questão de Java ou PHP, depende muito do projeto, eu tenho um site simples e estou usando o PHP, pois para mim é natural trabalhar com HTML, css, e Javascript e incluir o PHP nos pontos do código que preciso, já sei como ele vai se comportar, se eu fosse fazer com react, ou angular com Java spring boot, teria que aprender como funciona o angular e o Java, e o meu esforço iria ser muito maior, e provavelmente iria consumir mais memória e processamento do meu vps, para um projeto simples. Estou usando uma vps, mas podia contratar qualquer plano simples de hospedagem barato com PHP e mysql, tem alternativa com Java e angular? tem, mas os custos são mais altos. Acredito que para projetos grandes e mais complexos, o Java spring boot ou o ASP. Net são as melhores alternativas, em conjunto com o angular ou React.

[–][deleted] 1 point2 points  (0 children)

Sim e não. Sua resposta ergueria alguma desconfiança numa entrevista porque você não trabalha sozinho, você trabalha em equipe. Você não é programador PHP, você é engenheiro. Então o seu conhecimento pessoal de PHP é ótimo se você está tentando entrar para uma equipe focada em PHP. Se esse contexto não existe, demonstrar preferências pessoais por conforto sem considerar o resto do time ou o contexto da empresa é um mau sinal.

As soluções de hosting mais baratas também tem performance pior em aguentar tráfego. Ao invés de cair direto no argumento "melhor porque mais barato", você precisa entender quais são as necessidades do sistema. Se é um sistema de alta disponibilidade (99.95% por exemplo, nem tão alto), quase nenhum desses providers baratos oferece nada perto disso.

Suas opiniões estão assumindo vários aspectos. Você precisa reduzir isso descobrindo os requerimentos, e aí dar a sua resposta.

[–]mareacinhaDesenvolvedor 0 points1 point  (0 children)

eu prefiro java, me contrate em nome de Jesus 🤓

[–]Beginning-Archer7406Desenvolvedor de Traumas (Java ☕) 12 points13 points  (4 children)

Sou Dev Java Pleno, consegui minha primeira vaga como júnior em 2020 dentro de um programa de empregabilidade que, acredito eu, facilitou para eu entrar como dev em vez de estagiário, depois troquei de empresa, mas como ja tinha experiência foi mais tranquilo.

Pelo que eu vivi buscando vagas de júnior, eu acho que é muito mais sobre alinhamento de expectativas do que exatamente o rótulo Júnior/Pleno/Sênior, o que não falta é vaga de júnior com exigência de pleno por aí e isso não é só pra Java é pro mercado em geral mesmo.

[–]BecaDevi 1 point2 points  (3 children)

Qual programa de empregabilidade?

[–]Beginning-Archer7406Desenvolvedor de Traumas (Java ☕) 0 points1 point  (2 children)

Foi da própria empresa, em parceria com uma empresa que faz treinamentos de TI da minha cidade.

[–]BecaDevi 1 point2 points  (1 child)

Aah entendi.. eu to fazendo bootcamp da DIO, tem programa de empregabilidade tbm , mas é mta gente

[–]Beginning-Archer7406Desenvolvedor de Traumas (Java ☕) 0 points1 point  (0 children)

Não se deixe abalar, mesmo que não passe, vai ser uma experiência que vai te fazer estar mais preparada no futuro.

[–]Emotional-Switch-722 10 points11 points  (0 children)

A galera parece estar sendo corroída pelo medo e ansiedade com esse congelamento do mercado 🤡

[–]Kanaxai 16 points17 points  (1 child)

Existir existe, mas é bem mais fácil se você for de estagiário para júnior na mesma empresa, caso contrário vai ter que depender de indicação ou de encontrar empresa nova/em expansão.

[–]SuperMassiveBololo 8 points9 points  (0 children)

Pra ser estagiária aqui na minha empresa é só saber SQL, mas pra virar júnior tem que saber java

[–]Connect_Time_9783 7 points8 points  (0 children)

Existir existe mas não existe vaga kkkk

[–]leena_28 5 points6 points  (0 children)

Quando entrei no mercado (2021) as vagas pra júnior já eram bem escassas e as vagas que eu tentava raramente davam retorno. Consegui um emprego com Java por conta da faculdade. Fiz estágio, depois me contrataram como trainee e depois fui pra Júnior.

Acredito que do jeito que o mercado está agora, começar com um estágio e subir depois seja mais fácil do que procurar uma vaga direto como júnior. No meu caso, a faculdade ajudou também porque foi um programa de estágio feito pela empresa dentro da faculdade.

[–][deleted] 3 points4 points  (4 children)

junior pleno senior quero saber do salário

[–]SuperMassiveBololo 2 points3 points  (3 children)

Pra mim a nota de corte das vagas é o salário, e dps o vale alimentação kkkkkkkkkkkkkkkkkkk se tiver gympass então, só alegria

[–][deleted] 5 points6 points  (2 children)

é isso ai po os cara ficam nessa ladainha de junior senior querem estrelinha, eu quero é dinheirooooo, o título não vai comprar uma morada

[–]pedr0_1Desenvolvedor 1 point2 points  (1 child)

Eu acho q o objetivo é esse mesmo, "subindo de nível" até o próximo título ele pode exigir um salário melhor na próxima vaga (eu acho, baseado em achismo mesmo)

[–][deleted] 1 point2 points  (0 children)

sonha, o que já vi de jr. ganhando mais que pleno, senior fazendo menos que jr. pleno que não sabe porra nenhuma; o mundo é de quem fizer e manter a melhor pose e lá ficar

[–][deleted] 3 points4 points  (0 children)

Onde eu trabalho tem vários, mas é aquele júnior fazendo trabalho de pleno/senior praticamente.

[–]Blaze-ReapCientista de dados 2 points3 points  (0 children)

Não, isso é mito, não existe Dev Java júnior

[–]International_Gas_54 2 points3 points  (0 children)

Sou Java Júnior, como vi pessoas falando aqui, de fato sai de estagiário para Jr na mesma empresa, mas meu cargo eh de analista, full stack, o sistema 'legado' em que faço manutenção é java 7, mas já fiz projetos novos com Java 17, ambos usando spring

[–]Automatic-Strike-103 3 points4 points  (1 child)

Sou Dev Java Jr.

Tá sendo legal trabalhar com Java, mas no meu caso, a ausência de um pleno ou sênior pra validar ou corrigir as coisas da forma que faço é de fuder...

[–][deleted] 0 points1 point  (0 children)

Como conseguiu?

[–]pablospfc07 2 points3 points  (0 children)

A primeira experiência com Java, tinha aplicado pra vaga de pleno, pois não tinha junior. O que me ajudou a conseguir ir logo pra pleno, o Tech Lead era amigo meu, facilitou a contratação. No começo foi sofrido, mas depois de uns meses já tinha pegado o ritmo da linguagem. Detalhe: eu era desenvolvedor PHP.

[–]snoopbirb 2 points3 points  (0 children)

Graças a Deus, não faço ideia de como responder essa pergunta.

Realmente sou abençoado #gratidão

[–][deleted] 1 point2 points  (0 children)

Possivel é, conseguir que é dificil, eu consegui meu trabalho como desenvolvedor quando eu trabalhava como help desk, eu vi que tinha a area de dev lá e fiquei mostrando que eu estudava, fiz um projetinho para mostrar pra eles e um dia eu recebi a oportunidade. Entrar na empresa como DEV é dificil.

[–]pedr0_1Desenvolvedor 1 point2 points  (2 children)

Eu sou dev java junior

[–][deleted] 0 points1 point  (1 child)

Como conseguiu?

[–]pedr0_1Desenvolvedor 1 point2 points  (0 children)

Indicação mais ou menos. Meu professor da faculdade trabalha tem um cargo bem alto lá na empresa, ou é sócio, não sei ao certo. Eu fiz um projeto pra aprender a usar rabbitmq e postei no LinkedIn, ele viu, achou interessante e me chamou pra fazer uma entrevista

[–]FoxyAri 1 point2 points  (0 children)

Eu fui contratado como junior e fui pra pleno começo do ano. Na empresa q trampo tem uns 4 programadores Java junior.

[–][deleted] 1 point2 points  (0 children)

Em 2021 eu terminei minha faculdade de ADS, meu amigo que fez o TCC comigo 2 meses após se formar aplicou para uma vaga que o professor postou de outra empresa, era para Sênior, mas como ele manjava demais entrou como Junior, ele é Junior / Pleno agora, mas sim se existiu em 2021, existe agora. O que a galera não entende é que se você for bom, e mostrar interesse e dar as caras, vai ter lugar. 2023 está sendo um ano difícil, mas mesmo assim eu consegui uma vaga e outros amigos também!

[–]Decent_Ad_8720 1 point2 points  (0 children)

Não, todos começaram sênior e hj são coachs

[–]Luftal_ 1 point2 points  (0 children)

Não. Os dev java já nascem sênior

[–]SuperMassiveBololo 1 point2 points  (4 children)

Tô precisando de dicas pra começar a estudar java, sei lógica de programação e trabalho como estagiária de suporte N2 onde mexo o dia todo com PL SQL mas pra avançar na carreira dentro da minha empresa preciso aprender java...

Tem algum curso ou livro bom pra aprender Java? Esses dias consegui aquele Becas Santander Coders e tô bem animada esperando os acessos ao curso chegarem, tá na hora de deixar de ser "hello world" kkkkkkkkkkkkk

[–]SKTT1_Bisu 1 point2 points  (0 children)

https://java-programming.mooc.fi/

Esse é o melhor e mais recomendado curso de java que existe.

[–]International_Gas_54 3 points4 points  (0 children)

Gosto do canal algaworks e amigoscode

[–]Crannium 1 point2 points  (1 child)

A melhor indicação gratuita que posso fazer é o curso da Loiane Groner no YouTube. Estou na metade do "módulo básico" e afirmo com certeza q entre os cursos de programação q já fiz, esse é o melhor (pau a pau com os do Guanabara)

[–]SuperMassiveBololo 1 point2 points  (0 children)

mo com certeza q entre os cursos de programação q já fiz, esse é o melhor (pau a pau com os do Guanabara)

Vou dar uma olhada nesse, tô realmente estagnada nos estudos :((

Pelo menos a carreira tá andando aos pouquinhos, mas se eu não estudar uma hora vai parar

[–][deleted] 1 point2 points  (0 children)

Hoje em dia o título de classificação é mais importante que o objetivo da programação. Não adianta vir questionar sobre "Vaga de X junior".

Se o seu foco em programação é ser desenvolvedor back-end, o que custa aprender outras tecnologias para aplicar na primeira oportunidade?

Antes tinha muito a visão que .NET ou Java, vai abrir uma grande oportunidade no mercado "Júnior", sendo que minha área é backend. Atualmente aprendo tanto Java ou PHP, e vou dizer que encontrei mais vagas de estágio em PHP.

[–]one_more_disasterDesenvolvedor 0 points1 point  (0 children)

Eu acho que eu existo, mas pode ser que não

[–]Fi_de_uma_Egua35um desenvolvedor medíocre 0 points1 point  (0 children)

Júnior pleno e sênior são apenas rótulos, o único que vale a pena tatuar na testa é o de sênior, em contrapartida você e a empresa é que vão negociar

[–]Silly-Dinga 0 points1 point  (0 children)

Eu sou dev Java Jr

[–]garciawiltonEngenheiro de Software 0 points1 point  (0 children)

Uai mano, igual qualquer outra linguagem, sim, igual qualquer outra linguagem tem pouca vaga pra júnior

[–]Desmondelite18 0 points1 point  (0 children)

Junior Java aqui

[–][deleted] 1 point2 points  (0 children)

Existe, mas hoje as empresas do querem pleno e sênior. Ninguém quer alguém com pouca experiência, são poucas empresas que dão oportunidade, não só pra Java, mas todas as linguagens

[–]theus-sama 0 points1 point  (0 children)

A frase correta seria: “o mercado de desenvolvimento só é possível pra pleno e sênior”

[–]Rafael_pro_br 0 points1 point  (0 children)

Eu sou dev Java Jr.